terça-feira, 19 de março de 2013

Os bancos com mais reclamações em fevereiro

Os bancos com mais reclamações em fevereiro, segundo o BC

Santander é o banco mais reclamado entre os grandes e Bonsucesso entre os médios

 
Getty Images
Empresa de telemarketing
Banco Central registrou 1.208 reclamações procedentes contra bancos grandes em fevereiro

São Paulo - Em fevereiro, o Santander liderou o ranking das instituições mais reclamadas do Banco Central (BC) entre os bancos grandes, com mais de um milhão de clientes. E o banco Bonsucesso foi o que recebeu mais queixas de clientes entre os bancos médios, com menos de um milhão de clientes.
Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, o ranking considera apenas as reclamações procedentes. Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.

Veja a seguir os resultados do ranking de fevereiro:
Bancos grandes - mais de um milhão de clientes
Em fevereiro foram registradas 1208 reclamações procedentes entre os bancos grandes, 209 queixas a mais do que em janeiro, quando os bancos somaram 999 reclamações. As principais queixas foram sobre a cobranças de tarifas injustificáveis e sobre problemas na conta-salário. Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes.

1º Lugar: Santander
Reclamações procedentes 456
Número de clientes 23.096.498
Índice* 1,97
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente):realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; cobrança de tarifas injustificáveis e irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo.

2º Lugar: Banco do Brasil
Reclamações procedentes 374
Número de clientes 34.652.147
Índice* 1,07
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança de tarifas injustificáveis; realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; e irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo.

3º lugar: HSBC
Reclamações procedentes 46
Número de clientes 5.771.293
Índice* 0,79
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente): problemas de segurança em operações realizadas em meios alternativos (como internet banking), que levaram à ocorrência de saques e de depósitos diferentes do solicitado pelo cliente; realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; e problemas em relação ao encerramento de contas.

4º lugar: Itaú
Reclamações procedentes 169
Número de clientes 25.908.321
Índice* 0,65
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; irregularidades na contratação de pacotes de serviço, como a cobrança por um serviço dentro do pacote, sem o consenso do cliente, ou sem que ele soubesse que o serviço estaria incluído no pacote; e cobrança de tarifas injustificáveis.

5º lugar: Bradesco
Reclamações procedentes 163
Número de clientes 34.357.161
Índice* 0,47
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo; e cobrança de tarifas injustificáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...