domingo, 17 de março de 2013

Na Etiópia, crianças analfabetas aprendem sozinhas a hackear tablets

Na Etiópia, crianças analfabetas aprendem sozinhas a hackear tablets

Reprodução/MIT Technology Review
Antes de disseminar a tecnologia é necessário levar alimentação, saúde e alfabetização às comunidades carentes, certo? Não. A inclusão digital, quando bem feita, pode ajudar a dar cabo dos demais problemas - e nem precisa de tanto esforço assim.
Pesquisadores do programa One Laptop Per Child (OPLC) distribuem gadgets gratuitamente em 40 países ao redor do mundo, e em muitos locais são úteis para facilitar o trabalho dos professores junto aos alunos. Mas em duas aldeias etíopes - Wonchi e Wolonchete - não existiam professores. Nem sequer um adulto alfabetizado.

Ainda assim, duas caixas com tablets da marca Motorola, modelo Xoom, foram deixadas nas aldeias. Embora o sistema formal de escrita nunca tenho passado por lá, isso não impediu as crianças de desenvolverem habilidades impressionantes com os aparelhos. Em pouco tempo elas estavam fazendo hacking - ou seja, adaptando a tecnologia em seu favor.

Os pesquisadores deram algumas orientações aos adultos apenas para usar o carregador solar nos aparelhos, que já estavam com aplicativos pré-instalados - desde jogos educativos até filmes. Os resultados foram impressionantes: em 4 minutos as crianças já sabiam ligar e desligar os aparelhos - algo que eles nunca tinham visto. Em duas semanas, já sabiam soletrar o alfabeto, e promoviam disputas.

Ao final de cinco meses, já com domínio completo sobre o funcionamento da tecnologia, elas conseguiram habilitar a câmera, que havia sido deixada desabilitada por padrão. E à medida em que uma delas aprendia algo sozinha, compartilhava imediatamente com as demais, que a partir da nova descoberta, encontrava mais coisas.

Conclusão: quer ver o desenvolvimento acabar com as fome e as desigualdades sociais:? Compartilhe tecnologias e aprendizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...