quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Buscapé dá partida às compras de Natal, devolvendo dinheiro ao consumidor

Buscapé dá partida às compras de Natal, devolvendo dinheiro ao consumidor

Comparador de preço vai gastar até R$ 25 milhões para reembolsar, em dinheiro, 5% do valor gasto nas compras feitas por celular até 25 de dezembro



Greg Salibian/iG
"Não é milha, não é ponto, é grana”, diz Romero Rodrigues, CEO da Buscapé Company

Nessa terça-feira à noite, o CEO da Buscapé Company, Romero Rodrigues, anunciou o lançamento de uma nova versão do aplicativo do comparador de preços para telefonia móvel. A partir de agora, será possível comprar por meio do próprio aparelho celular, uma opção que não existe nem no site convencional da companhia, já que no site da Buscapé o consumidor é enviado para as lojas. Porém, a grande novidade é que até dia 25 de dezembro, a cada compra realizada pelo aplicativo, o consumidor receberá 5% do valor do produto de volta.

“Estimamos gastar entre R$20 milhões e R$25 milhões nos próximos 55 dias”, diz Romero. Por enquanto, as devoluções vão sair do caixa da própria Buscapé. A cada compra feita no aplicativo, o consumidor vai receber os 5% por meio da ferramenta B!cash, criada pela própria empresa. A companhia ataca pesado para tentar liquidar a concorrência, pelo menos até o Natal.

A B!cash é um meio de pagamento digital que oferece serviços financeiros para compradores e vendedores. Basicamente, quando um produto é comprado, o consumidor paga para o grupo Buscapé que 14 dias depois repassa o valor para os varejistas. Com o novo sistema, o consumidor tem mais opções de parcelamento e caso haja algum problema na entrega do produto, pode reaver seu dinheiro com mais facilidade. Até agora, era uma ferramenta opcional.

Porém, com o lançamento do aplicativo móvel, para toda compra realizada diretamente no comparador de preços é criada automaticamente uma conta B!cash. O consumidor receberá 5% de ressarcimento e poderá, inclusive, sacar o valor de sua conta corrente. “Não é milha, não é ponto, é grana”, diz Romero.

Em todas suas plataformas, a Buscapé totaliza cerca de 60 milhões de acessos por mês, o que a torna a líder em comércio eletrônico na América Latina. “Estimamos que 25% de tudo que é transacionado por e-commerce no mundo passe pela Buscapé”, diz ele. Ao todo são mais de 15 mil lojas e 10 mil produtos diferentes disponíveis para comparação, consulta e, agora, finalização da compra.

O aplicativo para celular estará disponível para iPhone e android, mas não no site da empresa acessados por meio de computadores. “Não pretendemos realizar compras pelo site até o final desse ano”, diz Romero. Para receber para comprar, os usuários da Buscapé terão que utilizar seus telefones móveis. A empresa espera que as compras por celular cheguem a 60% de sua receita nos próximos cinco anos. “A mobilidade é fortíssima para o nosso negócio”, diz Romero.

Além dos R$25 milhões que vão sair do bolso da companhia para o dos consumidores, a Buscapé também gastou cerca de R$ 20 milhões em uma campanha publicitária para promover o aplicativo. Os garotos propaganda são o nadador César Cielo, o chef Eduardo Guedes, a modelo Mariana Weickert e o apresentador Carlos Takeshi.

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