quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Brasil sobe em ranking de atratividade para investimentos

Brasil sobe em ranking de atratividade para investimentos

País subiu sete posições, para o 36º lugar; entre os Brics, só está à frente da Rússia

 
Paulo Fridman/EXAME.com
Vista aérea dos prédios em São Paulo
Entre 2010 e 2011, o Brasil havia subido 14 posições

São Paulo – O Brasil subiu sete posições no ranking de atratividade para investimentos elaborado pela IESE em parceria com a Ernst & Young. O país passou da 43ª para a 36ª posição. Entre 2010 e 2011, o Brasil havia subido 14 posições.

O estudo afirma que a melhor posição do Brasil se deve, em parte, a avanços de caráter humano e social. No critério de desempenho na educação e capital humano, desde 2008, o Brasil passou do 84º para o 74º lugar. Com relação ao controle da corrupção, o avanço foi de 65º para o 58º. O ranking Global Venture Capital and Private Equity Country Attractiveness compila dados de 116 países.

A pesquisa indica que o Brasil avançou em áreas como o tamanho da economia; índice de emprego, liquidez do mercado de capitais e segurança dos direitos de propriedade. Mas caiu em setores como taxação e inovação.

Pelo terceiro ano consecutivo, os Estados Unidos lideram o ranking. O segundo colocado foi o Canadá, que empurrou o Reino Unido da segunda para a terceira posição. O Japão aparece no quarto lugar, seguido por Cingapura.

Ao considerar as mudanças a partir de 2008, a comparação mostra um aumento na atratividade das economias emergentes menores. Diversos países do Oriente Médio se destacaram. Tunísia, Marrocos, Arábia Saudita, Egito e Kuwait subiram pelo menos dez posições cada um - apesar dos efeitos da chamada primavera árabe sobre suas economias.

Dentre os Brics, somente a Rússia ficou atrás do Brasil, na 41ª posição. A China aparece em 22º lugar, seguida pela África do Sul, em 28º, e pela Índia, em 32º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...