Premiê japonês se reúne com líderes chineses
Premiê japonês se reúne com líderes chineses

Pequim, 26 dez (EFE).- O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, se reuniu nesta segunda-feira com o presidente da China, Hu Jintao, e com o chefe do Legislativo, Wu Bangguo, em uma viagem que tem como grande meta analisar a situação regional após a morte do líder norte-coreano Kim Jong-il e aumentar os laços econômicos entre Pequim e Tóquio.

Em seu encontro com Hu, ambas as partes destacaram que 'promover a relação estratégica e de benefício mútuo entre China e Japão é necessário para resolver as questões regionais e internacionais'.

Noda ressaltou que a visita serve de antessala para a comemoração dos 40 anos de normalização das relações diplomáticas entre os dois países.

Um dia antes, na primeira jornada da viagem oficial, Noda se reuniu com seu colega chinês, Wen Jiabao, um encontro no qual a parte chinesa sugeriu o uso direto do iuane chinês e do iene japonês nos intercâmbios comerciais bilaterais, em detrimento de divisas internacionais como o dólar.

A visita, primeira de Noda à China - um país com o qual o Japão mantém longas disputas territoriais e desavenças históricas - foi planejada há várias semanas, por isso que não está diretamente relacionada com a morte de Kim, mas este fato indubitavelmente marcou a agenda nas conversas.

A China é o principal aliado da Coreia do Norte e seu máximo fornecedor de ajuda humanitária e energética, enquanto para o Japão o regime de Kim foi um constante motivo de temores com a estabilidade regional, especialmente nos últimos anos, quando Pyongyang se tornou potência nuclear.