terça-feira, 26 de julho de 2011

Futebol - Jeitinho brasileiro cruza fronteiras

Mudança no Campeonato Argentino junta primeira e segunda divisões

Medida praticamente garante retorno do River à Primeira Divisão na próxima temporada

Um dia antes de a queda do River Plate à Segunda Divisão da Argentina com pletar um mês, o futebol do país vizinho passou por uma mudança radical. A partir da próxima temporada (2012/2013), a Série A deverá contar com 40 equipes, unindo a primeira com a segunda divisão. Na prática, a medida praticamente garante o retorno do River no próximo ano e evita que os tradicionais Boca Juniors, Racing e San Lorenzo – que têm más campanhas – sejam rebaixados.

A decisão de mudar completamente o Campeonato Argentino foi tomada nesta segunda-feira, pelo Comitê Executivo da Associação de Futebol Argentino (AFA). A ideia, conforme o jorna Olé, é que os 40 clubes sejam divididos em cinco zonas de oito times. Os quatro primeiros de cada chave se classificam para a disputa de um torneio com 20 equipes no qual, a partir deste, seriam definidos o campeão e os representantes argentinos na Libertadores.

O sistema de médias, utilizado para definir os rebaixados – e no qual Boca, Racing e San Lorenzo estão ameaçados –, seria eliminado com a proposta. O campeonato passaria a ter acessos e descensos diretos entre primeira e segunda divisões.

Como o campeonato seguinte precisa da 40 times, o River só não voltaria à Série A se fosse rebaixado novamente. O secretário executivo da presidência da AFA, José Luis Meinszner, negou a que a novidade tenha sido motivada a partir da queda do River Plate, maior campeão argentino. O projeto ainda precisa ser aprovado em uma nova assembleia, agendada para 18 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...