terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Globo declara que foi "um erro" ter apoiado a ditadura militar no Brasil

O Globo declara que foi "um erro" ter apoiado a ditadura militar no Brasil

Em editorial, o jornal declarou que a lembrança de que apoiou o regime militar é um incômodo para a empresa

 
 
No último sábado (31), foi lançado o site que resgata a história do jornal O Globo. Em um editorial, o jornal afirma que fez uma avaliação interna com a onda de manifestações e declarou que a empresa deve reconhecer que cometeu um erro ao ter apoiado o golpe de 1964 que resultou no início da ditadura militar no brasil.

"Desde as manifestações de junho, um coro voltou às ruas: 'A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura'. De fato, trata-se de uma verdade, e, também de fato, de uma verdade dura", afirma o texto publicado na versão online do jornal.

Segundo o jornal, a lembrança de que apoiou o regime militar é um incômodo para O Globo, porém não há como refutá-la por que já faz parte da história brasileira. O texto ainda mencionou que outros grandes jornais como “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S. Paulo”, “Jornal do Brasil” e o “Correio da Manhã” também concordaram com a intervenção dos militares.

"À luz da História, contudo, não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original. A democracia é um valor absoluto. E, quando em risco, ela só pode ser salva por si mesma.”, conclui o editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...