domingo, 17 de fevereiro de 2013

Multidão de 50 mil pessoas assiste penúltima bênção dominical de Bento XVI

Multidão de 50 mil pessoas assiste penúltima bênção dominical de Bento XVI antes de sua renúncia

Com mensagens de apoio e agradecimento, famílias, turistas e religiosos acompanharam o Angelus na Praça de São Pedro

 
Multidão de 50 mil pessoas assiste penúltima bênção dominical de Bento XVI antes de sua renúncia Giuseppe Cacace/
Mensagens de louvor apareceram em faixas de vários idiomas Foto: Giuseppe Cacace

O papa Bento XVI pediu neste domingo à Igreja Católica que se renove e rejeite o egoísmo na penúltima bênção dominical do Angelus antes de sua renúncia, no dia 28 de fevereiro, uma mensagem aos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro para ver este Papa em uma de suas últimas aparições públicas.

— A Igreja, que é mãe e mestra, convoca todos os seus membros a se renovarem no espírito, a se reorientarem decididamente em direção a Deus, renegando o orgulho e o egoísmo para viver no amor — disse Bento XVI da janela de seus aposentos no palácio apostólico.

O Papa apareceu às 12h locais (8h de Brasília), sorridente e levantando os braços diante da multidão, que gritava por vários minutos "Benedetto, Benedetto!" e que o recebeu com grandes gritos de "Viva o Papa!". As autoridades locais avaliaram em mais de 100 mil as pessoas que foram à Praça de São Pedro, enquanto o Vaticano estimou em 50 mil.

— Peço que vocês rezem por mim e pelo próximo Papa — disse Bento XVI em sua tradicional intervenção dominical, na qual também falou da importância da Quaresma, um período de reflexão para os católicos.

Na última segunda-feira, Bento XVI anunciou sua renúncia "por falta de forças", uma decisão sem precedentes na história moderna da Igreja Católica e que abre caminho para a celebração do conclave de 117 cardeais para eleger o novo Papa, que pode começar em meados de março.

— Há 500 anos não ocorria um acontecimento similar. Este Papa é um Papa teólogo — explicou Lázaro Ángel, um jesuíta cubano, que reconheceu, no entanto, que Bento XVI não tinha "esse carisma especial" de seu antecessor, João Paulo II.

Horas antes do Angelus dominical, as forças de segurança fecharam a circulação na Via della Conciliazione, a grande avenida que conduz ao Vaticano, para onde se dirigiram famílias, freiras e turistas de todo o mundo carregando cartazes com lemas como "Obrigada, Santidade!".

A partir da tarde deste domingo, Bento XVI se retirará para realizar exercícios espirituais privados por ocasião da Quaresma, antes de realizar no próximo domingo outro Angelus, o último de seu pontificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...