quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Disputa do Freio de Ouro começa em Esteio

Disputa do Freio de Ouro começa em Esteio


 
Disputa do Freio de Ouro começa em Esteio Emílio Pedroso/Agencia RBS
Foi feita a avaliação morfológica de 104 animais Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBS

Nestor Tipa Júnior

A prova mais importante da raça crioula teve início nesta quinta-feira com a avaliação morfológica dos 104 finalistas. O primeiro lugar nesta etapa ficou com Oraca do Itapororó, entre as fêmeas, e com Suprema Atropelo, entre os machos.

Recordista morfológica do ciclo, quando recebeu uma inédita nota 10, Oraca do Itapororó ficou ontem com média 9,233. O cavalo Suprema Atropelo somou 8,433. Nesta etapa, que corresponde mais de 30% da avaliação do Freio de Ouro, são observados itens como selo racial, postura do animal, massa muscular e estrutura óssea, além de manifestações de temperamento de cavalos e éguas.

— Antigamente, os animais que participavam do Freio de Ouro não eram os mesmos animais que participavam da morfologia. E hoje é o mesmo cavalo. A seleção está fazendo com que se chegue neste animal que é bonito e funcional — avalia Francisco Kessler Fleck, jurado na prova de fêmeas da final deste ano.

Esta evolução também é sentida nas notas da prova morfológica. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Manuel Sarmento, diz que antigamente era raro o número de animais com notas acima de 7 e hoje é comum observar notas acima de 8.

— A prova deste ano será equilibrada. Temos uma variação genética comprovada que dá este equilíbrio — acrescenta o presidente.

A etapa funcional começa hoje com a avaliação de andadura, figura, volta sobre patas e esbarrada. Sábado e domingo será a vez das tradicionais provas de mangueira, Bayard-Sarmento e paleteada, que vão definir os grandes campeões do Freio de Ouro 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...