terça-feira, 10 de julho de 2012

Copom inicia reunião sobre juro, e expectativa é de redução para 8%

Copom inicia reunião sobre juro, e expectativa é de redução para 8%


Taxa Selic deixou de ser entrave para o crescimento, segundo professor da FGV


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou nesta terça-feira a quinta reunião do ano com o objetivo de dosar mais uma redução da taxa básica de juro, também conhecida como taxa Selic porque remunera os títulos públicos depositados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Mas a queda da Selic "não é mais vista como o principal gargalo da economia", de acordo com Samy Dana, professor da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

A taxa está em 8,50% ao ano — a mais baixa da história do Copom, criado em junho de 1996 — e, de acordo com expectativa da maioria dos analistas financeiros, deve cair para 8% ao final da segunda etapa da reunião do colegiado de diretores do BC, quarta-feira à noite. Dana ressalta, porém, que a reativação econômica do país exige, antes de mais nada, uma reforma tributária e a promoção da indústria, somadas a investimentos em educação, inovação e infraestrutura em geral.

Segundo o especialista, "o governo tem que agir mais do lado da oferta que da demanda", uma vez que a capacidade de consumo das famílias hoje é bem pequena. Lembra também que, como a indústria apresenta números negativos desde o início do segundo semestre do ano passado, com redução da oferta de empregos há oito meses, e não existem pressões inflacionárias à vista, por causa da fragilidade do mercado consumidor no Brasil e no Exterior, há espaço para mais reduções da Selic em reuniões futuras do Copom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...