segunda-feira, 11 de junho de 2012

Itália confirma recessão após contração do PIB

Itália confirma recessão após contração do PIB de 0,8% no 1º trimestre

Com estes resultados, os piores em três anos, a Itália aprofunda sua recessão após o recuo de 0,2% de julho a setembro e a retração de 0,7% de outubro a dezembro de 2011


O Produto Interno Bruto (PIB) italiano retrocedeu 0,8% no primeiro trimestre de 2012 em relação aos últimos três meses do ano passado, informou nesta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística da Itália (Istat) ao confirmar seus dados preliminares de maio passado.

Enquanto o Istat comunicou que no primeiro trimestre de 2012 a queda do PIB frente ao mesmo período do ano anterior tinha sido de 1,4%, corrigindo o 1,3% que comunicou no mês passado.

Com estes dados, os piores em três anos, o Istat confirma que a Itália aguça sua recessão ao se confirmar a terceira queda trimestral consecutiva, após o 0,2% de julho a setembro e o 0,7% de outubro a dezembro de 2011.

"Todos os componentes da demanda interna, exceto a despesa da administração pública, diminuíram, em um contexto marcado além disso pela redução das importações e um ligeira queda das exportações", explicou o Istat comentando os dados.

Segundo o Istat, se prevê que a redução do PIB em 2012 seja de 1,4%, enquanto nas últimas previsões econômicas enviadas à Comissão Europeia, o Executivo tecnocrata de Mario Monti prevê que a economia italiana se contraia 1,2% em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...