segunda-feira, 18 de junho de 2012

Boeing reforça estrutura de venda de aviões comerciais no Brasil

Boeing reforça estrutura de venda de aviões comerciais no Brasil

Movimento acontece em momento de expansão do mercado latino-americano e de crise na Europa e nos Estados Unidos

iG


Divulgação
Boeing 737 Max, uma das principais apostas da companhia para a América Latina

A Boeing está reforçando sua estrutura de venda de aviões comerciais no Brasil. O objetivo declarado da companhia é conhecer melhor o mercado e estar mais próxima dos clientes, em um momento de expansão da demanda latino-americana e de crise econômica na Europa e nos EUA.

O desenho completo da estrutura que a companhia aeronáutica americana terá no Brasil ainda não está 100% definido. Mas, de acordo com Randy Tinseth, vice-presidente de marketing da área de aviação comercial da Boeing, a equipe comercial será reforçada e todas as áreas da empresa serão reunidas em um único endereço, em São Paulo.

Hoje, a principal base de operações da companhia é o aeroporto de Congonhas, onde mantem engenheiros e técnicos encarregados de dar suporte aos clientes no país, além do pessoal de RH e administrativo. Há também uma equipe de executivos dedicada a acompanhar contratos da área militar, que gravita entre a capital paulista os corredores de Brasília.

Uma das peças chave da nova estrutura, segundo Tinseth, será Al Bryant, que há três semanas desembarcou no Brasil para ocupar a posição de vice-presidente do centro de pesquisa e tecnologia da Boeing no país. Com passagens pela China e Austrália, ele será responsável por coordenar parcerias como a fechada recentemente com a Embraer, para o desenvolvimento de biocombustíveis de aviação, e pesquisas sobre as preferência e perspectivas do mercado brasileiro e latino-americano.

Contra-ataque

“Perdemos algumas oportunidades há alguns anos e estamos redobrando nossos esforços na América Latina para ampliar nossa presença”, diz Tinseth, referindo-se a grandes compras feitas por Lan, Tam e Avianca, que hoje tem frotas majoritariamente formadas por aeronaves da Airbus.

A Boeing tem com principal cliente no Brasil a Gol, que passa pela maior crise de sua história. Entre as empresas em rápida ascensão no país, como Trip e Azul (reunidas neste mês sob a mesma holding), a preferência tem sido por aeronaves com menos de 120 lugares, de fabricantes como a Embraer e a francesa ATR, que fabrica turbo-hélices.

Ainda assim, Tinseth estima que a companhia tenha a maior participação de mercado na região e diz que as perspectivas de longo prazo são boas, em especial para a frota de rotas de longo curso, como as que ligam países da América do Sul aos Estados Unidos. Trata-se de um mercado no qual a companhia tem tido mais sucesso junto a companhias que em rotas locais usam aviões da Airbus, como são os casos da Tam e Lan. Entre 2011 e 2030, a Boeing projeta que este mercado crescerá 7,1% ao ano, em volume de passageiros, e abrirá boas oportunidades de venda.

Além de aeronaves de longo curso, como os 777, a companhia espera ganhar espaço com o 737 Next-Generation, já em serviço, e com uma nova versão do 737 em desenvolvimento, o 737-Max, desenhados para rotas mais curtas e com menor demanda de passageiros. Este é outro mercado com grande destaque nas projeções da companhia, com alta de 7% ao ano no volume de tráfego, pelos próximos 20 anos.

Até 2030, a expectativa da Boeing é de que sejam vendidos na região 2570 aeronaves, em encomendas que deverão somar cerca de US$ 250 bilhões. De todas essas aeronaves, 83% serão da categoria do 737.

“O mundo vem enfrentando uma crise, mas não é uma crise homogênea. Tem atingido mais países desenvolvidos, como os da Europa, os Estados Unidos e o Japão”, diz Marcos Vendramini, professor de economia da Unicamp e estudioso da indústria aeronáutica nacional. “Nesse ponto, tanto Airbus quanto Boeing estão procurando mercado e procurando se desenvolver em países onde existem as maiores oportunidades”.

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