sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nove brasileiros lideram lista de jogadores mais valiosos da Libertadores

Nove brasileiros lideram lista de jogadores mais valiosos da Libertadores

Em primeiro lugar, o atacante Neymar foi avaliado em 55 milhões de euros
Por Agência EFE
Editora Globo
Neymar em aquecimento antes da final da Copa Libertadores de 2011

Com 16 atletas e os nove primeiros colocados, o Brasil domina uma lista dos jogadores mais valiosos entre os inscritos na fase de grupos da Taça Libertadores da América de 2012, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (09/02) pela consultoria Pluri.

Além dos brasileiros, o ranking tem seis argentinos, um chileno, um uruguaio e um mexicano, de acordo com a pesquisa feita pela Pluri Sport Business, divisão da empresa de especializada em negócios esportivos.

O valor dos jogadores não foi calculado exclusivamente a partir do valor das contratações ou das multas de rescisão dos contratos, mas por 15 critérios objetivos e subjetivos que levam em conta desde a idade do atleta até a capacidade de retorno em mercado que pode oferecer ao clube.

A lista é liderada pelo atacante Neymar, do Santos, que já despertou o interesse de vários clubes europeus. O atleta de apenas 20 anos — completados no último domingo (05/02) — está avaliado em 55 milhões de euros.

Na sequência, estão outros dois nomes que costumam figurar nas convocações do técnico Mano Menezes para a seleção: o atacante do Internacional Leandro Damião (em segundo lugar, com 23 milhões de euros) e o meia do Santos Paulo Henrique “Ganso” (terceiro lugar, 22,5 milhões de euros).

As cinco primeiras posições são completadas por um jogador que pode ser impedido de disputar o torneio e outro que certamente não disputará. O meia Oscar, avaliado em 14 milhões de euros, foi inscrito pelo Inter, mas teve seus direitos recuperados pelo São Paulo, clube que o revelou. Por sua vez, o lateral Danilo (13 milhões de euros), quinto colocado, já trocou o Peixe pelo Porto.

Completam o top 10 o atacante Vágner Love (Flamengo, 9,5 milhões de euros), o zagueiro Dedé (Vasco, 8,8 milhões de euros), o volante Paulinho (Corinthians, 8,8 milhões de euros), o atacante Fred (Fluminense, 8,0 milhões de euros) e o primeiro não brasileiro, o zagueiro argentino Lisandro López (Arsenal de Sarandí, 7,3 milhões de euros).

Os outros atletas nascidos no Brasil que aparecem na lista são os meias Alex (Corinthians, 7 milhões de euros), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo, 7 milhões de euros) e Diego Souza (Vasco da Gama 6,5 milhões de euros); os volantes Ralf (Corinthians, 6,5 milhões de euros) e Henrique (Santos, 6 milhões de euros); o também meia Thiago Neves (Fluminense, 6 milhões de euros); e o também volante Arouca (Santos, 5 milhões de euros).

Além deles, o lateral uruguaio Fucile, avaliado em 5 milhões de euros, também atua no futebol do país, defendendo o Santos por empréstimo de um ano negociado junto ao Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...