segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Críticas na Internet levam China a combater poluição

Críticas na Internet levam China a combater poluição

Governo determinou que as 30 maiores cidades comecem a monitorar presença de partículas nocivas à atmosfera

 
Críticas na Internet levam China a combater poluição Gilles Sabrie/NYTNS
Pedestre caminha sobre viaduto com máscara de proteção contra a poluição em Pequim Foto: Gilles Sabrie / NYTNS
Sharon Lafraniere, de Pequim


Cansados de esperar que as autoridades alertassem os moradores sobre o poluente mais perigoso da cidade, um grupo de cidadãos procurou uma solução para o problema. Eles gastaram US$ 4 mil em um aparelho que monitora a qualidade do ar e começaram a postar os resultados diariamente na internet. Isso deu início a uma reação em cadeia.

Voluntários em Xangai e Guangzhou compraram aparelhos semelhantes em dezembro. Os moradores de Wenzhou estão vendendo laranjas para conseguir o dinheiro necessário para também comprar o aparelho. Além disso, Wenzhou doou US$ 50 para incentivar os voluntários de Wuhan, a 225 quilômetros da cidade, a começarem sua campanha.

Funcionários do governo afirmam há anos que a qualidade do ar melhora constantemente na China. Eles afirmaram que a cidade de Pequim, por exemplo, teve 274 dias de "céu azul" em 2011. Contudo, essa estatística é facilmente desmentida pela grossa camada de poluição que cobriu os céus da cidade durante boa parte do ano.

Confrontados com a nova onda de críticas na internet, os altos muros do discurso oficial sobre o meio ambiente começam a desabar. Recentemente, o governo mudou de atitude e passou a monitorar os níveis dos poluentes mais perigosos presentes no ar das cidades: as partículas com 2,5 micrômetros de diâmetro ou menos, também conhecidas como PM 2,5.

O governo ordenou que as 30 maiores cidades do país comecem a monitorar a presença dessas partículas ainda este ano. No ano que vem, serão mais 80 cidades. O Ministério da Proteção Ambiental prometeu que irá estabelecer normas sanitárias para as partículas mais finas "o mais breve possível".

Após anos escondendo a verdade sobre os poluentes, no mês de janeiro a cidade de Pequim começou a publicar de hora em hora os dados registrados em uma estação de monitoramento. Ma Jun, diretor do Instituto de Assuntos Públicos e Ambientais, uma organização sem fins lucrativos de Pequim, acredita que a reação do povo chinês foi responsável por esses avanços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...