quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mozart

Partitura de Mozart é descoberta por acaso em associação de caridade

Doador de edição rara, impressa em 1765, diz que doou "por erro"

<br /><b>Crédito: </b> AFP

Crédito: AFP

Crédito: AFP
Uma edição muito rara de uma partitura de Mozart, impressa em 1765 quando o compositor tinha oito anos, foi encontrada em um lote de partituras doado à associação de caridade britânica Oxfam. Uma voluntária da associação descobriu o manuscrito, do qual existe apenas uma outra cópia, num lote de várias partituras musicais, doadas por um desconhecido.

As seis curtas sonatas "para cravo" constantes da partitura foram dedicadas a "Sua Majestade Charlotte, rainha da Grã-Bretanha", segundo o texto em francês da capa. A voluntária da loja da Oxfam em Reading (oeste de Londres), também musicista, fez as próprias averiguações antes de chamar a casa de leilões Sotheby's, onde ficou confirmado que se tratava de uma partitura de Mozart.

Um leilão chegou a ser programado, mas o doador telefonou para a Oxfam dizendo que "entregou a partitura por erro". A Oxfam comprometeu-se a devolver se a pessoa apresentar uma prova de propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...