quinta-feira, 9 de junho de 2011

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica 2.0 veio na hora certa, diz Africa

Com lugar cativo no topo dos trending topics nesta quarta-feira, peça publicitária da Vivo já obteve mais de 5,6 mil notas positivas no YouTube

Leonardo PereiraSão Paulo - Em cerca de 10 horas, um vídeo postado no YouTube obteve repercussão gigantesca: foram mais de 5,6 mil notas positivas no site, além de um lugar cativo no topo entre os assuntos mais comentados pelos brasileiros no Twitter  e quarta posição quando visto em escala global. As pessoas sequer se importaram com o fato de uma música hino ter sido transformada em ação publicitária: a homenagem pareceu válida.
A peça que movimentou a internet brasileira nesta quarta-feira (8) foi ideia da Africa para colocar a Vivo na boca dos consumidores às vésperas do Dia dos Namorados. E só deu certo porque agência e cliente souberam aproveitar o momento, de acordo com o co-presidente e diretor de criação da agência, Sérgio Gordilho: "Foi aquela coisa que aconteceu no momento certo, com a música certa."
Em entrevista, o criativo contou que o processo não chegou a ser complicado, apesar dos esforços para dar vida à criação de Renato Russo. "Foi difícil porque todo mundo imaginava seu próprio Eduardo, sua própria Mônica", comentou, sem deixar de lado o peso de se mexer com uma obra de porte.

"Quando a gente foi investigar a música, percebeu que tinha tudo a ver com o tema. Todo mundo de 30 e 40 anos se apaixonou ouvindo isso. As meninas foram procurar seus Eduardos, e os meninos, sua Mônicas."
Ontem, quando anunciou a campanha, a diretora de marketing da Vivo, Cris Dulclos, disse que a versão do Eduardo e Monica 2.0, com eles conectados e na vida atual, nunca havia sido filmada. "Também tinha muito a ver com a nossa estratégia de produtos e serviços. Casou muito", disse ela. "Até dividimos a música em várias fases, e em cada fase, eles usam nossos produtos de educação mobile. Então, casou cada parte da música com uma estratégia de serviço da Vivo."
A ação foi pensada há cerca de quatro meses, aprovada pelo cliente de imediato e engavetada, afinal, era preciso esperar uma data em que a criação fosse relevante.


A Africa acabou aproveitando a onda deixada pela Banda Mais Bonita da Cidade, que também conseguiu viralizar um vídeo "fofo" em poucas horas. Nesse sentido, para que a campanha fosse mais bem aceita, a escolha dos personagens foi uma etapa criteriosa. "Ele é estudante, enquanto a 'Mônica' mexe com teatro, tem outro perfil", explicou Gordilho.
Já existem outras montagens com a música tocada pelo Legião Urbana, como a versão criada pelo "peixeaquatico" há um ano. NO caso do vídeo da Vivo, o diferencial fica por conta do mote publicitário.

"Não fomos os primeiros e não seremos os últimos a homenagear os namorados com essa música", admitiu o diretor, "mas da forma que foi feita é novo". Com a afirmação, Gordilho levanta a questão do alto – porém não revelado – investimento feito, por se tratar de uma campanha online - segundo Cris, a mais cara já feita no Brasil.
Gordilho disse não poder afirmar que sabia do sucesso antes de lançar o vídeo, mas já havia certa previsão, uma vez que o filme foi mostrado em primeira mão a blogueiros, à família de Renato Russo, fã-clubes e à própria banda. Todos, segundo ele, adoraram.
"Começar a produzir materiais para redes sociais é muito bom. E trabalhamos com uma marca que realmente acredita nas redes, pois não é a primeira vez que faz algo desse tipo", afirmou. "Você tem de ter um posicionamento definido, e a Vivo tem".

Assista abaixo ao vídeo e veja também outros comerciais no canal Meu Comercial

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...