quarta-feira, 18 de junho de 2014

The Economist compara estados brasileiros a países

The Economist compara estados brasileiros a países e chama Brasil de "Italordânia"

Revista compara também situação econômica de 1950 e 2014, anos em que o Brasil sediou Copas do Mundo




Em 1974, para explicar a disparidade econômica existente no Brasil, o economista brasileiro Edmar Bacha criou o termo "Belíndia". Isso queria dizer: uma pequena e rica Bélgica cercada por uma grande e pobre Índia. O The Economist, para explicar melhor o conceito, criou um mapa interativo comparando os estados brasileiros a diferentes países. A conclusão a que chegou foi de que não somos mais uma "Belíndia", mas uma "Italordânia".
O que se descobriu durante a produção do mapa foi que as partes mais ricas do Brasil não estão hoje exatamente nos nívels belgas de riqueza e distribuição de renda. Nosso nível é comparável ao da Itália. Já na comparação da parte mais pobre do país, o texto diz que a Índia é muito mais pobre do que os estados mais desfavorecidos do Brasil, Maranhão e Piauí. As economias desses dois estados são comparadas à da Jordânia.
A revista compara também a situação econômica dos estados brasileiros em 1950, ano da primeira Copa do Mundo no Brasil, com 2014, ano em que, novamente, o país sedia o evento. Na época, Maranhão e Piauí tinham o mesmo nível de pobreza que o Afeganistão pós-guerra de 2011.
De todos os 26 estados e do Distrito Federal, 10 ainda eram mais pobres que a Índia em 2011, ano de referência considerado para a composição do mapa atual. O Rio de Janeiro, capital do Brasil na época da Copa de 1950, era tão rico quanto o Peru. Agora, alcançou o país báltico Estônia.
Vale lembrar que o mapa utilizou como base o PIB per capita dos estados e dos países comparados. O PIB per capita é a soma de todas as riquezas de uma dada região devidida pelo seu total de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...