quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Candidato muda nome no currículo

Candidato muda nome no currículo para conseguir entrevistas de emprego

Rejeitado como Jose, americano altera seu currículo e vira Joe; oportunidades se multiplicam




Sabe-se que na hora de elaborar um currículo, a atenção deve ser redobrada. Possíveis empregadores julgam tudo: a formação, a experiência, os objetivos. Mas e quando o item mais básico do currículo, o seu próprio nome, é o que é julgado e afasta oportunidades? Sim, isso é uma possibilidade. Foi o que aconteceu com o americano Jose Zamora.
Em um depoimento dado ao Buzzfeed, Zamora conta que mandava seu currículo para dezenas de empresas e nunca recebia resposta. "Todos os dias eu me candidatava a várias vagas que me considerava qualificado para ocupar e não recebia nenhum email, nenhum telefonema", relata. Até o dia em que resolveu tirar a letra "S" de seu nome Jose e virou Joe. Com um nome menos latino e mais americano, Zamora começou a reenviar seu currículo.
Com uma semana, as respostas começaram a chegar. "'Temos vagas, queremos nos encontrar com você'. Eu estava enviando o mesmo currículo, para as mesmas pessoas, com a mesma experiência, apenas meu nome era diferente", Zamora conta.
O tratamento diferenciado dado ao seu currículo chateou Zamora, mas ele afirma que às vezes as pessoas nem percebem que estão julgando alguém pelo nome, e que nós fazemos isso "o tempo todo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...