quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Suspensas ações sobre correção do FGTS em todo o País

Suspensas ações sobre correção do FGTS em todo o País

26 de fevereiro de 2014

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS.
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS.

O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, suspendeu o trâmite de todas as ações sobre a correção de saldos de FGTS por outros índices que não a TR. A medida vale para ações coletivas e individuais em todas as instâncias das Justiças estaduais e federal, inclusive juizados especiais e turmas recursais.

A Caixa Econômica Federal pediu a suspensão. Estima serem mais de 50 mil processos em trâmite. Inclui cerca de 180 ações coletivas movidas por sindicatos e uma ação civil pública, movida pela Defensoria Pública da União.

A suspensão vale até o julgamento pelo STJ de um recurso sobre o assunto. Ainda não há data prevista.

Para o ministro, a suspensão evita a insegurança jurídica, situação que seria criada por decisões bastante diversas sobre o assunto. Destacou que o objetivo é desobstruir os tribunais superiores, além de evitar “movimentações desnecessárias e dispendiosas do Judiciário.”

O processo segue agora ao Ministério Público Federal por 15 dias, para parecer. Depois, o ministro relator elaborará o voto e levará o caso para julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...