domingo, 7 de abril de 2013

O empreendedor do galinheiro


O empreendedor do galinheiro

No final da década de 80, Leandro Pinto vendeu um carro e um caminhão para comprar uma pequena granja no interior de Minas Gerais. Foi a origem da Mantiqueira, que no ano passado faturou cerca de 330 milhões de reais vendendo ovos


Germano Lüders / EXAME
Carlos Cunha e Leandro Pinto, donos da Granja Mantiqueira
Cunha e Leandro, donos da Mantiqueira
São Paulo - O mineiro Leandro Pinto costuma dizer que as crises no agronegócio não duram mais de 6 horas. “É o tempo que a gente leva para ter fome depois de uma refeição e a voltar a consumir alimento”, afirma ele.
Em pouco mais de duas décadas, Leandro transformou uma pequena granja no interior de Minas Geraisnuma das maiores produtoras de ovos do mundo. Hoje a empresa abriga em seus galpões 10,8 milhões de galinhas.
No ano passado, suas receitas chegaram a 330 milhões de reais, segundo estimativas. Neste depoimento a Exame PME, Leandro conta um pouco de sua trajetória, como atraiu um sócio que ajudou a empresa a mudar de patamar e o que está fazendo para profissionalizar a gestão.  
Parece até que era meu destino virar avicultor. Quando nasci, minha família tinha um galinheiro no quintal de casa, em Itanhandu, no interior de Minas Gerais. A vida não era fácil, e meu pai vendeu adubo feito com os dejetos das galinhas para comprar meu enxoval. Comecei a trabalhar ainda menino. Fui engraxate, lavador de carros e office boy. Aos 17 anos, abri meu primeiro negócio, uma loja de máquinas agrícolas. Eu era muito inexperiente, e em menos de dois anos a empresa estava quebrada. 
Foi quando as galinhas voltaram a cruzar o meu caminho. Um amigo tinha uma granja de 30 000 aves em Itamonte, cidade vizinha a Itanhandu. Ele sofreu um enfarte e decidiu parar de trabalhar. Por isso, me ofereceu o negócio. Fiquei interessado, mas fui franco — disse que estava quebrado e sem dinheiro para comprar a granja.
Ele não viu nenhum problema nisso. Eu podia comprar só as galinhas e pagar um aluguel pelos galpões, que continuariam pertencendo a ele. Vendi um caminhão velho e um Fiat Uno para levantar uma quantia hoje equivalente a 50 000 reais. Dei o dinheiro como entrada e assumi a granja.
A granja tinha uma clientela pequena, mas fiel. Eram feirantes, donos de padarias e de pequenos restaurantes. Para sobrar algum dinheiro no final do mês, eu fazia tudo. Tirava os pedidos, comprava a ração para as galinhas e entregava os ovos de caminhão. Nos primeiros dois anos, trabalhei muito e descansei pouco. Minha mulher, a Rogéria, me dava um bocado de apoio. Ela é fisioterapeuta, mas ajudava na granja nas horas de folga. Na época, a produção era pequena. Demorava meia semana para encher um caminhãozinho de ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...