terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dirceu, Genoino e Delúbio vão para o regime semiaberto

Dirceu, Genoino e Delúbio vão para o regime semiaberto

 
Os três estavam provisoriamente numa prisão em regime fechado na Papuda; situação foi alvo de críticas



Dirceu, Genoino e Delúbio vão para semiaberto


BRASÍLIA - Os ex-dirigentes do PT condenados no processo do mensalão, José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares foram deslocados nesta segunda-feira, 18, para o Centro de Integração e Reeducação (CIR), que fica dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, onde já estavam desde sábado passado. A decisão foi tomada pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) após críticas de que eles estavam sendo submetidos a regime fechado de prisão, embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tivesse determinado o regime semiaberto.

Dirceu e Genoino se apresentaram à Polícia Federal na sexta-feira passada; Delúbio se entregou no sábado. Desde então, os três estavam provisoriamente numa prisão em regime fechado na Papuda. Eles foram transferidos com o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas e o ex-deputado federal (PTB-MG) Romeu Queiroz para o Centro de Internamento e Reeducação (CIR), também na Papuda, sem benefícios externos, até a homologação desses pedidos pelo juiz.

Os empresários condenados Marcos Valério, Cristiano Paz, José Roberto Salgado e Ramon Hollerbach continuarão na Papuda no regime fechado.

O CIR é um estabelecimento prisional dotado de oficinas de trabalho - marcenaria, lanternagem, funilaria, serigrafia, panificação - e abriga ainda os internos com trabalho agrícola; possui, por isso mesmo, características assemelhadas às de colônia agrícola e industrial.

Os advogados de Delúbio, Dirceu e Genoino devem entrar hoje com pedido para que eles sejam transferidos do CIR, no complexo da Papuda, para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), também no Distrito Federal. O CPP é destinado ao recebimento de sentenciados em regime semiaberto de cumprimento de pena e que já tenham efetivamente implementado os benefícios legais de trabalho externo e de saídas temporárias.

Pressão Horas antes da transferência, o diretório nacional do PT, Estou aguardando que a lei seja cumprida o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, saíram em defesa da mudança do regime para o semiaberto. "e, quem sabe, que eles fiquem em regime semiaberto" disse Lula em São Paulo.

Ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, que acompanhava Lula, foi mais enfático: "Quem julga também será julgado". Cardozo considerou, em entrevista concedida a uma rádio em Porto Alegre, "incorreta" e "ilegal" a prisão em regime fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...