sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Biscoito Oreo é tão viciante quanto cocaína

Mais popular dos EUA, biscoito Oreo é tão viciante quanto cocaína, afirma estudo

Alimentos muito calóricos e ricos em açúcar afetam o cérebro da mesma maneira que as drogas

 
 
O biscoito Oreo, conhecido nos EUA como o “favorito da América”, é tão viciante quanto cocaína e morfina. Pelo menos é o que sugere um estudo realizado por pesquisadores do curso de Psicologia da Connecticut College. Segundo eles, a análise mostra que alimentos muito calóricos e ricos e açúcar, de modo geral, afetam o cérebro da mesma maneira que as drogas, o que explicaria o fato de uma pessoa não conseguir resistir a comer algo, mesmo sabendo que aquilo não é bom para sua saúde.

A pesquisa tem como objetivo estudar os impactos das comidas hipercalóricas na alimentação da população e como isso tem contribuído para a epidemia de obesidade que tem acometido vários países.

“Nós escolhemos o Oreo não apenas por ser o biscoito favorito dos americanos e altamente palatável para ratos (os animais utilizados no teste), mas também porque produtos como ele, que contêm altas quantidades de gordura e açúcar, são vendidos massivamente em comunidades com baixo status socioeconômico”, destaca Jamie Honohan, idealizador da pesquisa.

O estudo verificou também que o biscoito estimulou mais neurônios que a cocaína e a morfina, segundo os professores. Os pesquisadores não realizaram ainda, no entanto, testes com humanos.
A pesquisa será apresentada no próximo mês em uma conferência da Sociedade de Neurociência dos EUA, em uma Congresso em San Diego, na Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...