terça-feira, 13 de agosto de 2013

Governo estuda reajuste de combustíveis

Governo estuda reajuste de combustíveis

Defasagem de preços já atingiria 25%, mas ministro diz que nenhum aumento é bom

 
O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) confirmou nesta terça-feira que o governo examina o pedido da Petrobras para um novo reajuste no preço do combustível.

— A Petrobras está reivindicando elevação dos seus preços, até porque eles estão muito defasados. Eles não têm realizado aumentos regulares de preço, mas episódicos — disse o ministro.

Segundo Lobão, "é preciso examinar" o pedido da empresa, o que já está sendo feito pelo Ministério da Fazenda, pelo Conselho de Administração da Petrobras e pelo próprio Ministério de Minas e Energia. No entanto, Lobão fez questão de afirmar que "nenhum aumento de preço é bom". O tom do ministro reduz, mas não elimina, o risco de novos aumentos. Na semana passada, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola, havia dito que não deveriam ocorrer reajustes de tarifas públicas até a eleição de outubro de 2014.

— Não estamos dizendo que vamos atender ao pedido da Petrobras, mas estamos avaliando — completou Lobão.

Na segunda-feira, 12, em entrevista no Rio de Janeiro, o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, disse que a empresa não desistiu de lutar por aumentos do preço dos combustíveis.

Segundo Barbassa, esse é um assunto sobre o qual a Petrobras está trabalhando intensamente, para buscar o alinhamento dos preços internacionais.

A defasagem de preços entre os combustíveis no Brasil e no Exterior tem provocado baixas nos preços das ações das Petrobras, uma das principais empresas com papéis negociados na bolsa de valores.

O último aumento autorizado pelo governo para os combustíveis, em janeiro, foi de 10,5% para o diesel e 6,6% para a gasolina. Segundo especialistas, a defasagem entre o preço no Brasil e os praticados no mercado internacional estaria na casa de 20% no segundo trimestre. Agora, já teria ultrapassado 25%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...