quarta-feira, 17 de abril de 2013

As 13 marcas mais lembradas pelos brasileiros relacionadas à Copa do Mundo


Veja quais são as 13 marcas mais lembradas pelos brasileiros relacionadas à Copa do Mundo

Pesquisa inédita mostra o panorama de lembrança de marca sobre patrocínio da Copa do Mundo Fifa 2014 há pouco mais de um ano do início da competição


Uma pesquisa realizada pela agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research revelou quais as marcas mais lembradas quando o assunto é Copa do Mundo. O objetivo era medir até que ponto as marcas e empresas que estarão presentes de forma oficial nos estádios e nas campanhas ligadas ao maior evento esportivo do planeta são lembradas como patrocinadores oficiais pelos consumidores.
Segundo pesquisa realizada entre os dias 22 de fevereiro e 7 de março pela agência, junto a cerca de 1000 pessoas em mais de 70 cidades brasileiras e nas cinco regiões do País, 47% dos brasileiros não sabem ou não lembram o nome de nenhuma marca/empresa que protagonizará os principais comerciais ou estampará os outdoors das principais cidades do País como patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo de Futebol.
Ainda entre as pessoas que revelaram lembrar de ao menos uma marca, houve confusão. Das dez marcas mais lembradas, apenas três são realmente parceiras oficiais do evento: Coca-Cola, Itaú e Adidas.
A Coca-Cola lidera no quesito lembrança de marca entre patrocinadores oficiais, com 32% no geral, chegando a 38% entre os homens e a 47% na região Sul (maior índice por região). A marca de refrigerantes também mostrou grande aderência por parte dos mais jovens, sendo lembrada por 38% dos indivíduos com idades entre 16 e 24 anos, e 36% das pessoas entre 25 e 34 anos. No que se refere às classes sociais, a líder em lembrança teve 44% entre os indivíduos da classe B.
Na segunda posição em lembrança espontânea, um claro exemplo de confusão do consumidor associado ao poder de imagem de marca. A Nike, que sequer figura entre os patrocinadores oficiais do evento, teve 18% de lembrança total. Em 3º lugar no geral um empate técnico entre quatro dos maiores bancos do país - Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. A curiosidade é que, destes, apenas o último (Itaú) é de fato, patrocinador oficial da Copa. 
Adidas vem logo na sequencia com 10% de lembrança empatada com a Petrobras. Nenhuma outra marca atingiu o mínimo de dois dígitos de lembrança espontânea e, como previsto, houve muita pulverização a respeito da citação sobre os patrocinadores oficiais da Copa do Mundo Fifa 2014, com relativo destaque também às marcas Vivo, Brahma, Skol, Guaraná Antarctica e TIM. 
"Fica evidente o fato de existir muita confusão por parte da população entre patrocinadores da Copa do Mundo Fifa 2014, patrocinadores da seleção brasileira de futebol e patrocinadores de outras modalidades esportivas", comenta Davi Bertoncello, Sócio-Diretor Executivo da Hello Research. "Outro fator a ser considerado é que as empresas patrocinadoras devem potencializar seus investimentos em comunicação a partir da Copa das Confederações quando faltará um ano para a Copa do Mundo. Isso poderá mudar este cenário por completo", complementa.
Confira a lista com as 13 primeiros:
                                          TOTAL/MASC./FEM.
Coca-Cola
Nike
32%
18%
38%
26%
26%
10%
Caixa Econômica Federal
13%
13%
12%
Bradesco
13%
14%
11%
Banco do Brasil / BB
12%
15%
10%
Itaú
11%
16%
7%
Petrobras
10%
14%
7%
Adidas
10%
13%
8%
Vivo
9%
11%
8%
Brahma
9%
12%
5%
Skol
6%
8%
5%
Guaraná Antarctica
5%
7%
2%
TIM
4%
5%
3%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...