terça-feira, 23 de outubro de 2012

Empresa pernambucana transforma resíduos em produtos criativos

Empresa pernambucana transforma resíduos em produtos criativos

Bolsas, acessórios e peças para cenografia e intervenções urbanas viram design nas mãos de artesãs pernambucanas

Por Luciana Barbo, Agência Sebrae
 
Banners, discos de vinil, garrafas PET, disquetes, CDs e todo tipo de material que iria para o lixo vira design na cabeça de Ana Borba, criadora da Lixiki. Quarenta artesãs fazem parte da rede da capacitação dessa empresa pernambucana que tem como principal característica a preocupação com o meio ambiente e com a geração de renda.

Ana Borba deixou a Engenharia Civil depois de 15 anos para se dedicar ao projeto, que hoje desenvolve acessórios, como bolsas, nécessaires, bijuteria; objetos para casa e cenografia; e intervenção urbana. "Tudo começou em 2004, quando quis chamar a atenção para a coleta seletiva. Criamos bolas a partir de fundos de garrafas PET e instalamos na Praça do Parnamirim, em Recife. A partir daí, recebemos muitos convites para capacitar comunidades e começamos a fazer projetos sazonais", conta a designer.

Em 2008, depois de um projeto que envolveu 36 comunidades da região metropolitana de Recife, ela decidiu priorizar essa atividade. "Montei uma empresa para desenvolver produtos para o dia a dia, não só eventos. A intenção era proporcionar geração de renda para pessoas que estavam fora do mercado de trabalho", diz Ana.

Atualmente, o objetivo da empresa é criar grupos produtivos constantes para que eles possam, além de produzir os artigos da Lixiki, desenvolver e comercializar linhas com identidade própria. "A gente não quer só fazer projetos pontuais, mas manter uma chama acesa dentro das comunidades para que elas possam gerar renda", destaca Ana Borba.

Em novembro, a Lixiki terá uma pop-up store em um dos shoppings da cidade. A ação faz parte de um projeto que capacitou a comunidade do entorno do centro comercial para a produção de peças que vão decorar uma praça adotada pela instituição. "Nessa loja vão estar os produtos das comunidades do entorno e de outras unidades produtivas que fazem parte da rede Lixiki", conta a empreendedora.

A empresa participa da mostra Luiz Gonzaga, uma das atrações da Feira do Empreendedor de Pernambuco, do Sebrae, que termina neste sábado (20), em Olinda. O espaço aponta de que forma o compositor e músico serve de exemplo para vários empreendedores ao reunir empresas que usam a criatividade e o capital intelectual como principais instrumentos para a criação de produtos e serviços. A exposição também é composta pelo painel que destaca fases e ações de Luiz Gonzaga, nas quais características empreendedoras foram decisivas para sua trajetória de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...