quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

3 livros para quem quer abrir um negócio

3 livros para quem quer abrir um negócio

Especialista indica títulos para quem quer aprimorar a gestão de um negócio

 
Dreamstime
Livros e óculos

3 livros de gestão para empreendedores
Respondido por Rodrigo Zeidan, especialista em finanças
A leitura é essencial para os empreendedores se manterem atualizados. Confira abaixo três sugestões de livros sobre gestão de risco, planos de negócios e marketing indicados a quem tem uma pequena empresa.
 
1. “Gestão Estratégica do Risco - Referência para a Tomada de Riscos Empresariais”, de Aswath Damodaran
 
Em um país em que mais de 75% das empresas vão à falência antes de completar três anos, empreender significa aceitar riscos. Contudo, a maioria dos pequenos empresários não consegue enxergar, de forma racional, os riscos e as oportunidades.
Por isso, entender profundamente a relação entre gestão de risco e tomada de decisão é fundamental para o sucesso empresarial. Embora seja técnico, a obra de Damodaran apresenta todos os conceitos necessários para a gestão estratégica do risco, auxiliando empreendedores a navegar a relação entre risco e retorno de forma eficiente.
 
2. “Planos de Negócios que Dão Certo”, de Andrew Zacharakis, José Carlos Assis Dornelas e Jeffry A. Timmons
Todo pequeno empresário precisa de um plano de negócios robusto e bem executado para aumentar suas chances de sucesso. A maioria dos empreendedores brasileiros não constrói um plano de negócios ou, quando o faz, não o revê periodicamente para checar se a empresa está evoluindo de acordo com o planejado.
São muitos os livros sobre planos de negócios, mas a vantagem desta obra é tentar resumir as melhores características de um bom plano.
 
3. “Plano de Marketing Para Micro e Pequena Empresa”, de Alexandre Luzzi
Marketing vai muito além de propaganda e promoções. Embora o “marketing seja a alma do negócio”, muitos pequenos empresários desconsideram que uma gestão profissional de marketing pode alavancar o sucesso empresarial.
A obra apresenta o tema de forma didática para profissionais iniciantes. O livro oferece todas as ferramentas para o início de um empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...