quinta-feira, 24 de maio de 2012

Parlamentares querem que o Cade avalie "monopólio do JBS"

Parlamentares querem que o Cade avalie "monopólio do JBS"

Frigorífico é acusado de ter mais de 50% do mercado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia

Agência Estado
Deputados federais e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniram nesta quinta-feira com o secretário Direito Econômico do Ministério da Justiça, Vinicius Carvalho, para pedir providência do governo contra a concentração no setor frigorífico, que reduz o poder de negociação dos pecuaristas na venda do gado para abate.

Segundo os parlamentares, o frigorífico JBS já detém mais de 50% do mercado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. No Acre a concentração chega a de 90%. O deputado Homero Pereira, presidente eleito da FPA, diz que a concentração é prejudicial ao consumidor, ao produtor e à economia brasileira.

Homero Pereira observa que "o monopólio é proibido por lei, porque fragiliza a economia, especialmente em um setor estratégico como alimento. O governo precisa tomar providências para evitar que isso desestruture toda cadeia produtiva da carne". Segundo o deputado, o secretário informou que pedirá ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que notifique o Grupo JBS, para que a empresa apresente explicações sobre a denúncia.

O secretário informou aos parlamentares que está prevista reunião no dia 13 de junho entre os órgãos de Defesa da Concorrência e representantes da empresa. Os parlamentares também levaram denúncia ao Ministério da Justiça sobre a ampliação da criação de gado em confinamento pelo JBS com a utilização de recursos públicos.

"Seria bom que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) também financiasse os pequenos frigoríficos, melhorando a concorrência no setor e garantindo empregos", diz o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), que também participou da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...