domingo, 18 de setembro de 2011

Obama prepara novo imposto sobre ricos


Uma questão de equidade: milionários devem pagar, pelo menos na mesma proporção, o que paga a classe média

O presidente norte-americano Barack Obama está a preparar um novo imposto para os mais ricos. Tudo com o objectivo de assegurar que os milionários pagam, pelo menos, na mesma proporção que os contribuintes com rendimentos médio - a chamada classe médio.

A medida afectará as pessoas que auferem mais de 1 milhão de euros por ano e assume-se com «uma espécie de AMT (imposto mínimo alternativo) para as pessoas nesse patamar de rendimentos, revela a Reuters, citando um tweet do director de comunicações da Casa Branca, Dan Pfeiffer.

A proposta está prevista no plano presidencial de redução do défice de longo prazo que o Governo vai anunciar esta segunda-feira.

«Imposto Buffet»: a ideia do milionário pegou

A Reuters já o classifica como «Imposto Buffet», uma vez que o investidor Warren Buffet, o terceiro homem mais rico do mundo, defendeu que os mais ricos, como ele, pagam poucos impostos e deviam pagar mais. Obama mostrou-se favorável à ideia de Buffet logo em Agosto.

O milionário desencadeou uma onde de reflexão sobre o tema, que também chegou à Europa.

Em França, logo um grupo de personalidades ricas defendeu a criação desse imposto, para ajudar a resolver a crise. O país aumentou não só os impostos sobre os mais ricos, como sobre o álcool e o tabaco.

Espanha também já avançou com um imposto que incide sobre as pessoas com mais rendimentos ¿aqueles que auferem mais de 700 mil euros por ano.

Por cá, os nossos ricos têm dúvidas sobre se devem ou não ser eles a pagar a crise. Certo é que quem fizer parte do último escalão do IRS não vai escapar ao pagamento de mais 2,5% no próximo ano, tal como as empresas com lucros acima de 1,5 milhões de euros, que terão de pagar mais 3%.

Desde que Passos Coelho está no poder, já lá vão quatro aumentos de impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...