segunda-feira, 4 de julho de 2011

Itamar Franco 2

Políticos brasileiros e estrangeiros lamentam morte de Itamar Franco

As manifestações vão desde o presidente de Portugal, Cavaco Silva, à presidente Dilma Rousseff

Renata Giraldi, da
Antonio Cruz/AGÊNCIA BRASIL
O senador eleito do PPS, Itamar Franco
Itamar Franco: “o seu legado inclui uma inestimável contribuição para o aprofundamento das relações entre Portugal e o Brasil", afirmou o presidente português

Brasília – A morte do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG) gerou comoção e reações entre políticos brasileiros e estrangeiros. As manifestações vão desde o presidente de Portugal, Cavaco Silva, que lembrou o incentivo de Itamar para incrementar as relações com os portugueses, à presidente Dilma Rousseff e aos ex-presidentes da República.
 
“O seu legado inclui uma inestimável contribuição para o aprofundamento das relações entre Portugal e o Brasil, permanecendo viva entre nós a memória de suas qualidades humanas e da sua sincera amizade pelo nosso país”, disse Cavaco Silva.

Em nota divulgada no sábado (2), a presidente decretou luto oficial de sete dias – acaba na sexta-feira (8) – e lamentou a morte de Itamar. “O [ex-] presidente nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos", disse ela.

Representando o comando do PMDB, legenda que Itamar integrou e ajudou a fundar, o vice-presidente da República, Michel Temer, destacou o respeito do ex-presidente aos princípios e convicções. "Foi um homem excepcional e singular naquilo que é tão precioso e tão raro na vida pública: a fidelidade aos seus princípios e convicções”, disse.

Segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em comunicado no último dia 2, Itamar foi um dos principais colaboradores no combate à fome. “A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza. Neste momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus familiares e amigos”, acrescentou.

Explicando estar abalado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso concedeu entrevista coletiva logo após a confirmação da morte de Itamar. “Itamar era um homem digno, que não se deixava levar pelo fascínio do poder e não aceitava a corrupção”.

Para o ex-presidente da República e presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o Brasil perde um homem público insubstituível. “Itamar Franco é uma legenda do povo mineiro. Um dos maiores brasileiros do seu tempo, tendo exercido uma vida pública com dedicação total ao país, colocando suas qualidades de honradez, dignidade, inteligência e capacidade a serviço das grandes causas nacionais. Foi durante seu governo que o país encontrou a estabilidade econômica com o Plano Real”, comentou Sarney, em comunicado no dia 2.

Segundo o também ex-presidente da República e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), em nota no último dia 2, Itamar deixará exemplos a serem seguidos. “[Itamar era] um homem digno, coerente, ético e defensor intransigente dos seus ideais”, disse Collor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...