Cinco habilidades que todo executivo sênior deve se preocupar em desenvolver
Um professor da Harvard Business School defende que é preciso aceitar as mudanças do mercado e se preparar, com agilidade, para enfrentar a concorrência mais jovem
Época NEGÓCIOS Online
Para Groysberg, executivos jovens podem não ter a experiência de um executivo sênior, mas eles cresceram em um mundo diferente e estão mais acostumados com mudanças
É muito mais difícil um executivo sênior se manter no cargo atualmente do que há duas décadas, defende Boris Groysberg, professor de administração na Harvard Business School. Ele explica que o número e o tipo de exigências feitas pelo mercado – que está cada vez mais global – só aumentam e muitos CEOs não conseguem, ou não acham necessário, adaptar-se às mudanças.
Para Groysberg, o erro está aí: negar o fato de que vivemos em um mundo que continuamente passa por transformações e precisamos, portanto, nos adaptar a elas rapidamente. Em seu blog no site da revista Harvard Business Review, ele enumera cinco habilidades que todo CEO sênior deve se preocupar em desenvolver para manter-se à frente do jogo e da concorrência de executivos mais jovens.
1. O lado humano da gestão é mais importante do que nunca. Os formandos em administração saem da universidade muito bem armados com habilidades e técnicas que irão ajudá-los a lidar com as situações objetivas do dia a dia. Apesar de serem também muito importantes para uma boa gestão, hoje em dia é impossível levar uma empresa sem uma ótima desenvoltura em comunicação, colaboração entre funcionários e uma estratégia para lidar com culturas diferentes. Para muitas pessoas, isso é difícil de se aprender - muitos chegam a dizer, inclusive, que habilidades como essas só vêm com o tempo e a experiência.
2. As habilidades técnicas também são importantes. Apesar de estarem perdendo lugar, as técnicas de gestão ainda são essenciais e até aumentaram nas últimas décadas. Não é possível tomar boas decisões, ou ter o respeito dos funcionários, sem conhecimento técnico. Há uma diferença, contudo, entre como essa habilidade era vista há alguns anos e como é encarada nos dias de hoje. Atualmente, você precisa ser melhor em tudo. Administrar uma empresa tornou-se algo dramaticamente mais complicado, enfatiza Groysberg, e você deve manter esse conjunto de técnicas atualizado.
3. As funções dos altos executivos são cada vez mais interdependentes. Por isso, você precisa estar informado sobre tudo. Groysberg defende que é cada vez menos viável ser um especialista em apenas um assunto, se você administra uma empresa. Segundo ele, o CEO deve saber o que acontece em todas as áreas – das finanças ao marketing, passando pelos recursos humanos. Um executivo com conhecimentos abrangentes cresce com muito mais velocidade do que um com conhecimentos específicos.
Hoje é preciso desenvolver uma mentalidade global, um QI global e experiência global para continuar na liderança
4. As empresas estão se tornando mais globalizadas. É uma tendência. Pode ser que a empresa ainda não esteja preocupada em competir no mercado global, mas é algo que, inevitavelmente, deve acontecer. Por isso, é preciso que os CEOs desenvolvam uma mentalidade global, um QI global e experiência global – habilidades que não podem ser desenvolvidas com uma viagem à Suécia, por exemplo. Groysberg aconselha os executivos a se tornarem abertos a experiências diferentes e se acostumarem com essas diferenças culturais. É preciso estar em sintonia com diferentes culturas para trabalhar com funcionários e chefes de outros países. “Você precisa ter como objetivo não apenas ser o melhor CEO dos Estados Unidos, você precisa almejar ser o melhor CEO do mundo”, diz ele.
5. Aprenda o tempo todo. O mercado está mais dinâmico: as regras mudam constantemente, surgem novos concorrentes, o número de executivos talentosos cresce a cada dia. Você precisa aprender e adquirir novas habilidades com agilidade. Executivos mais jovens podem não ter a experiência de um executivo sênior, mas eles cresceram em um mundo diferente e estão mais acostumados com mudanças nas regras dos negócios.
É um desafio considerável. Some-se a isso o fato que as empresas já não enxergam como responsabilidade sua ajudar sua equipe a se manter atualizada. Muitas oferecem diferentes oportunidades de aprendizado, mas, no final das contas, é uma cobrança sua. Então, como você está se preparando para o futuro?
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