Sua legalidade depende do que você faz com a moeda, quem você é e onde você mora. Os países que aceitam legalmente o bitcoin são os EUA, Austrália, Canadá e a União Europeia. Essas nações também estão regulando a moeda para evitar o uso indevido, como a compra e venda de bens ilegais. Enquanto isso, a Islândia, o Equador e a Bolívia o proibiram completamente.
COMO ADQUIRIR A MOEDA?
Bitcoins podem ser comprados pela internet usando cartões de crédito ou dólares, euros e outras moedas, ou diretamente de pessoas. A moeda pode ser aceita como pagamento de bens ou serviços.
COMO FUNCIONA A “MINERAÇÃO” DE BITCOIN?
A moeda não existe em formato físico. Ao invés disso, os bitcoins são criados por meio de um processo de verificação de transações e pela resolução de quebra-cabeças computacionais. Isso se chama mineração. O "mineiro" - usuário especial autorizado a verificar e proteger as transações - que resolve o quebra-cabeça primeiro obtém a oportunidade de reivindicar bitcoins como recompensa.
COMO ARMAZENÁ-LA?
Os bitcoins podem ser armazenados em sua área de trabalho, no celular, na web ou no hardware usando um software chamado Bitcoin Wallet (Carteira de Bitcoins, em tradução livre do inglês).
COMO VENDÊ-LA?
Você pode vender bitcoin digitalmente, trocando-o por outra moeda ou fazendo uso de mercados de negociação bitcoin, também conhecido como espaço comercial peer-to-peer, onde você publica uma solicitação online e aguarda uma resposta. Também é possível vender a moeda pessoalmente por meio de um código QR no telefone da outra pessoa.
QUAIS COMPANHIAS ACEITAM BITCOIN?
Bitcoin é a moeda digital mais conhecida, e várias empresas a aceitam como pagamento legítimo em algumas partes do mundo para produtos e serviços. Alguns deles são: Microsoft, Dell, WordPress.com, Bloomberg.com, Reddit, Expedia.com e Whole Foods.
O PRIMEIRO ITEM COMPRADO COM BITCOIN FOI UMA PIZZA
A primeira transação de bitcoin foi uma compra de pizzas no valor de US$ 25, o que custou 10 mil bitcoins. As pizzas foram adquiridas por Laszlo Hanyecz em maio de 2010.
AS TRANSAÇÕES NÃO SÃO ANÔNIMAS
Todas as transações são armazenadas permanentemente na rede e tanto o saldo quanto os detalhes da transação de qualquer endereço de bitcoin são públicos. No entanto, a identidade do usuário não é divulgada.
OS PAGAMENTOS SÃO IRREVERSÍVEIS
As transações de bitcoin não podem ser revertidas; elas só podem ser reembolsadas pela pessoa que recebe os fundos.
SE VOCÊ PERDER A CARTEIRA, PERDE OS BITCOINS
Bitcoins possuem chaves e uma identidade única, inerentes a eles e, caso sejam perdidos com a carteira, são removidos de circulação para sempre.
O FBI POSSUI A MAIOR CARTEIRA DE BITCOIN DO MUNDO
Depois que o FBI desligou o mercado de drogas online Silk Road em 2013, a organização apreendeu todos os bitcoins do proprietário da rede, que valiam cerca de 3,6 milhões de dólares naquele momento. Estima-se que a agência agora controle mais de 144 mil bitcoins.