quinta-feira, 20 de março de 2014

Homens x Mulheres

Como o mercado de trabalho é distribuído entre homens e mulheres

Infográfico mostra percentuais de participação de cada gênero nos principais setores da economia

 
Com base em dados do Page Group sobre a participação de homens e mulheres no mercado de trabalho, o Administradores.com preparou um infográfico que apresenta percentualmente a participação de cada gênero nos principais setores da economia. Além de dados gerais, o material mostra também como é a distribuição dos cargos de média e alta gerência e dos de suporte à gestão entre homens e mulheres.

Os segmentos de saúde e recursos humanos foram os que mais tiveram suas vagas preenchidas por mulheres, no ano passado, 67% e 66% respectivamente. “São dois setores que tradicionalmente contam com maior presença de mulheres. A disponibilidades de candidatas, inclusive, sempre foi muito maior do que candidatos”, explica Sergio Sabino, diretor de marketing do PageGroup para a América Latina, coordenador do estudo.

As mulheres ainda são maioria em outros dois setores: no varejo (62%) e no mercado jurídico (53%). De acordo com Sabino, muitas vagas abertas no varejo dão preferencia a profissionais do sexo feminino. “Geralmente são posições que demandam gerenciamento de equipes gigantescas. E a sensibilidade feminina, aliada à sua capacidade motivacional e de engajamento são fundamentais e muito requisitadas pelas companhias”, explica. No segmento jurídico são os escritórios que contribuem para elevação da presença feminina no mercado.

Em alguns setores da economia, porém, a presença feminina em cargos de gestão ainda é baixa. É o caso do promissor mercado de Petróleo e Gás, segmento que vem apesentando níveis atrativos de remuneração nos últimos anos e tem 95% de seus postos ocupados por homens. Em TI, engenharia e no ramo imobiliário, os homens também são maioria absoluta.

Veja o infográfico:

Europa aprova lei que obriga carregador padronizado

Europa aprova lei que obriga carregador padronizado para dispositivos eletrônicos

Medida poderia obrigar a Apple, que utiliza tecnologia proprietária, a adotar conectores universais

 
 
O Parlamento Europeu aprovou na última sexta-feira (14) uma proposta que permite à Comissão Europeia introduzir no mercado um "carregador universal" para dispositivos móveis. Com isso, companhias desenvolvedoras de smartphones e tablets teriam de adotar o novo padrão europeu de entradas para carregadores. O prazo para implementação é de 3 anos.

A medida pode ser especialmente desvantajosa para a Apple, que investiu alto no conector lightning, sua tecnologia proprietária. Além se se adequar ao design dos aparelhos, o conector de 8 pinos é projetado para ter mais eficiência em iPhones e iPads. A empresa ainda não se manifestou publicamente sobre a norma.

A norma está sendo discutida junto aos fabricantes desde 2010. Uma das motivações é ecológica: visa à redução do descarte de lixo ecológico, já que quando um novo aparelho é adquirido, o carregador do antigo é descartado. Para Antonio Tajani, comissário europeu para a Indústria e Empreendedorismo, a aprovação "representa a base para mais inovação e crescimento no setor das tecnologias móveis".

De acordo com a Comissão Europeia, que propôs a padronização, "os fabricantes, importadores e distribuidores terão de respeitar um conjunto de obrigações claras, de modo a garantir a conformidade dos equipamentos de rádio colocados no mercado da UE. Além disso, o alinhamento das regras de equipamentos de rádio com outra legislação aplicável ao mercado interno dos produtos vai diminuir os custos de conformidade para as empresas, especialmente para as pequenas e médias empresas".
Os equipamentos de rádio incluem, além dos smartphones e tablets, receptores de GPS e dispositivos sem fio que emitem comando para abrir automóveis.

Com informações do Econômico

Uniforme escolar com erro ortográfico

Uniforme escolar com erro ortográfico é distribuído em escolas do DF

A palavra “ensino” foi grafada com “c” na camiseta. A imagem já possui mais de 10.000 compartilhamentos no Facebook

 
 
Uma foto do uniforme escolar recebido pelos alunos do Centro de Ensino Médio 01, mantido pelo governo do Distrito Federal, se tornou motivo de piada nas redes sociais. O motivo está em um erro ortográfico cometido na palavra “ensino”, grafada com “c” na camiseta. A imagem já possui mais de 10.000 compartilhamentos.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) admite distribuiu as blusas, porém afirmou que os uniformes são produzidos pela Fábrica Social, centro de capacitação profissional vinculado ao governo. Já a Fábrica Social explicou, por meio de uma nota, que as 2.800 camisetas produzidas por ela e entregues ao Centro de Ensino Médio 01 não possuem erros de português.

A secretaria divulgou um novo comunicado alegando uma possível adulteração nos uniformes escolares, que deverão ser investigadas pela Polícia Civil. “A SEDF afirma que foram produzidas pelo Programa Fábrica Social, mais de 2.800 camisetas para o Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia, todas por intermédio de uma única tela de reprodução em silkscreen, que agora se encontra em poder da SEDF para evitar novas investidas.

A divulgação na imprensa do uniforme com grafia errada está sendo tratada como ato de sabotagem pelas duas instituições. Considera-se impossível a reprodução de 27 camisas erradas no universo de 2.800 corretas, observando-se a técnica de produção", explica a nota.

terça-feira, 18 de março de 2014

Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de Março

Campanha responde carta de mãe preocupada sobre o filho com Síndrome de Down

O vídeo é uma homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de Março

 
 
A CoorDown, uma organização italiana que ajuda pessoas com Síndrome de Down, recebeu um e-mail de uma grávida preocupada ao descobrir que o filho teria o problema genético. Na mensagem, a futura mãe questionava que tipo de vida a criança teria e como seria seu futuro.

Para responder a pergunta, a agência Saatchi & Saatchi Itália transformou o e-mail em uma campanha em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de Março. No vídeo, 15 pessoas respondem à mãe, mostrando as alegrias e os desafios que ela deve esperar quando seu filho chegar.

O vídeo é emocionante e tem como objetivo promover a cultura da diversidade e integração, principalmente na escola e no trabalho. “Todos têm o direito de ser feliz”, diz a mensagem final da campanha. Assista:


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