sábado, 27 de agosto de 2011

Coca-Cola investe US$ 4 bilhões na China

Muhtar Kent, presidente da Coca-Cola Co., disse ontem que a fabricante americana de refrigerantes pretende gastar outros US$ 4 bilhões na China nos próximos três anos. É o mais recente investimento de vulto por uma grande multinacional de bebidas e alimentos para conquistar a segunda maior economia do mundo.

Em entrevista exclusiva ao The Wall Street Journal, Kent disse que a verba seria usada para abrir mais engarrafadoras, ampliar instalações e custear iniciativas de distribuição, marketing e desenvolvimento de novos refrigerantes. “É nosso terceiro maior mercado no mundo, com um crescimento da ordem de dois dígitos”, disse.

COKECHINA

Nos planos da Coca-Cola para a China não há o seguinte: aquisições. “Isso já não está no nosso radar, pois vemos muito potencial de crescimento orgânico”, disse Kent.

A Coca-Cola e a rival PepsiCo Inc. vêm investindo pesado na China. Com o crescimento do público consumidor no país mais populoso do mundo, as duas registram ali taxas de crescimento de dois dígitos — o que ajuda a compensar a queda das vendas no mercado americano. No ano passado, a PepsiCo criou um programa de US$ 2,5 bilhões a serem investidos em três anos pela divisão de salgadinhos e bebidas, o que inclui novas fábricas e até o cultivo de batata — e isso além do US$ 1 bilhão já investido desde 2008.

Mercados com sede

A rede americana de fast-food McDonald’s Corp. pretende expandir o total de estabelecimentos na China dos atuais 1.300 para 2.000 até 2013. No mês passado, a gigante suíça Nestlé SA ofereceu US$ 1,7 bilhão pela fabricante de doces chinesa Hsu Chi Fu International Ltd.

A Coca-Cola, que informa que a China responde por 7% das vendas no mundo todo no quesito volume, está para encerrar o ciclo anterior de investimentos no país. Anunciado por Kent em 2009, previa gastos de US$ 2 bilhões em três anos. Na verdade, disse Kent na quinta-feira, foram investidos US$ 3 bilhões. Esses investimentos na China são grandes pelos padrões históricos: nas três décadas antes de 2009, a Coca-Cola gastou só US$ 1,6 bilhão no país, informou a empresa anteriormente.

“[A empresa] estabelece seu destino dois ou três anos antes de que se concretize, pelo menos no modo como nossos negócios operam”, disse Kent.

O executivo indicou que o lucro reinvestido vai cobrir parte dos novos gastos. “Geramos muito caixa”, disse. Parte do investimento também virá de projetos com sócias da empresa na área de engarrafamento, a Swire Beverages Ltd. e a Cofco Coca-Cola Beverages Co.

Na China, a Coca planeja mais iniciativas como a do suco de laranja Minute Maid Pulpy, nascido ali. Foi a primeira marca da empresa criada num país emergente a alcançar US$ 1 bilhão em vendas; hoje, está em mais de 30 países. “Não vemos a China só como um grande mercado para crescer. Para nós, a China é um mercado futuro para mais inovações que beneficiem a empresa mundialmente”, disse.

Mas Kent, de 59 anos, já passou por dificuldades na China desde que assumiu o comando, em julho de 2008. Naquele ano, a Coca foi um dos patrocinadores das Olimpíadas de Pequim e do polêmico revezamento da tocha. Meses depois, em março de 2009, o acordo de US$ 2,4 bilhões pelo qual compraria a Huiyuan Juice Group Co., de capital fechado, foi rejeitado pelo órgão de defesa da concorrência do Ministério do Comércio da China.

Em retrospectiva, disse Kent, dá para ver que a empresa conseguiu, por conta própria, “uma liderança clara” no mercado chinês de sucos. Estamos focados no crescimento orgânico, não em aquisições, pois vemos muito potencial [no país]“, disse.

No último trimestre, o volume de vendas do carro-chefe da empresa — a marca Coca-Cola — subiu 23% na China, o melhor resultado desde 2004. Em novembro, Kent vai inaugurar a 42a. engarrafadora ali; será no norte, na província de Liaoning. A Pepsi também se concentra em zonas menos desenvolvidas na campanha para abrir cerca de dez novas fábricas na China. O serviço de informação americano Beverage Digest calcula que a Coca-Cola ficou com 60,1% do mercado chinês de refrigerantes no ano passado, seguida da PepsiCo, com 34,6%.

Kent não quis discutir em detalhe a alta nos preços do açúcar, do milho e de outras commodities. Segundo ele, a empresa tem alternativas para lidar com isso, o que incluiria aumento de preços e produtividade. “Estamos vivendo o mesmo que vive todo fabricante de alimentos”, disse.

A valorização recente do yuan não teve impacto nas operações da empresa, afirmou.
Assim como várias multinacionais, a Coca-Cola está “mantendo conversas” com autoridades em Xangai sobre a possibilidade de lançar ações da empresa na bolsa local, disse Kent; mas não há um desfecho iminente.

Fonte: WSJ

MARIDO TRAÍDO DESFILA COM ESPOSA NUA INFIEL PELAS RUAS DE CURITIBA


Joaquim foi buscar a esposa no motel e a levou para casa sem roupa e em cima do carroMarido leva esposa infiel para casa em cima do carro


Os moradores de Curitiba, no Paraná, foram surpreendidos com um veículo circulando pela cidade com uma mulher pelada em cima. G17 localizou o proprietário do veículo, José Jesuíno Joaquim Junior, e descobriu que se tratava de uma vingança: o marido traído foi até o motel, encontrou a esposa pelada na cama com outro, e a levou para casa ainda sem roupa, e em cima do carro, para que toda cidade pudesse ver.

“Já fui sete vezes buscar minha mulher no motel, conversava com ela, pedia pra ela não voltar a me trair, mas não teve jeito, ela continuou me chifrando. Então na oitava vez que fui busca-la no motel, do jeito que a encontrei (pelada) coloquei em cima do carro e levei para casa”, disse José.

A esposa atendeu a ligação do repórter de G17 friamente, dizendo que não se sentiu humilhada com a vingança do marido: “Não faço questão que ele vá me buscar no motel e me leve para casa em cima do carro sem roupa, o importante é que ele vá me pegar porque assim economizo o dinheiro do táxi”, disse.

Na vizinhança, os amigos pedem para que Joaquim se separe da esposa, mas ele se recusa e afirma que não vai perder a mulher para um amante qualquer.

Cachorro engole diamantes avaliados em R$ 16 mil nos EUA



  • Reprodução Notícia da rede norte-americana ABC News mostra Honey Bun
Os donos de uma joalheria na Geórgia, nos EUA, sentiram falta de diamantes avaliados em US$ 10 mil (cerca de R$ 16 mil) no fim do expediente. Mas não precisaram ir muito longe para encontrar o "ladrão". Sequer chamaram a polícia. Desconfiaram que as jóias estavam "escondidas" na barriga do cachorro Honey Bun (“pão de mel”, na tradução literal).

O incidente teria acontecido há duas semanas, segundo a imprensa norte-americana.

Um dos donos da loja, Chuck Roberts, disse à rede WALB que se levantou de sua mesa para atender um cliente. Segundo ele, o cachorro deve ter subido na cadeira e pulado na mesa, onde havia quatro pacotes de diamantes avulsos. Ao voltar a seu lugar, Roberts encontrou apenas três pacotes na mesa, e um deles estava vazio no chão.

Desconfiados do mascote, os donos fizeram um raio-X. A imagem confirmou a suspeita: duas marcas brancas apareceram –o carbono, elemento do qual os diamantes são formados, não aparece em raio-X.
Os diamantes foram limpos e enviados de volta ao fornecedor. O cachorro também foi examinado e passa bem. Já o dono da joalheria passou a tomar mais cuidado com onde deixa sua cadeira.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vídeo - Trânsito organizado

Otimismo em excesso gera acomodação na carreira, alerta especialista

Esperar demais para o futuro pode confundir o profissional, que se esquece de evoluir e se aprimorar para então galgar cargos maiores

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br
 
Desejar um futuro melhor em termos de carreira e qualidade de vida não é nenhum pecado. Mas quando esse desejo passa a ser mais importante do que as próprias atitudes tomadas pelo profissional para se chegar até o objetivo, é hora de parar e analisar a situação: você pode estar sendo vítima do otimismo em excesso.

Um dos sintomas desse mal é o bloqueio da percepção da realidade, que pode gerar problemas mais complicados na carreira. Segundo o consultor Eduardo Ferraz, especialista em Neurociência Comportamental, esse tipo de situação pode acontecer quando o profissional se julga mais competente do que realmente é e deixa de se preocupar com o desenvolvimento das próprias habilidades e conhecimentos.

Qualificação

Segundo a última análise do Índice de Expectativas das Famílias (IEF), estudo realizado mensalmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 78% dos chefes de famílias brasileiros se sentem seguros com os atuais cargos. Destes, 35,8% estimam um crescimento profissional nos próximos seis meses. Por outro lado, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que a carência de profissionais qualificados atinge 69% das empresas, sendo que 78% delas procuram investir na melhoria desse quadro capacitando os colaboradores no próprio local de trabalho.

Anne-Louise Quarfoth/ iStockPhoto
Esperar demais para o futuro pode confundir o profissional, que se esquece de evoluir e se
aprimorar para então galgar cargos maiores 

Logo, a segurança na carreira que muitos profissionais brasileiros têm pode ser um ilusão bem efêmera. "O fato é que muitos profissionais deixam de se aprimorar em suas carreiras por terem uma autoavaliação distorcida", afirma Ferraz, ressaltando que a tese do psicólogo e vencedor do prêmio Nobel Daniel Kahneman foi justamente calcada no fato de que o otimismo em excesso é uma regra no mercado de trabalho, não exceção. Segundo Kahneman, todos têm uma tendência inconsciente a se acharem mais qualificados do que realmente são.

"O ser humano é condicionado, instintivamente, a buscar o caminho mais fácil e toma decisões baseadas no prazer imediato. Por isso tantas pessoas se endividam, cuidam pouco da saúde e deixam a carreira seguir por inércia", pontua o consultor.

Atitudes valem mais do que pensamentos

Ferraz defende que todos os profissionais devem procurar fazer uma autocrítica mais justa e agir para promover as mudanças necessárias. "Esperar que o melhor aconteça em sua carreira, sem o devido esforço, é mera ilusão. Ninguém é promovido ou recebe uma proposta de trabalho maravilhosa apenas por sorte. Pensamentos positivos são importantes, mas ter atitudes realistas é essencial", garante.

Para evitar situações de otimismo exacerbado e, por conseguinte, surpresas na carreira (como angústia, baixa auto-estima, insatisfação e até demissão), nunca é demais, lembra Ferraz, investir no autoconhecimento e na análise das reais competências profissionais. "Aprimorar continuamente seus pontos fortes deveria ser a maior prioridade na vida de quem quer evoluir profissionalmente. Se você estuda, faz cursos de qualificação, aprimora seus talentos e é reconhecido por isso, seu otimismo na verdade é puro bom senso", conclui.

28 de agosto - Dia nacional do Voluntariado

Tirinhas - Edibar

Novo sistema de ponto eletrônico entra em vigor em 1º de setembro

Segundo pesquisa, boa parte das empresas ainda não adotaram sistema regulamentado pelo Ministério do Trabalho, mesmo a dez dias do fim do prazo

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br
 
De acordo com o Ministério do Trabalho, o novo sistema de ponto eletrônico dos funcionários passa a vigorar em 1º de setembro. O sistema foi regulamentado com o intuito de diminuir as reclamações trabalhistas e reduzir o prazo de processos.

A portaria 1510/2009 estabelece que o novo equipamento de ponto eletrônico imprima um comprovante ao trabalhador toda vez que for feito registro de entrada e saída, inclusive na hora do almoço. Outro aspecto positivo é a segurança dos dados. Pode-se retirar as informações internas do sistema apenas com um pen drive colocado na entrada USB do computador. E quem pode coletar os dados é somente o responsável pela área de Recursos Humanos da empresa ou o fiscal do Ministério do Trabalho.

Para o presidente da Nasajon sistemas - empresa especializada na criação de sistemas informatizados de gestão empresarial-, Eduardo Nasajon, são várias as vantagens da automação. "Dessa forma é possível fazer a administração do ponto dos funcionários com relatórios detalhados por período e divisão e principalmente o atendimento à Portaria. O sistema tem todas as características necessárias para ser integrado aos equipamentos (hardwares) aprovados pelo Ministério do Trabalho", afirmou.

Mesmo com a obrigatoriedade, a dez dias do fim do prazo da adequação das empresas para instalação do ponto eletrônico, grande parte delas ainda não instalou o novo equipamento. Estudo feito pela Associação dos Fabricantes de Relógio de Ponto revela que 38% das companhias do Grande ABC (SP), por exemplo, ainda não efetuaram a troca do aparelho. Um dos motivos é o custo, que varia de R$ 1.700,00 a R$ 4.500,00, dependendo do número de funcionários e dos incrementos tecnológicos, caso da leitura biométrica (pelos dedos).

Das empresas que já implantaram o sistema de ponto eletrônico, 74% mostraram-se satisfeitas com a inovação e 78% de seus funcionários aprovaram a mudança. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto AGP. O estudo revela também que 60% dos funcionários sentem-se mais protegidos com o novo registro de ponto e apenas 6% não acreditam que haja maior proteção com a nova ferramenta. 

Mais de 20 mil brasileiros declararam ao Banco Central ter juntos US$ 274 bilhões no exterior

A declaração, iniciada no ano-base 2001, é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que detinham ativos acima de US$ 100 mil em outros países

Por Stênio Ribeiro, Agência Brasil
 
O Banco Central (BC) divulgou ontem (23) que 17.879 pessoas físicas e 2.191 empresas declaram ter US$ 274,6 bilhões no exterior, em dezembro do ano passado. Comparado a 2009, representam aumentos de 18,6% no número de declarações de capitais brasileiros no exterior e de 23% no volume de recursos.

A declaração, iniciada no ano-base 2001, é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que detinham ativos acima de US$ 100 mil em outros países, para permitir ao Brasil medir sua posição internacional de investimentos (PII). Isso e o balanço de pagamentos constituem as estatísticas fundamentais para a análise do setor externo da economia brasileira.

O balanço divulgado pelo BC mostra que do total de recursos brasileiros lá fora US$ 189,2 bilhões são referentes a investimentos diretos, que cresceram 15% em relação a 2009. Comparado aos R$ 49,7 bilhões de investimentos em 2001, a evolução mais que triplicou, "evidenciando a sólida e acelerada internacionalização das empresas de capital brasileiro".

Os investimentos brasileiros em carteira no exterior somaram US$ 38,397 bilhões, dos quais US$ 797 milhões em derivativos. Os demais US$ 47 bilhões correspondem a aplicações diversificados. Segundo o BC, a participação do capital brasileiro no exterior concentra-se em atividades de extração mineral (27,4%) e em serviços financeiros e atividades auxiliares (38,2%).

Quanto à distribuição geográfica, destaque para a Áustria, país no qual foram investidos 21,9% do estoque total. Mais do que receberam alguns paraísos fiscais como as Ilhas Cayman (17,4%), Ilhas Virgens Britânicas (8,7%) e Bahamas (7,3%). Os ativos brasileiros são significativos também nos Estados Unidos (7,8%), Países Baixos (6,4%), na Dinamarca (5,5%) e Espanha (5,3%).

Os empréstimos intercompanhia, que compreendem os créditos concedidos a subsidiárias e filiais no exterior na forma de empréstimos e financiamentos de bens e serviços, bem como a compra de títulos emitidos por essas coligadas, registraram retração de 37,2% no ano. Eles somaram US$ 20,2 bilhões ao final de 2010, dos quais US$ 15,6 bilhões de longo prazo e US$ 4,6 bilhões de curto prazo. 

Percebi minha incapacidade, diz Kan ao renunciar como premiê do Japão

Por Marcílio Souza
TÓQUIO – O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, disse nesta sexta-feira que o fato de seu governo não ter conseguido evitar a crise na usina nuclear de Fukushima o fez entender que suas ações como premiê não estavam sendo suficientes. Kan anunciou hoje, conforme esperado, sua renúncia ao cargo, após o Parlamento votar projetos de reconstrução do país.

“Eu percebi minha incapacidade” como premiê após o acidente nuclear, disse Kan, em sua última entrevista coletiva como primeiro-ministro. Ele disse que, mesmo após a renúncia, continuará trabalhando, como político, para reduzir a dependência do país em relação à energia nuclear.

Kan também pediu ao próximo governo que trabalhe para melhorar o programa de seguridade social do país e para conseguir equilíbrio fiscal porque “não podemos deixar o encargo financeiro para as próximas gerações”.

Kan, que ficou 14 meses no cargo, disse ainda que o próximo primeiro-ministro deveria permanecer pelo menos quatro anos e que deve conservar relações próximas com os EUA, “porque isso é impotante para manter o mundo seguro”.

Desde que Junichiro Koizumi deixou o posto em 2006, quatro outros primeiros-ministros já governaram o Japão. A renúncia de Kan tanto ao cargo de premiê quanto à liderança do Partido Democrático põe fim a um governo marcado por uma série de medidas impopulares e pela queda forte de popularidade após ter atuado mal em uma disputa diplomática com a China relacionada a questões territoriais em setembro do ano passado.

Não faltaram também queixas quanto ao modo como Kan enfrentou o terremoto de 11 de março e o tsunami e a crise nuclear que se seguiram. A oposição, crescentemente hostil, também tirou-lhe popularidade e o deixou numa situação política difícil, a ponto de até seus colegas de partido pedirem sua renúncia.
De 66% de popularidade que tinha logo que tomou posse, Kan deixa o cargo com apenas 15% de aprovação. “Fiz o que pude e o fiz sob circunstâncias difíceis”, disse ele aos congressistas do partido ao anunciar sua saída.

(Marcílio Souza | Valor, com Dow Jones Newswires)

* Para nós não é normal vermos um representante do povo assumindo a sua falta de capacidade e pedir demissão de seu cargo, o nosso comum é demissão por corrupção e pedido de demissão para evitar cassações e na próxima eleição voltar com o voto do povo.
Marcopolo avalia fabricar micro-ônibus na Rússia 

Formação de joint venture poderá atender à demanda por veículos do país e das nações da antiga União Soviética

Roberto Hunoff, de Caxias do Sul

No prazo de 60 a 90 dias, a Marcopolo, de Caxias do Sul, e a russa Kamaz concluem os estudos de viabilidade visando à possível formalização de joint venture na Rússia. O objetivo da parceria é a produção de micro-ônibus para atender à nova demanda do mercado russo e das nações da antiga União Soviética. A ideia é a montagem de carroçarias brasileiras sobre chassis Kamaz, atendendo aos padrões de emissões a partir da norma Euro 4.

Fora do mercado russo desde dezembro de 2009, quando desfez sociedade com a Gaz Group, a Marcopolo manteve escritório em Moscou para acompanhar a evolução do mercado e prospectar novas parcerias. De acordo com Rubens Bisi, diretor de Estratégias e Desenvolvimento de Negócios da companhia brasileira, o mercado russo está em processo de retomada depois da crise financeira mundial de 2009.

Ele recorda que, com a crise, o mercado estagnou nos últimos anos. Com a recuperação econômica, a frota atual de ônibus, além de sucateada, tem dificuldades de atender à demanda. Há, ainda, a intenção do governo russo de estabelecer em lei a idade máxima para uso de ônibus.

De acordo com Bisi, o mercado anual de ônibus urbanos na Rússia é estimado na ordem de 10 mil a 12 mil unidades, voltando aos patamares pré-crise, mas a produção limita-se a pouco mais da metade. A proposta da joint venture, se formalizada, é montar micro-ônibus, segmento em que a Kamaz não atua. O grupo russo é composto por 96 empresas e emprega 59 mil pessoas.

A Marcopolo manteve parceria com a Gaz Group, inicialmente Ruspromauto, de 2006 a 2009. Foi formalizada, em um primeiro momento, para a montagem de modelos rodoviários para atender aos mercados da Rússia e de exportação. A unidade foi idealizada para a montagem, a partir de 2010, de 750 a 1 mil unidades/ano. Na sequência foi agregado novo negócio: a produção de miniônibus, dobrando as estimativas iniciais. Com o mercado em crise, a produção foi desativada em abril de 2009 e a sociedade desfeita em dezembro. No mercado brasileiro a companhia também investe no segmento urbano, mas aposta no crescimento da demanda para atender aos projetos de sistema BRT nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Nesta semana, em São Paulo, a empresa lançou o modelo urbano Viale BRT, projeto que consumiu em torno de R$ 10 milhões e integra o pacote total de R$ 350 milhões que serão investidos no período de 2011 a 2016 na modernização e ampliação da capacidade de produção das unidades domésticas localizadas em Caxias do Sul e Duque de Caxias (RJ).

Oferecido nas versões 4x2, articulado e biarticulado, o novo ônibus, com preços na casa de R$ 300 mil a R$ 320 mil, é montado sobre chassi Mercedes-Benz, mas a intenção é ampliar também para marcas MAN, Scania e Volvo. A produção terá início em novembro próximo e as vendas em março de 2012. O foco inicial de atuação da Marcopolo neste segmento será o Rio de Janeiro, que deverá concluir seu primeiro corredor BRT até março do ano que vem. A empresa também acompanhará de perto o desenvolvimento do sistema em Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Brasília.

Na avaliação do diretor comercial Paulo Corso, até 2014 as vendas de ônibus para o sistema BRT deverão atingir 2,5 mil unidades. A meta da Marcopolo é absorver 40% deste volume. Além das 12 capitais que sediarão os jogos durante a Copa de 2014, outras 25 cidades foram contempladas com recursos oferecidos pelo governo, por meio do PAC, para a construção do sistema BRT.
Economia gaúcha cresce 6,7% no semestre

Porém, dados de abril a junho já mostram redução do ritmo de avanço do PIB, segundo índice calculado pela FEE

O crescimento das atividades econômicas no Rio Grande do Sul foi de 6,7% no primeiro semestre do ano, segundo os números apurados pelo Índice Trimestral de Atividade Produtiva (Itap), calculado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). Os dados referentes aos meses de abril, maio e junho mostram, porém, que o ritmo de crescimento vem diminuindo.

Enquanto o Itap do primeiro trimestre cresceu 7,8% sobre o mesmo período de 2010, a avaliação dos três meses seguintes registrou um avanço de 5,8% sobre o segundo trimestre de 2010. Essa diminuição, para o presidente da FEE, Adalmir Marquetti, é reflexo das políticas federais de contenção inflacionária e influência dos problemas internacionais.

“Acreditamos que o arrefecimento do ritmo de crescimento se manterá até o final do ano, mas ainda assim a economia gaúcha fechará 2011 com um crescimento maior que a média da economia brasileira. Esse resultado já foi verificado no primeiro trimestre, quando o PIB nacional cresceu 4,2% e o Itap, 7,8%, e deve se repetir agora no segundo trimestre, já que a expectativa é que os números do PIB brasileiro, que serão divulgados na próxima semana, mostrem um crescimento entre 3% e 3,5%”, afirmou.

Mais uma vez, o carro-chefe durante o segundo trimestre foi a agropecuária, que teve um avanço de 7,8%, alimentado pelos bons resultados das lavouras de soja (13,7%) e arroz (29,2%). A colheita da soja, concentrada no segundo trimestre, alcançou uma produtividade de 11,6 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul. Nos serviços, a expansão foi de 6,3%, puxada pelo bom desempenho do comércio, 11,1%. Nessa atividade, a venda de material de construção foi a que teve maior peso, 32%, bem como os móveis e eletrodomésticos, que alcançaram 20,2%. A intermediação financeira cresceu 5,8%, enquanto a administração pública e os aluguéis movimentaram 2,7% a mais cada uma - um ritmo normal, segundo o economista Martinho Lazzari, responsável pelo estudo.

O crescimento na indústria de transformação foi menor, de 4,6% no segundo trimestre. O comportamento foi bastante divergente entre as atividades industriais. Enquanto a produção de máquinas e equipamentos cresceu 11,8% e a produção de móveis aumentou 19,8%, o refino de petróleo caiu 12,7%, a cadeia da celulose se retraiu em 8,4% e a produção de borracha e plástico perdeu 5,4%.

Para Lazzari, o mercado externo, com o avanço da exportação de tratores e bombas, explica o crescimento da indústria de máquinas e equipamentos, ao mesmo tempo em que a redução nas exportações justifica a retração nos setores de celulose e petróleo. “No setor moveleiro, o crescimento se deve muito mais a um ajuste, já que os dados do ano passado foram calculados sobre uma base distorcida pela redução do IPI. Os reflexos do Plano Brasil Maior devem ser registrados após dezembro”, detalhou Marquetti.

Steve Jobs deixa a Apple para entrar para a história


Steve Jobs (Foto: Reprodução)
Steve Jobs (Foto: Reprodução)

A renúncia de Steve Jobs do cargo de CEO da Apple marca o fim de uma era na indústria da tecnologia. Isto pode até parecer um lugar comum, mas neste caso não existe nenhum exagero, afinal estamos falando do homem que criou o iPod e o iPhone, sem falar no iPad.

O objetivo de Steve Jobs sempre foi criar a melhor experiência possível para o usuário dos aparelhos, algo que se tornou uma verdadeira obsessão. A sua eterna busca pela simplicidade e o cuidado que ele tem com os produtos da Apple, desde a embalagem até o sistema operacional, são o principal motivo para a Apple ter saído de uma situação de quase falência até se tornar a empresa de capital aberto mais lucrativa do mundo.

Muitos acreditam que a empresa está fadada ao fracasso sem a presença do seu CEO, mas eu discordo, pois Steve Jobs não iria sair da empresa sem planejar com os mínimos detalhes como seria a sua sucessão. Ao longo da sua vida, Jobs sempre foi tão polêmico quanto genial, e como ele ainda vai continuar sendo o Presidente do Conselho da Apple, ainda veremos a sua influência em muitos produtos. Sua trajetória na empresa foi de muitos altos e um único ponto baixo, sua renúncia em 1985 sob a pressão do Conselho da Apple liderado pelo CEO John Sculley, que tinha sido recrutado pelo próprio Jobs, mas antes disto, muita coisa aconteceu.

O início da Apple
Voltando ao começo, Steve Jobs começou construindo computadores na garagem ao lado do seu amigo e sócio Steve Wozniak. No meio dos anos 70, os dois amigos se divertiam criando versões de um aparelho chamado Blue Box, que emitia o som de tons e permitia que se fizessem ligações de graça para qualquer lugar do mundo. Pouco tempo depois, Steve Jobs estava trabalhando na Atari, e teve a grande sacada de levar o seu grande amigo para lá, onde eles criaram um jogo (Breakout, uma versão do clássico jogo Pong) em apenas 4 dias. Ao ver o jogo rodando em uma TV colorida (com uma simples bola que mudava de cor), os dois perceberam que o uso das cores era um grande diferencial, o que teria uma grande influência nos computadores que os dois criariam juntos.

Em 1976, Woz construiu na garagem o Apple II, quando ainda trabalhava na HP, e Steve Jobs se mostrou a pessoa ideal para vender o aparelho, o que os tornou os dois grandes pioneiros do computador pessoal. Em breve chegaram os investidores, e a Apple nunca mais seria a mesma. Uma visita a Xerox mudou a cabeça dos dois, ao conhecerem um sistema operacional com janelas e um mouse como interface. Um grande passo nesta direção foi o Lisa, lançado em 1983, que não teve sucesso por ser complicado e caro demais. Pouco tempo depois Jobs se juntou ao “time Macintosh”, e apresentou o primeiro Mac em 1984.

O primeiro Macintosh foi lançado com um anúncio simplesmente antológico no Super Bowl, um vídeo dirigido por Ridley Scott, com uma referência direta ao clássico “1984” de George Orwell fazendo um ataque direto ao “grande irmão”, que no caso era a IBM. Depois que Steve Jobs saiu da Apple, renunciando após ser pressionado pelo Conselho da empresa, ele fundou a NeXT Computer, que não teve sucesso comercial mas era realmente revolucionário, com um sistema operacional que foi usado como base para o OS X que conhecemos hoje. Vale destacar que um NeXT Workstation foi o primeiro servidor web do mundo, usado pelo pioneiro Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web. Enquanto esteve fora da Apple, Steve Jobs aproveitou para fundar a Pixar Animation Studios, da qual também foi o primeiro CEO. A Pixar foi comprada pela Walt Disney Company em 2006, o que tornou Steve o maior acionista individual da Disney.

A rápida Era NeXT
Em uma reviravolta do destino, a Apple comprou a NeXT, e quando Steve voltou para sua empresa não perdeu tempo, e começou a lançar produtos simples e geniais, que levaram a Apple a se tornar uma verdadeira gigante no mercado de tecnologia. O primeiro produto desta retomada foi o iMac, lançado em 1998, e que quebrou paradigmas tanto pelo formato quanto pela ousadia de abandonar de vez o disquete como meio de armazenamento. Em 2001, percebendo que a Sony estava tendo dificuldades para adaptar o sucesso do Walkman para o mundo dos arquivos MP3, Steve lançou o primeiro iPod, que unia a facilidade de uso com espaço para muitas músicas, o que mudou para sempre o panorama da indústria musical. No mesmo ano, Steve lançou a primeira loja da Apple, criando a maneira ideal para vender seus produtos.
saiba mais

A revolução do iPhone

Em 2007, Steve lançou o iPhone, que apesar das inúmeras limitações, se tornou um incrível sucesso de vendas. Sua grande tela multi-touch mudou os rumos da indústria de telefonia, que se esforçou para acompanhar a nova tendência. No ano seguinte chegou o iPhone 3G e a App Store, que facilitou a forma de vender aplicativos mobile e se tornou um imenso sucesso, catapultando ainda mais as vendas do iPhone e outros dispositivos com o sistema iOS. As atualizações anuais do iPhone foram trazendo os recursos tão pedidos, e o iPhone 4 é hoje o smartphone mais vendido do mundo.

Seu último grande ato na Apple foi o lançamento do iPad, que apesar das críticas dos concorrentes, conseguiu criar um nicho novo e praticamente decretou a morte dos ultra populares netbooks. Quando Steve Jobs apresentou o iPad como algo "mágico e revolucionário", os críticos duvidaram, mas assim que os usuários experimentaram o tablet, viram que ele não estava exagerando nem um pouco. O lançamento do iPad 2 trouxe muitas melhorias, e tudo indica que o iPad 3 vai ser revolucionário, assim como o iPhone 5.

Nem tudo o que a Apple lançou sob o comando de Steve Jobs foi um sucesso de vendas, mas muitos fracassos serviram de base para outros produtos que revolucionaram o mercado. É incrível perceber a unidade da linha de produtos da Apple, desde o MacBook Air, passando pelo Apple TV, todos os modelos do iPod, o iPad até o topo de linha Mac Pro. A sua parceria com o designer Jonathan Ive envolve a criação de muitos protótipos que são exaustivamente testados e aperfeiçoados até se tornarem o produto final. Confira a biografia de Steve Jobs no site da Apple.

Começa a Era Tim CookAgora o seu herdeiro e fiel escudeiro Tim Cook, terá a missão de manter a Apple no rumo da inovação, sempre contando com a ajuda de Steve Jobs, que como Presidente do Conselho, ainda vai continuar exercendo uma grande influência sobre a empresa. Como o próprio Steve Jobs disse em sua carta de renúncia, “os dias mais brilhantes e inovadores da Apple ainda estão por vir”. Será que alguém ainda tem alguma dúvida?

Recentemente Steve apresentou o projeto do Apple Campus, mostrando o quanto se importa com a Apple e como acredita no seu futuro. Não existe uma maneira melhor para terminar este texto e prestar uma homenagem ao grande Steve Jobs do que mostrar os vídeos do seu discurso para uma turma de formandos em Stanford (legendados em português).

Mensagem do dia

Existem fases em que a vida exige que nos isolemos para reflexão, a fim de avaliarmos as coisas com maior inteireza e, se for preciso, atingir a superação.
Existem momentos em que as coisas se expandem muito, mas até esta expansão precisa parar mais cedo ou mais tarde.
Todos nós temos nossos defeitos e é inevitável nos depararmos com eles em algum momento de nossas vidas.
Enfrentá-los e superá-los é sempre fonte de muito aprendizado e evolução pessoal.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Projeto eleva licença-paternidade de 5 para 30 dias


A proposta, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), dá o mesmo direito ao pai adotante.


A Câmara analisa o Projeto de Lei 879/11, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que eleva para 30 dias o período da licença-paternidade. A proposta, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), dá o mesmo direito ao pai adotante.

O artigo 10º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) fixa, em caráter provisório, o prazo de cinco dias para a licença-paternidade, até que uma lei discipline a questão. É o que pretende fazer este projeto.

Mãe sobrecarregada

Erika Kokay argumenta que os primeiros dias de vida de um recém-nascido - e, nos casos de crianças adotadas, as primeiras semanas de convivência com a família adotante -, representam o estreitamento de laços e a criação de vínculos, de forma a promover o convívio e a integração da criança e seus pais.

“A ausência paterna sobrecarrega a mãe, que se encontra no delicado período puerperal, cuja duração é de 30 a 45 dias após o parto, muitas vezes em pós-operatório, com limitações físicas e carências psíquicas, e que necessita ser auxiliada nos cuidados imediatos do bebê”, diz a deputada.

Ela acrescenta que o mesmo vale para a mãe adotante, que precisa da presença e da participação ativa do pai adotante, em razão do período de adaptação à nova realidade familiar.

Fonte: Coad

Qualidade de vida pode garantir desconto no plano de saúde

AGÊNCIA BRASIL 23/08/2011 01h00
foto
 Para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o cliente de plano de saúde que aderir a ações ou programas de incentivo ao envelhecimento com qualidade de vida poderá ter desconto de até 30% na mensalidade. Essa deve ser uma das consequências da Resolução Normativa 265, publicada ontem (22), que visa a incentivar os usuários de planos de saúde a participar de programas desenvolvidos pelas próprias seguradoras para promover o chamado envelhecimento ativo e prevenir doenças crônicas, como câncer, diabetes e hipertensão.
A gerente-geral de Regulamentação Assistencial da ANS, Martha Oliveira, explicou que o objetivo da medida é estimular economicamente um sistema de saúde voltado à prevenção de doenças e à promoção da saúde e não apenas ao tratamento. “Com isso, os beneficiários serão incentivados a aderir aos programas de promoção da saúde e envelhecimento ativo, que é um conceito da Organização Mundial de Saúde [OMS]. Por ele, acredita-se que, para uma pessoa envelhecer com qualidade, com menos carga de doença, é preciso cuidar da saúde desde o nascimento”.
O programa vai promover o acesso a cuidados primários capazes de detectar e gerenciar precocemente as doenças crônicas que, associadas à idade mais avançada, são responsáveis pela maior parte das perdas da capacidade funcional das pessoas. As ações nesse sentido podem ser campanhas de combate ao fumo e ao sedentarismo, estímulo à prática de exercícios físicos e serviços preventivos, como consultas com nutricionistas. O formato dos programas será definido pela própria operadora.
Martha Oliveira acrescentou que o programa vale para todos os tipos de planos de saúde (individuais, familiares, coletivos empresariais ou por adesão). Os descontos não poderão variar de acordo com a idade do segur5ado ou por doença preexistente.
Embora os planos de saúde não sejam obrigadas a desenvolver programas de envelhecimento com qualidade de vida, nem ofertar os descontos previstos, a gerente da ANS acredita que os incentivos vão garantir a adesão das operadoras.
“Todo mundo sabe, inclusive as operadoras, que a sustentabilidade do setor [de saúde complementar] está pautada na promoção e na prevenção. Quando isso acontece, elas [as operadoras] têm resultados óbvios com redução de gastos com tratamentos. Além disso, aquelas que promoverem o programa [de envelhecimento ativo] contarão com estímulos internos, como uma pontuação diferenciada na nota que a ANS dá a elas”, disse.

Vídeo - Gols da Recopa

Ciência - Buraco Negro engole Estrela

Satélite da Nasa 'flagra' buraco negro engolindo estrela

Fenômeno acontece a 3,9 bilhões de anos-luz de distância da Terra.
Estudos sobre o fenômeno foram publicados na revista 'Nature'.

Do G1, em São Paulo
Um buraco negro dentro de uma galáxia a 3,9 bilhões de anos-luz de distância da Terra foi "flagrado" por um telescópio da Nasa ao engolir uma estrela que se aproximou demais. Dois estudos sobre o fenômenro foram publicados na edição desta semana da revista "Nature".

O "acidente" cósmico tem causado o envio de raios X à Terra desde março de 2011. A galáxia está localizada na direção da constelação do Dragão. Os gases da estrela acabam sendo "engolidos" e ficam girando na região do buraco negro. Um feixe de partículas é formado no local e um dos lados do feixe está virado em direção da Terra, permitindo que o satélite Swift detecte o fenômeno.

Segundo os astrônomos, os centros da maioria das galáxias possuem buracos negros gigantes - com milhões de vezes a massa do Sol. No caso da Via Láctea, o buraco negro tem uma massa igual a de 4 milhões de sóis. Os dados do Swift mostram que o buraco negro pesquisado é duas vezes maior do que o da nossa galáxia.

Ilustrações mostram buraco negro devorando estrela. (Foto: Nasa)
Ilustrações mostram buraco negro devorando estrela. (Foto: Nasa)
O ÚLTIMO CHEQUE...
 

Pense numa mulher vingativa!

A filha faz 21 anos e o pai está todo feliz por emitir o último cheque da pensão que é paga à ex-mulher, há 20 anos e 11 meses.

Pede para a filha levar o cheque e retornar rapidinho, para contar-lhe
como ficou a cara da BABACA da mãe dela, ao dizer-lhe que este é o
último cheque que ela verá da parte dele.

A filha entrega o cheque à mãe, ouve o que ela diz e volta para a casa
do pai, para dar-lhe a tão esperada resposta.

- Diga-me, filha, qual foi a reação da BABACA da sua mãe!
- Ela mandou dizer que você não é o meu pai!

Aposentadoria - quem tem direito a revisão do teto?

Aposentado já pode consultar extrato e checar se tem direito à grana extra da revisão do teto

Para checar se está na lista, basta acessar o site da Previdência e informar o número do benefício, a data de nascimento, o nome e o CPF do beneficiário.


Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) já podem conferir se vão receber a grana extra da revisão do teto do benefício. O Ministério da Previdência liberou neste fim de semana o extrato do mês de agosto.
 
Para checar se está na lista, basta acessar o site da Previdência e informar o número do benefício, a data de nascimento, o nome e o CPF do beneficiário.

 
Cada aposentado e pensionista receberá um valor médio de R$ 175 e o impacto disso nos cofres públicos será de R$ 18 milhões, segundo cálculos da Previdência.
 
O INSS havia informado que aproximadamente 117 mil pessoas receberiam o aumento na folha de pagamento a partir de agosto, mas o número foi reduzido para 107 mil. A Previdência informou que cerca de 10 mil benefícios ainda estão em análise e não foram liberados.
 
Têm direito a receber esse dinheiro pessoas que se aposentaram pelo valor máximo no período entre 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004.
 
Durante esse período, o INSS limitou todos os benefícios ao teto fixado na Constituição, mesmo que pela regra de cálculo das aposentadorias a pessoa tivesse direito a um pagamento maior.
 
Mais grana
 
O bolso dos aposentados e pensionistas terá outro alívio além do reajuste do teto do benefício. As categorias vão receber até metade do 13º salário, o que deve atingir o bolso de 24,6 milhões de brasileiros.
 
O depósito é automático e será feito entre os cinco últimos dias úteis de agosto e os cinco primeiros dias úteis de setembro, de acordo com a Previdência Social. Segundo a decisão, a segunda parcela, que normalmente vem no fim do ano, vai corresponder à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada.
 
A maioria dos aposentados e pensionistas vai receber 50% do valor do benefício, mas existe uma exceção para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Fonte: R7 - Notícias

RH - Remuneração

A recompensa de cada um

Como criar um plano de remuneração variável para estimular os funcionários de pequenas ou médias empresas

Kiko Ferrite
Diego Martins, fundador da Acesso Digital.  

Diego Martins, da Acesso Digital: Remuneração por resultados para todos os 58 funcionários da empresa

Na paulistana Acesso Digital, empresa dedigitalização de documentos, todos os 58 funcionários têm parte da remuneração baseada em desempenho. Atrelar parte do pagamento aos resultados foi a forma que o empreendedor Diego Martins, de 27 anos, encontrou para estimular o crescimento dos negócios.

"Da copeira aos diretores, todo mundo na empresa tem metas e é recompensado por atingi-las", diz Martins. "Acredito que é por isso que estamos conseguindo crescer rapidamente." Desde que foi fundada, em 2004, a Acesso Digital vem dobrando de tamanho a cada ano. Em 2011, suas receitas devem chegar a 14 milhões de reais.

Estabelecer um programa de remuneração variável é uma forma de fazer com que os empregados passem a pensar e a agir como donos do negócio. Quanto melhores os resultados, maiores os ganhos. Não é tão simples, porém, fazer com que uma política como essa funcione corretamente.

Para atingir os resultados esperados, é preciso, em primeiro lugar, saber, de verdade, quais são os objetivos. Aumentar o faturamento, melhorar a rentabilidade ou ter índices mais favoráveis de satisfação dos clientes?
Provavelmente, todos esses fatores — e outros — entram na conta, mas será necessário hierarquizá-los e calcular metas factíveis. "Nunca haverá um programa de remuneração variável efetivo se o empreendedor não tiver a clareza dos resultados que poderá alcançar no médio e longo prazo", diz Leonardo Toscano, consultor da Excelia.

* Na íntegra http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0039/noticias/a-recompensa-de-cada-um

Negócios - Steve Jobs deixa o comando da Apple

Steve Jobs cede seu posto à frente da Apple para Tim Cook

Cook, diretor de operações da Apple, foi o escolhido pelo então executivo-chefe no início deste ano para se encarregar de todas as operações durante suas ausências

Getty Images
Tim Cook, CEO da Apple

Los Angeles - Steve Jobs, executivo-chefe da Apple e criador de produtos como o iPod, o iPhone e o iPad, anunciou nesta quarta-feira em comunicado sua saída do cargo e recomendou que Tim Cook seja seu substituto.

Na declaração, Jobs afirmou também que queria continuar na empresa que transformou em uma das mais influentes do planeta como presidente do Conselho de Administração. Ambas propostas foram aceitas pela empresa de forma imediata.

"Sempre disse que se chegasse o dia no qual não pudesse cumprir minhas obrigações à frente da Apple como executivo-chefe, seria o primeiro a falar isso", escreveu Jobs em carta dirigida à direção da empresa e à comunidade da Apple. "Infelizmente, esse dia chegou", acrescentou.

Na carta na qual renuncia a seu cargo, Jobs não explicou os motivos que o levaram a tomar a decisão, mas tudo aponta para uma piora no seu estado de saúde.

"Recomendo que executemos nosso plano de sucessão e nomeemos Tim Cook como executivo-chefe da Apple", declarou sobre o eleito para substituí-lo no cargo.

Cook, diretor de operações da Apple, foi o escolhido pelo então executivo-chefe no início deste ano para se encarregar de todas as operações diárias durante suas ausências.

"A junta confia totalmente que Tim é a pessoa adequada para ser nosso próximo executivo-chefe", afirmou Art Levinson, membro da direção da companhia.

"Seus 13 anos de serviço à Apple se caracterizaram por seu extraordinário rendimento e demonstrou um talento fabuloso e um grande julgamento em todas suas decisões", considerou.

Além disso, Levinson confirmou que Jobs será o novo presidente do Conselho de Administração, onde "continuará servindo à empresa com sua criatividade, inspiração e seus pontos de vista", segundo explicou em comunicado.

Jobs esteve presente na conferência de abertura da WWDC 2011, em San Francisco, sua segunda aparição pública desde janeiro, quando se afastou por tempo indefinido.

O cofundador da Apple superou um câncer de pâncreas em 2004, em 2009 foi submetido a um transplante de fígado, e continuou ativo desde então na tomada de decisões da empresa e, inclusive se reuniu a portas fechadas com o presidente americano, Barack Obama, em fevereiro, e lançou o iPad 2 em março.

"Acho que os dias mais brilhantes e inovadores da Apple ainda estão por vir", afirmou na carta, e acrescentou: "Espero continuar contemplando e contribuindo para esse sucesso em uma nova posição".
Em fevereiro, Jobs foi fotografado pelo jornal sensacionalista "The National Enquirer" na mesma clínica onde o falecido ator Patrick Swayze recebeu tratamento para câncer de pâncreas.

Em 2009, Jobs teve que se retirar durante vários meses da cena pública para tratar o que foi classificado como "desequilíbrios hormonais", mas depois foi divulgado que havia se submetido a um transplante de fígado em abril desse ano.

A revista "Fortune" o nomeou em 2009 "empresário da década", por conseguir multiplicar em 34 vezes o valor da companhia, que passou de US$ 5 bilhões em 2000 para US$ 170 bilhões na atualidade, acima do Google.

"Fiz alguns de meus melhores amigos na Apple e agradeço a todos por estes anos nos quais pude trabalhar com vocês", concluiu o comunicado.

Após o anúncio da saída de Jobs, as ações da Apple, que tinham terminado a sessão no mercado Nasdaq com alta de 0,69%, caíram com força para -5,51% nas operações realizadas ao término da sessão regular nos mercados nova-iorquinos.

Em noite mágica de Damião, Inter vence Independiente e é campeão da Recopa

Time de Dorival levou sufoco no segundo tempo, mas conseguiu gol no fim para levantar mais uma taça
Em uma noite épica de Leandro Damião, com direito a "ruas de fogo", o Inter de Dorival Júnior mostrou força e venceu o Independiente por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, num Beira-Rio lotado. Com o resultado, conseguiu reverter a derrota de 2 a 1 no jogo de ida, disputada em Avellaneda, e saiu com o título da Recopa Sul-Americana.

O nome da noite atende por Leandro Damião. Decisivo como de costume, marcou os dois primeiros gols do time de Dorival Júnior. O segundo tempo foi dominado pela tensão com o desconto do Independiente, com Maxi Velázquez. Aos 38 minutos, Kleber garantiu a taça convertendo pênalti.
Antes da partida, torcedores do Inter formaram um verdadeiro inferno vermelho, com sinalizadores erguidos para o céu, na chegada da delegação ao estádio. Era o prelúdio de uma decisão que seria. Dorival Júnior colocou em campo uma equipe ofensiva, mesclando jogadores experientes e jovens. E a ordem era marcação sob pressão, contra um adversário postado no 4-3-3, mas com três atacantes que voltavam para ajudar na marcação e compactavam a equipe.

Aos quatro minutos, a primeira chance em falha de marcação argentina. D'Alessandro achou Leandro Damião, livre, pelo lado direito. Só que o camisa 9 perdeu tempo e, sem ângulo para o arremate, serviu novamente o gringo, que entrava em diagonal na área e disparou perto da trave esquerda. No lance seguinte, Oscar imprimiu velocidade pelo meio e arrematou com perigo, ao lado do gol.

Até então organizado, o Independiente equilibrava o confronto. Aos 17, um chute tímido, daqueles só pra dizer que tentou a gol. Parra, sem grandes pretensões, bateu de fora da área. No meio da meta, Muriel segurou. As demais ações ofensivas argentinas eram para explorar a velocidade do colombiano Marco Pérez, um tipo de Renteria da nova geração.


Damião novamente decidiu para o Inter
Foto: Diego Vara

A partir de então, só deu Inter. Ou melhor, Leandro Damião. Fez o que bem quis. Deu chapéu, fez balãozinho de cabeça no estilo Kerlon e gols, é claro. O primeiro saiu aos 20 minutos. Damião recebeu no bico direito da grande área, passou por entre dois marcadores e tocou de bico. A bola entrou fácil. Comemorou como um lutador, socando o ar, como o verdadeiro guerreiro que é.

A zaga argentina não sabia como marcar o centroavante. Damião assustava. Foi em um erro na saída de bola que o centroavante antecipou uma jogada, com o peito, e ficou na cara da meta. Aí foi como uma brincadeira de criança. O centroavante bateu de canhota, sem chances para Navarro. Saiu comemorando como um moleque, segurando a perna direita, tal qual fosse um saci. Damião ainda se deu o direito de perder gol. Recebeu um "presente" de Gabriel Milito, entrou na área, mas desta vez a bola foi nas redes pelo lado de fora.

Com a vantagem de 2 a 0, o Inter se acomodou. O Independiente bem que tentou pressionar, mas pouco fez. Na melhor oportunidade, Parra recebeu na área, girou e bateu sem força. Muriel, mais uma vez, mostrou segurança. Nos descontos, Dellatorre recebeu cruzamento de D'Alessandro e testou para fora.




Oscar participou intensamente da partida
Foto: Mauro Vieira

Sem a vantagem obtida no primeiro tempo, o Inter voltou acomodado para a etapa complementar, aguardando o Independiente. Se deu ao luxo de esperar as ações do time adversário. E deu chance para o azar. Logo aos três minutos, Ferreyra alçou bola da esquerda e encontrou o defensor Maxi Velázquez na área, como homem surpresa. Entrou na área sozinho e desviou a rota da bola para as redes. O placar levava a decisão para a prorrogação.

Em jogada individual, Oscar tentou dar a resposta imediata. Roubou bola na intermediária e imprimiu velocidade pelo meio. Quando o garoto se preparava para o arremate, Júlio Velázquez saiu de carrinho e afastou a bola, com precisão cirúrgica.

Mas a verdade é que o Inter sentiu o gol, se abateu momentaneamente. Desta forma, o Independiente incomodou e só não empatou porque Muriel, aos 11 minutos, espalmou bola à queima-roupa de Perez, quase na pequena área.




D'Alessandro saiu no segundo tempo com lesão
Foto: Valdir Friolin

Índio, o veterano zagueiro artilheiro, teve a chance viva de recolocar o Inter com a mão na taça. Aproveitou bola alçada na área por Oscar e, na segunda trave, cabeceou com consciência. A bola saiu rente ao esquerdo do goleiro. Na sequência, foi a vez de Oscar tentar. Tabelou com Dellatorre entrou na área e voou para desferir um chute. Navarro espalmou.

Aos 18, problema para Dorival. D'Alessandro caiu no gramado com dores musculares. Pediu para seguir e aguentou só três minutos. Em um lançamento na ponta direita, não teve condições de correr atrás da bola. Deixou o gramado para entrada de Andrezinho. Pouco depois, Jô ingressou na vaga de Dellatorre, que saiu com semblante de dor.

O Inter ia para cima, mas encontrava dificuldades para criar situações de gol. Da intermediária, Oscar arriscou de fora e Navarro deu rebote. Em situação irregular, Jô isolou pela linha de fundo.




Jô é derrubado: pênalti decisivo
Foto: Mauro Vieira

Pelo jogo complicado que se demonstrava, parecia que a partida se encaminharia para a prorrogação. Só parecia. Em lance de visão aos 36 minutos, Andrezinho lançou Jô na cara da meta. O centroavante deu um toque para a esquerda e levou a trombada de Navarro. Pênalti. Na cobrança, Kleber bateu rasteirinha, no canto direito de Navarro, que se lançou para o lado contrário. Gol que dava o título ao Inter.

O Independiente se lançou todo ao ataque. Brigou, provocou, quando Fredes colocou a mão na cara de Oscar, mas não teve jeito. O Inter segurou o resultado até o final e assegurou mais um título. Desde 2006, é a oitava taça internacional do clube.

É tudo Gre-Nal
Com o título da Recopa, o Inter vai com moral para o Gre-Nal. E certamente, Leandro Damião terá marcação reforçada.


> FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL 3X1 INDEPENDIENTE
INTERNACIONALMuriel, Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Guinãzu, Elton, Andrezinho, D'Alessandro (Andrezinho, 23'/2T) e Oscar; Dellatorre (Jô, 26'/2T) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.

INDEPENDIENTENavarro, Tuzzio, Julián Velázquez, Gabriel Milito e Maximiliano Velázquez; Fredes (Nuñes, 41'/2T), Pellerano, Iván Pérez (Vélez, intervalo) e Ferreyra (Defederico, 41'/2T); Marco Pérez e Parra. Técnico: Antonio Mohamed.

GOLS: Leandro Damião, 20'/1T (1-0) e 25'/1T (2-0); Maximiliano Velázquez, 3'/2T (2-1); Kleber, 38'2T (3-1)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data/hora: 24/8 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Pablo Fandiño (URU) e Mauricio Espinosa (URU)
Cartões amarelos: Maximiliano Velázquez, Tuzzio, Ferreyra, Fredes (IND)

Sport Club Internacional - Bi-Campeão da Recopa



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mensagem do dia 2

Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada ”.


Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920).

Empreendedorismo - Crie oportunidades

Aprenda a conquistar mercado criando oportunidades

Entenda os motivos que levaram a pequena empresa holandesa TomTom a se tornar líder mundial em vendas de aparelhos GPS

Por Dominique Turpin, Revista Administradores
 
"A 300 metros, vire à direita. Depois, vire à esquerda". O tom calmo e calculado do dispositivo de navegação por satélite TomTom é cada vez mais comum entre os motoristas de todo o mundo, graças à estratégia de crescimento bem-sucedida da empresa holandesa. Porém, os executivos podem aprender muito mais com a TomTom do que a simplesmente encontrar a rota mais eficiente para chegar a sua próxima reunião. A história da companhia é também um excelente exemplo de como um empreendimento novo pode passar a controlar seu mercado.

Para começar, a TomTom resolve um problema real e universal: o de se perder. Oferece aos consumidores um produto original, com um autêntico apelo global. A empresa tem uma estratégia clara e simples, fundamentada na consideração de questões sob o ponto de vista do cliente e não de seu próprio. Com essa base, as seguintes características permitiram que ela se tornasse líder mundial no fornecimento de sistemas de navegação.

1. Abordagem flexível e empreendedora
A TomTom teve início na Holanda, na década de 1990, como uma empresa de software móvel. Em 2002, transformou-se em uma fornecedora de artigos de consumo. Desenvolveu um modelo de negócios flexível e expansível, terceirizando muitas de suas funções não essenciais e focando tanto em atividades in-house de desenvolvimento de produtos como na gestão de relacionamento.

Divulgação
Entenda os motivos que levaram a pequena empresa holandesa TomTom a se tornar líder
mundial em vendas de aparelhos GPS 

A companhia conseguiu crescer rapidamente sem sacrificar sua atitude empreendedora. Um aspecto dessa mentalidade é o reconhecimento de que boas ideias podem surgir em qualquer nível dentro da empresa. Essa postura também permite que as pessoas cometam erros, o que apoia a inovação, pois possibilita que os funcionários opinem sem se preocupar em perder o cargo caso a sugestão dada não funcione.

2. Inovação focada, com o cliente em mente
Quando Frans Pauwels e Pieter Geelen criaram a TomTom, desenvolveram inúmeros programas para dispositivos de computação móvel e portátil, principalmente para Personal Digital Assistants (PDAs). "No início, não estávamos focados em sistemas de navegação, mas em todo tipo de aplicação, tais como dicionários, produtos de finanças pessoais, jogos e no planejamento de rotas", comentou Pauwels em entrevista para um estudo de caso IMD. "Nosso primeiro cliente foi um empreendedor que importava patos de madeira da Índia e precisava de um sistema de leitura de código de barras", contou.

Mas, em 2002, a demanda de seus compradores por um dispositivo autônomo de mapeamento de trajetos direcionou o rumo do negócio. Fazia sentido, então, mirar no desenvolvimento de artigos que os consumidores queriam – sobretudo, porque havia poucos outros concorrentes especializados nessa área.
Porém, esse foco vai além da linha de produtos: mesmo com atenção ao detalhe do nicho, a TomTom não tenta fazer de tudo. Em vez disso, ela se concentra em três aspectos: software, distribuição e construção da marca. A fabricação foi terceirizada para que a empresa pudesse manter sua vantagem competitiva ao se concentrar na inovação, tornando sua produção mais atraente. Esse objetivo perspicaz mantém o negócio da TomTom reduzido, enxuto e, portanto, capaz de responder rapidamente às novas exigências dos clientes.

A TomTom e outras empresas empreendedoras bateram seus grandes concorrentes e "imitadores" com sua maneira de pensar. Quando você lança a primeira geração de um produto, é muito importante ter a segunda já pronta e a terceira em fase de desenvolvimento. Combinando essa preparação com um foco preciso, você saberá que, mesmo quando as similares entrarem no mercado, sua velocidade lhe permitirá ficar à frente delas.

3. Visão global permite acesso a mercados pouco explorados
Embora o negócio foque em apenas um nicho do setor, ele é bastante diversificado geograficamente. Em 2007, a TomTom detinha mais de 50% do mercado europeu. Porém, nenhum país do continente representava mais de 25% das receitas da empresa, enquanto apenas cinco (França, Alemanha, Itália, Holanda e Reino Unido) representavam, cada um, mais de 10% de seus rendimentos. No final de 2007, a companhia já dominava 30% dos EUA e esperava o mesmo para a Europa dentro de três anos – em termos de expansão e de número de unidades vendidas por ano.

Em outras palavras: no lugar de se concentrar em dominar toda a Holanda, a TomTom quer conquistar uma fatia expressiva do mercado internacional – o que significa centenas de milhões de potenciais consumidores, poucos dos quais possuem um sistema de navegação por satélite. Apesar de sua liderança global, a companhia considera que opera em um mercado ainda pouco explorado. De fato, uma das características dos produtos da TomTom é seu apelo voltado para qualquer motorista que deseja uma forma conveniente de encontrar rotas para novos destinos.

Resumindo
A construção de uma marca mundial não é feita gradativamente. Precisa ser realizada rapidamente para dar certo. Primeiro, tem de ser baseada na oferta de um produto ou serviço que atenda a uma necessidade específica do mercado global. É necessário reconhecer que obter sucesso em âmbito internacional significa fazer um esforço proativo para compreender o mundo em termos amplos, forçando, assim, a empresa a ter uma vasta gama de perspectivas. E uma coisa é certa: essas lições podem ser aplicadas a praticamente qualquer empreendimento, de qualquer setor, em todo o mundo.

Dominique Turpin - é presidente do IMD, uma das principais escolas de negócios do mundo, baseada em Lausanne, Suíça. Ele também co-dirige o programa do Orchestrating Winning Performance. 

Vídeo - Tu sabe andar de bicicleta?

Tom Cruise faz teste secreto com carro da RBR em pista na Califórnia

Apaixonado por carros, ator de Hollywood fez o filme 'Dias de Trovão', em que encarnava Cole Trickle, um piloto da Nascar, a Stock Car americana

Por GLOBOESPORTE.COM Rosamond, EUA
tom cruise rbr teste califórnia (Foto: Divulgação)
Tom Cruise no cockpit da RBR (Foto: Divulgação)

A RBR realizou um teste secreto na última semana, no circuito de Willow Springs, em Rosamond, na Califórnia. O piloto? Ninguém menos que o ator Tom Cruise, um dos mais famosos astros de Hollywood e que é apaixonado por carros. Inclusive, ele interpretou no cinema o personagem Cole Trickle, um piloto da Nascar, a Stock Car americana, no filme "Dias de Trovão".

Permitido pelo regulamento da Fórmula 1, o teste foi realizado a portas fechadas no dia 15 de agosto. Cruise pôde aproveitar um dia inteiro com a equipe austíaca, como parte dos eventos promocionais da RBR nos Estados Unidos. Ele foi recebido pelo ex-piloto David Coulthard, atual embaixador da marca. Segundo o time, o ator deu 24 voltas e atingiu uma velocidade de 292 km/h na pista de 4.023 metros. O americano foi apenas 4 km/h mais lento que o veterano escocês.

Lenda do índio

Numa noite, um velho índio falou para seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas: 
“Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é mau, é raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego. E o outro é bom, é alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé”.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: “Qual lobo vence?”.


O velho índio respondeu: “Aquele que você alimenta”.

Ciência - Cerveja de melhor qualidade

Cientistas descobrem mistério do fermento da cerveja

Sequenciamento genético de fermento proveniente da patagônia argentina vai ajudar a criar versões melhoradas da bebida
 

Foto: Getty Images Ampliar
Cerveja de de baixa fermentação são produzidas a partir de um fermento híbrido

Estudo realizado em uma zona florestal da Patagônia resolveu o "mistério" do fermento com a qual durante mais de cinco séculos os produtores europeus da Baviera elaboraram a cerveja do tipo larger. Cientistas decifraram o código genético de uma espécie de fermento utilizada na elaboração da cerveja clara encontrada na Patagônia argentina..

Sabia-se que as cervejas do tipo lager - de baixa fermentação - eram elaboradas a partir de um fermento híbrido, com metade de seus genes procedentes de um fermento comum e a outra metade procedente de uma espécie desconhecida, que acaba de ser descoberta por uma equipe de pesquisadores da Argentina, Portugal e Estados Unidos.

Utilizando técnicas moleculares, os professores José Sampaio e Paula Gonçalves da Universidade Nova de Lisboa averiguaram mais de mil espécies de fermento utilizadas pelos produtores europeus de cerveja, mas não tiveram êxito e decidiram ampliar a pesquisa para o mundo todo.

A Patagônia é o lar natural de muitas espécies de fermento e junto com o pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Argentina), Diego Libkind, encontraram as cepas de uma espécie candidata.

Uma vez recolhidas as mostras, cientistas da Universidade de Colorado sequenciaram o genoma da cepa encontrando uma semelhança de 99,5% com a utilizada para fazer a cerveja.

Os autores batizaram sua descoberta como Saccharomyces pastorianus, uma espécie tolerante ao frio e que provavelmente fora transferida à Europa involuntariamente na madeira de algum navio ou pela intervenção da mosca-das-frutas.

O estudo, publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS), indica que tais descobertam poderiam ajudar a criar versões melhoradas dos fermentos usados na elaboração da cerveja.

* campos obrigatórios

Dinheiro chama dinheiro - Os casais mais ricos

Gisele Bündchen e o marido são o casal de celebridades mais rico do mundo

F5
Gisele Bündchen, 31, não tem mesmo do que reclamar no quesito financeiro.

A top e o marido, o jogador de futebol americano Tom Brady, 34, são o casal de celebridades mais rico do mundo, segundo a "Forbes".

Juntos, Gisele e Tom teriam US$ 75 milhões (cerca de R$ 120 milhões), nos cálculos da revista.

Eles passaram o casal Beyoncé e Jay-Z, que lideravam o ranking no ano anterior.

Desta vez, os músicos aparecem na segunda posição com US$ 70 milhões (R$ 112 milhões).

Em seguida aparecem Brad Pitt e Angelina Jolie (US$ 49 milhões), David e Victoria Beckham (US$ 44 milhões) e Robert Pattinson e Kristen Stewart (US$ 36 milhões).


Evan Agostini/Associated Press
O jogador de futebol americano Tom Brady e sua mulher, a modelo brasileira Gisele Bündchen

Falta de vergonha - Tribunal libera salário do Senado

Tribunal aceita recurso do Senado e libera salário acima do teto

Folha de S.Paulo

O presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª região, Olindo Menezes, liberou o pagamento de comissões e gratificações, entre outras verbas, acima do teto salarial de R$ 26,7 mil aos funcionários do Senado.
Menezes aceitou o recurso da Casa e suspendeu uma liminar que havia sido concedida em junho pelo juiz Alaôr Piacini, da 9ª Vara Federal de Brasília, em um processo ajuizado pelo Ministério Público Federal do DF.
 
De acordo com Menezes, a liminar poderia lesar a "ordem pública" porque, feito de forma abrupta, o corte nos salários poderia inviabilizar o funcionamento dos serviços públicos do Senado.
 
Além disso, de acordo com o TRF, a liminar "traz alteração de inúmeras situações jurídicas constituídas e seladas pelo teste do tempo, inclusive no que se refere a proventos e pensões estatutárias, sem que os prejudicados se possam defender."
 
O presidente do TRF mencionou ainda a independência dos Poderes em sua decisão. Ele afirmou que o Senado é o único responsável por editar medidas sobre o pagamento de seus funcionários.
 
A decisão de Menezes não atingiu o mérito da questão, já que apenas se referiu à liminar concedida no processo de primeira instância. Ainda cabe recurso.
 
O Senado afirmou que não se manifestaria sobre a decisão até recebê-la na íntegra. A reportagem não conseguiu contato com a procuradora responsável pelo caso.

Comércio - Como vender para os homens

Os homens:

São geneticamente programados para serem caçadores. Sucesso para eles é sair pela floresta, caçarem alguma coisa com rapidez e depois arrastarem de volta para casa.

Você verá um homem impacientemente apanhar algo e, quase abruptamente, estar pronto para pagar sem ter tido nenhum prazer aparente no processo de busca. É quase como se o simples fato de ele estar ali, na loja, fosse uma ameaça a sua masculinidade.

Mas, quando um homem está fazendo compras, você praticamente tem de sair do caminho dele para não ser atropelado. Quando um homem leva uma peça de roupa para dentro de um provador, só não a comprará se não lhe couber.

Em muitos ambientes é difícil fazê-los olhar algo que não tenham a intenção de comprar. Eles normalmente não gostam de perguntar onde as coisas estão. Se um homem não conseguiu encontrar a seção que procura, mudará de direção uma ou duas vezes e depois desistirá, deixando a loja sem sequer pedir ajuda. Porque fazem isso? É porque eles fazem compras da maneira como dirigem, ou seja, não gostam de pedir informações.

Estatísticas Homens:
- 65% dos clientes do sexo masculino, que experimentam uma roupa, a compram.
- 72% para um homem, ignorar a etiqueta de preço é quase uma medida de sua virilidade. Em consequência, os homens são muito mais facilmente induzidos a gastar, em média, bem mais que as mulheres.
São muito mais sugestionáveis do que as mulheres, pois eles estão sempre muito ansiosos para sair da loja que dizem sim para quase tudo.

Endividamento - Muita cautela

Especialistas recomendam cautela no uso de cheque especial e cartão de crédito

Em junho, as concessões acumuladas de cheque especial chegaram a R$ 25,526 bilhões, contra R$ 22,781 bilhões registrados em igual mês de 2010

Por Kelly Oliveira, Agência Brasil
 
Mesmo com as altas taxas de juros, o consumidor brasileiro continua a recorrer ao cheque especial e ao cartão de crédito. Segundo dados do Banco Central (BC), em junho, as concessões de crédito por meio de cheque especial e cartão de crédito representaram 60,8% do total para pessoas físicas, que foi R$ 75,203 bilhões.

Em junho, as concessões acumuladas de cheque especial chegaram a R$ 25,526 bilhões, contra R$ 22,781 bilhões registrados em igual mês de 2010. A média diária de concessões em junho deste ano ficou em R$ 1,216 bilhão, contra R$ 1,085 bilhão de igual período de 2010.

Já as concessões acumuladas do cartão de crédito ficaram em R$ 20,176 bilhões, ante R$ 16,983 bilhões de junho do ano passado. A média diária passou de R$ 809 milhões, em junho de 2010, para R$ 961 milhões no mesmo mês deste ano.

De acordo com o vice-presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, o cheque especial e o cartão de crédito são empréstimos mais fáceis de serem tomados porque estão pré-aprovados e disponíveis imediatamente para os clientes.

Entretanto, o custo dessas modalidades é muito elevado. Pelos dados da Anefac, a taxa de juros do cheque especial ficou em 10,69% ao mês em julho. No caso do cartão de crédito, os juros chegaram a 8,27%, acima da taxa média de 6,84% e do crédito direto ao consumidor dos bancos. de 2,37% ao mês.

Oliveira orienta os consumidores a negociar as taxas e os tipos de empréstimos com os bancos. "Falta às pessoas saber que custa caro escolher essas modalidades. O cheque especial só deve ser usado em prazo curto e em situação emergencial", disse Oliveira.

O professor de economia da Universidade de Brasília (UnB) e consultor de finanças pessoais Newton Marques observa que, em geral, os consumidores usam cheque especial e cartão de crédito quando já não têm margem para tomar empréstimos com custo mais barato. Para ele, os consumidores devem fazer planejamento de suas contas.

O primeiro passo é analisar detalhadamente cada uma das despesas e reduzir os gastos que não são prioritários. "É preciso cortar na carne.", diz Marques. Quando o endividamento é alto, o consumidor pode vender bens, como o carro, para pagar as dívidas. "A regra é não pagar juros", destaca. O ideal é que, além de quitar as dívidas, o consumidor reserve pelo menos 10% da renda para aplicações e emergência.

Em cenário de incertezas no mercado internacional e de menor ritmo de crescimento da economia brasileira, o conselho dos especialistas é evitar dívidas. Isto porque um menor crescimento econômico pode levar trabalhadores do setor privado a perder o emprego e servidores públicos a ficar com reajustes salariais abaixo do esperado. "É preciso segurar as despesas", completa Marques.

"O trabalhador deve ter muita cautela neste momento. É preciso evitar assumir dívidas de longo prazo. Nesta crise [econômica], a cada dia, há uma notícia pior, queda das bolsas. Não sabemos qual será a extensão desta crise no Brasil", conclui Oliveira. 

Marketing pessoal - Bom senso

Carreiras: marketing pessoal deve ser usado com bom senso

Para consultora, antes de tomar qualquer atitude mais ousada, o candidato deve se atentar às características da empresa

Infomoney
 
Na última semana, profissionais de quase todo o globo se divertiram e espantaram-se com a atitude de Matthew Epstein, um estrategista norte-americano de 24 anos que se passou por um milionário excêntrico, para chamar a atenção e conseguir um emprego no Google.

O rapaz, que montou uma página na internet com visual semelhante ao da empresa para divulgar seu currículo, obteve sucesso. Mas será que a ousadia funciona para todo mundo?

De acordo com a consultora de planejamento de carreiras da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Karla Mara Alves de Oliveira, é preciso bom senso na hora de utilizar o marketing pessoal, sobretudo, explica, porque no Brasil as empresas são em geral conservadoras.

“Para atingir sucesso profissional, é preciso marketing pessoal. Contudo, é importante que a pessoa tenha senso crítico” , diz.

Onde ousar?
De modo geral, observa a consultora, antes de tomar qualquer atitude mais ousada para conseguir um emprego, o candidato deve se atentar às características da empresa. Além disso, ressalta, é necessário tomar cuidado para não ficar com imagem de “marqueteiro”, de quem quer aparecer a qualquer preço.
No que diz respeito às etapas de um processo seletivo, diz ela, o momento mais propício para tentar algo diferente é a dinâmica de grupo.

“O currículo tem que ser mais formal, pois é muito fácil pecar por excesso. Nas redes sociais e na entrevista, vale o mesmo conselho. O candidato que quiser ousar pode fazê-lo, por exemplo, na dinâmica de grupo, não esquecendo, porém, que a atitude deve ser pautada no estilo da empresa”, finaliza.

Frase do dia

"Um bom chefe faz com que homens comuns
façam coisas incomuns."
Peter Drucker

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Importação - RF aperta o cerco

Receita Federal aperta o cerco das importações brasileiras

Teremos atuações mais estruturadas em outros setores sensíveis", avisou o subsecretário.


O subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Ernani Checcucci, afirmou que as importações de produtos dos setores de calçados, brinquedos, pneumáticos e ópticos podem ser as próximas a serem incluídas nos procedimentos de fiscalização mais rigorosos em portos e aeroportos, a exemplo do que ocorreu com o setor têxtil e de confecções.


Segundo ele, as importações de algumas mercadorias já estão sendo objeto de ações pontuais desde junho, mas as novas operações passarão a englobar todos os produtos destes segmentos. "Teremos atuações mais estruturadas em outros setores sensíveis", avisou o subsecretário.


Conforme antecipado, a Receita Federal iniciou na última sexta uma operação de fiscalização para combater
a importação ilegal ou desleal de tecidos e vestuários, batizada de Panos Quentes III. Na primeira quinzena de junho, informou, havia US$ 26 milhões de produtos importados do setor têxtil parados na alfândega para inspeção.




Os setores incluídos nos novos procedimentos terão todas as importações conferidas nas aduanas, por meio dos canais vermelho e cinza, os mais rigorosos da Receita. O prazo para liberação da mercadoria pode levar até 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, quando necessário.




Checcucci disse que a Receita está tornando os controles de importação mais rigorosos. "Tudo está dentro das regras internacionais. Não estamos aumentando as barreiras, mas afinando os controles nas importações", defendeu o diretor da Fiesp, Roberto Giannetti da Fonseca.


O diretor da Fiesp e o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, alertaram para o efeito de desindustrialização em alguns setores da economia brasileira. Os dois ressaltaram uma inversão na composição da pauta exportadora do País nos últimos anos, com predomínio de commodities ante os produtos manufaturados.




O cenário é especialmente preocupante neste momento, segundo eles, diante da turbulência internacional, em meio à queda do preço de commodities. "Tudo o que o Brasil se beneficiou nestes últimos anos pode agora se reverter", disse Castro no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio. Ele cita produtos como o açúcar - que teve aumento em termos de volume e de preço na última década, passando de US$ 197 por tonelada para US$ 556 por tonelada entre 2001 e 2011. "Em oito anos quase dobrou. Crescer é bom para a economia brasileira, o que não pode é crescer desta forma acelerada, substituindo produto nacional por importado de forma predatória. Muitas vezes as importações são feitas de forma desleal", disse Fonseca.


A AEB mostra que as exportações de manufaturados estagnaram em toneladas desde 2009, enquanto as de commodities explodiram, sustentando a balança comercial desde 2001.




Contra a corrupção


Giannetti da Fonseca defendeu apoio à presidente Dilma Rousseff à chamada faxina contra corrupção no governo e criticou fortemente a ameaça de congressistas de partidos insatisfeitos com as trocas de cargos no executivo de dificultar a aprovação de medidas no legislativo. "O Brasil precisa de reformas estruturais. A sociedade civil precisa apoiar integralmente a presidente, e mostrar intolerância e indignação com essa postura", defendeu.




O presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Jorge Ávila, fez coro e defendeu a construção de "um ambiente mais ético, com governabilidade". O Brasil tem condições de enfrentar a atual crise econômica global, com uma liquidez que o País nunca teve em crises anteriores. A opinião é do empresário Jorge Gerdau Johannpeter.


"Temos cerca de US$ 350 bilhões em reservas que nos dão tranquilidade", disse. Johannpeter admitiu, porém, que o abalo global deve afetar a atividade industrial brasileira, ainda que em menor intensidade.



O empresário citou como principal problema o acirramento da competição no comércio exterior, com impacto tanto para as exportações como para as importações brasileiras.


Gerdau destacou as medidas que o governo tomou no sentido de ampliar a competitividade de alguns setores, lembrando que essas ações podem ser ainda estendidas a outros segmentos da economia. "Mas ainda é preciso mexer em certas estruturas tributárias que acabam beneficiando importados".




Segundo Gerdau, o problema mais difícil a ser atacado ainda é a valorização do câmbio em relação ao dólar. Na avaliação do empresário, como a inflação desacelerou nos últimos meses, o governo poderá interromper o ciclo de alta dos juros. Mas ressaltou que somente quando os juros caírem para patamares mais próximos aos de outros países é que o ingresso de capitais estrangeiros, que pressiona o câmbio, poderá se reduzir. Johannpeter presidiu hoje, no Palácio do Planalto, a terceira reunião da Câmara de Gestão Desempenho e Competitividade, da qual participam outros empresários além de ministros.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...