iPhone 5, anunciado pela Apple (Foto: Laura
Brentano/G1)
A
Apple anunciou, nesta quarta-feira
(12), seu novo smartphone, o iPhone 5. O aparelho é a sexta geração do iPhone,
cujo primeiro modelo foi lançado em 2007, e vem com uma tela maior do que a
versão anterior e compatibilidade com a rede 4G.
O iPhone 5 será vendido por preços que variam de US$ 199 (modelo de 16 GB) a
US$ 399 (64 GB). Com o lançamento, o modelo anterior (iPhone 4S) passa a ser
vendido por US$ 99. Os valores divulgados pela Apple são para aparelhos
comprados atrelados a um plano de operadora.
Phil Schiller, executivo da Apple responsável
por
iOS, fala do novo iPhone (Foto: Laura Brentano/G1)
A tela do iPhone 5, agora com 4 polegadas, também vem com resolução de
1136x640 e 326 ppi (esse número representa o número de pontos colocados na tela,
em relação a cada polegada). Ele chega 18% mais fino (7.6 milímetros de
espessura) e 20% mais leve (112 gramas) que o modelo anterior, o iPhone 4S. "É o
smartphone mais fino do mundo", disse Phil Schiller, executivo da Apple. "É o
produto mais bonito que nós já criamos."
Outra novidade do aparelho é o chip A6, um novo processador, que, segundo a
Apple, é duas vezes mais rápido que seu antecessor, e possui dois núcleos de
processamento.
Além disso, a empresa diz que ele é mais eficiente na administração da
energia do aparelho. Schiller promete que a bateria do iPhone 5 dura oito horas
na navegação 3G ou 4G, dez horas com o aparelho conectado a uma rede Wi-Fi ou
exibindo vídeos e aguenta 40 horas tocando música.
A câmera principal do celular (a traseira) segue com 8 MP, como na versão
anterior do iPhone, mas agora traz um recurso que permite fazer fotos
panorâmicas sem a necessidade de um aplicativo extra --as panorâmicas chegam a
ter a resolução de 28 MP, diz a Apple. Uma ferramenta da nova câmera também
permite bater fotos enquanto o usuário grava um vídeo.
Já a câmera frontal, usada para fazer videochamadas, agora é de 1,2MP grava
vídeos com resolução 720p e tem um recurso de detecção facial.
O iPhone 5 também virá equipado com um microfone extra --agora são três: um
na base, um na frente e outro na parte traseira.
Os interessados em adquirir o novo smartphone poderão se registrar para fazer
a compra a partir de 14 de setembro. A previsão de chegada às lojas é 21 de
setembro, para um grupo de países formado por Estados Unidos, Canadá, Reino
Unido, França e Alemanha --o Brasil fica de fora da lista inicial. A Apple
promete levar o aparelho a outros 100 países até dezembro.
Novo conector do iPhone(Foto: Laura
Brentano/G1)
Novo conector
Confirmando uma série de rumores, a Apple
anunciou uma mudança no conector que liga o smartphone aos computadores e ao seu
carregador. O novo conector se chama Lightning e é 80% menor que seu antecessor,
segundo a companhia.
A Apple também afirmou que fornecerá acessórios para que os modelos antigos
possam ser adaptados ao novo formato. A entrada de fone de ouvido também mudou
de lugar, e agora fica na base do smartphone, ao lado do conextor Lighting.
Novo sistema operacional
A Apple apresentou oficialmente
o novo sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 6. O software já
havia sido disponibilizado, em fase de testes, aos desenvolvedores.
Uma das grandes mudanças trazidas pelo iOS 6 é a troca do serviço de mapas: o
Google Maps foi trocado por uma ferramenta própria da Apple, que traz funções
como a navegação em 3D pelo caminho fornecido pelo usuário. No aplicativo de
mapas da Apple, é possível navegar pelas ruas como se navega pelo Street View,
do Google.
O iCloud também ganhou uma atualização, com um recurso que permite que o
usuário compartilhe suas abas abertas no navegador do seu desktop com o celular.
Será possível compartilhar a navegação não apenas do Safari (programa
desenvolvido pela Apple), mas também do Chorme (do Google) e do Firefox, a
partir da API do serviço.
A Siri, assistente comandada por voz do iPhone, também ganhou melhorias.
Agora, a assistente traz informações mais completas e com novas informações
gráficas ao receber comandos, diz a Apple. Segundo a empresa, você pode reservar
restaurantes via Siri, abrir aplicativos por voz e até postar diretamente
informações no Facebook a partir do assitente pessoal.
Cartão SIM
Um dos detalhes importantes do novo aparelho
que não foi abordado durante o evento foi a respeito do chip de operadora do
smartphone. De acordo com o site da companhia, o iPhone utiliza um outro padrão
cartão, chamado Nano-SIM, o que torna o smartphone incompatível com chips
Micro-SIM utilizados no país.
Por ser menor do que seu antecessor, as operadoras brasileiras terão que se
adaptar ao novo padrão para vender o smartphone no Brasil, e quem comprar o
aparelho fora país não conseguirá utilizar o chip micro-SIM. O
G1 procurou Oi, Vivo, Tim e Claro, para saber se elas já
possuem o novo chip, mas não teve resposta até o fechamento desta
reportagem.
Novos iPods
O iPod Nano foi completamente redesenhado e deixou de ser um "quadrado". O
tocador de músicas agora conta com uma tela de 2,5 polegadas, botão na parte
frontal, é 38% mais fino (5.4 milímetros) e tem controles físicos na lateral. O
tocador de músicas também ganhou um sintonizador de rádio FM e Bluetooth.
O novo Nano será vendido em oito cores diferentes em apenas uma capacidade de
armazenamento, de 16GB. No site da Apple, o aparelho tem preço de R$ 759 e
estará em pré-venda a partir do próximo dia 14/9.
Novo iPod nano (Foto: Laura
Brentano/G1)
O iPod touch também recebeu mudanças e chegou à sua quinta geração. O tocador
de músicas agora tem tela Retina do tamanho e tipo da do novo iPhone 5, mas pesa
apenas 88 gramas, com 6,1 milímetros de espessura.
A câmera trasiera do Touch ganhou flash e agora faz gravação de vídeos em
Full HD, além da câmera dianteira iSight, para realizar videochamadas em HD. O
aparelho funciona com o processador A5 dual-core -- o iPhone 5 vem com um
processador mais potente. A bateria suporta até 40 horas de música ou oito horas
de vídeo. Na loja brasileira o iPod de quinta geração terá dois modelos de
capacidade (32GB e 64GB) com preços de R$ 1279 e R$ 1679 respectivamente.
Greg Joswiak, vice-presidente de marketing
de
produto da Apple, fala sobre os novos fones
(Foto: Beck
Diefenbach/Reuters)
Fones EarPods
A Apple também apresentou no evento o novo
modelo de fones de ouvido da empresa, batizados de EarPods. Diferentemente do
acessório tradicional da Apple, os novos fones perderam o aspecto redondo, e
ganharam um design que, de acordo com a empresa, "é baseado na geometria da
orelha dos usuários".
Os EarPods foram desenvolvidos por três anos, conforme dito pela companhia de
Cupertino durante o evento, e estão inclusos nas novas gerações de iPod Nano e
Touch e também no iPhone 5. Nos EUA, os fones já começaram a ser vendidos nas
lojas, e custam US$ 29.
Evento de lançamento
Tim Cook, o CEO da companhia, deu
início ao evento. Ele começou seu discurso falando das novas lojas da Apple,
incluindo uma em Barcelona (Espanha). "Nós passamos dois anos e meio trabalhando
em cada detalhe da loja", disse. Segundo ele, trata-se de uma das maiores lojas
da companhia em todo o mundo.
O CEO da companhia, que substituiu Steve Jobs, também contou que 17 milhões
de iPads foram vendidos entre abril e junho deste ano --segundo ele, trata-se de
um recorde. "Vendemos mais iPads do que qualquer fabricante de PCs vendeu em
toda a sua linha de PCs", afirmou. Ele contou que, em 2011, o iPad tinha 62% do
mercado e agora alcançou 68%.