Feliz feriado....
Desejo a todos um ótimo feriado, mesmo com tantas dificuldades a nossa pátria continua crescendo e se destacando pelo seu povo brado e retumbante. Quem sabe um dia poderemos comemorar o fim da corrupação, das malandragens, dos jeitinhos.... o primeiro passo deve ser dado por nós sabendo e exercitanto as nossas obrigações como cidadão.
Grande abraço a todos. Dia 10 volto com muitas atualizações.
Este blog é destinado a ajudar as pessoas com deficiência física à comprarem um carro adaptado que ajudará em seus deslocamentos, pessoas condutoras ou não, todos tem direito.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Feriadão começará com calor e terminará com chuva em todo o Rio Grande do Sul
Feriadão começará com calor e terminará com chuva em todo o Rio Grande do Sul
Passagem de uma frente frente deixará o tempo instável no Estado durante o feriado prolongado
Em Porto Alegre, a sexta-feira ainda terá sol durante
boa parte do dia, mas o tempo começa a virar à noite
Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS
O feriado prolongado de 7 de setembro
começará com sol e muito calor nesta sexta-feira, mas ameaça ir literalmente por
água abaixo, com pancadas de chuva em todo o Estado no domingo, que devem
atrapalhar o retorno de quem viajar. Também há previsão de ventos intensos na
sexta-feira e no sábado, devido à atuação de um anticiclone na
Argentina.
Na sexta-feira, o avanço de uma nova frente fria deve provocar, desde a manhã, pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h no Litoral Sul, na Campanha, na Fronteira Oeste e na Região Central. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas serão elevadas.
O dia pode ter máxima de 34°C na Região Metropolitana e no noroeste do Estado. No Litoral Norte, o sol deve predominar durante o dia e a temperatura ficará próximas dos 27°C, mas o vento pode atrapalhar o dia à beira-mar. Entre o final da tarde e a noite devem ocorrer pancadas de chuva também nestas regiões.
Aviões da Força Aérea Brasileira ensaiam para o desfile de 7 de Setembro
Aviões da Força Aérea Brasileira ensaiam para o desfile de 7 de Setembro
Um Boeing 707 abasteceu dois caças durante voo sobre o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios
Foto: Andre Dusek / Agência
Estado
Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB)
participaram de ensaio para o desfile em comemoração ao Dia da Independência (7
de setembro) nesta quinta-feira em Brasília. Na foto, um Boeing 707 abastece
dois caças durante voo sobre o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios.
Cientistas descobrem o papel de 147 genes que haviam sido considerados inúteis
Cientistas descobrem o papel de 147 genes que haviam sido considerados inúteis
Nove anos depois de sequenciamento do genoma, o "DNA lixo" é redescoberto pela ciência
John A. Stamatoyannopoulos, professor de genética da
Universidade de Washington, está animado com as perspectivas Foto: Clare McLean / Universidade de
Washington
Nove anos após o anúncio da finalização do sequenciamento do genoma humano, surge uma notícia bombástica, quase tão perturbadora quanto: o "DNA lixo" — batizado assim por ter sido considerado sem função — ao contrário do que se pensava, desempenha um papel preponderante no funcionamento genético. Elas não criam proteínas como apenas 2% das 3,2 bilhões de letras que formam o DNA, mas dão ordens para que os genes façam isso.
Os primeiros resultados do Projeto Encode (que, em inglês, quer dizer Enciclopédia dos Elementos do DNA) foram publicados nesta semana em mais de 30 artigos em algumas das mais importantes publicações científicas, como a Nature, a Science, a Genetic Research e a Genome Biology. Ao todo, foram cinco anos de trabalho árduo, realizado por 442 cientistas de 31 laboratórios internacionais.
— Trata-se de uma descoberta incrível. Costumamos utilizar esta parte do DNA para confirmar paternidade ou para identificar criminosos, por exemplo, mas não imaginávamos que ela tinha todas essas funções. Inauguramos uma nova era da genética — afirma uma das autoridades no assunto no país, o gaúcho Luiz Fernando Jobim, imunologista, especialista em imunogenética e biólogo molecular.
Os resultados indicam que mais de 80% do genoma humano têm algum tipo de função bioquímica operacional e são conectados por uma rede muito mais complexa do que se imaginava. Para cada gene de cada célula, existem milhares de "interruptores" específicos. No que se pensava ser o "lixo" do genoma, estão códigos que ajudam o DNA regulatório a comandar os genes certos. Um erro no processo pode levar ao desenvolvimento de doenças, o principal foco do projeto.
Cerca de 65 mil veículos devem passar pela freeway rumo ao litoral no início do feriadão
Cerca de 65 mil veículos devem passar pela freeway rumo ao litoral no início do feriadão
Rodovias do Estado terão reforço no policiamento
A estimativa da Concepa é que cerca de 65 mil veículos passem pela freeway rumo ao litoral no início do feriadão da Independência do Brasil. Do total, 30 mil veículos devem viajar nesta quinta-feira, e outros 35 mil durante a sexta.Comparando com os últimos finais de semana, o movimento é três vezes maior. Hoje, o maior movimento deve ocorrer entre 14h e 23h e na sexta-feira entre 7h e 12h. Equipes da Concepa terão reforço de pessoal e de viaturas para atendimento nestes dias.
Ação contra piso dos professores causa mal-estar entre MEC e Piratini
Ação contra piso dos professores causa mal-estar entre MEC e Piratini
Ministro Mercadante não teria gostado de estratégia judicial adotada por seie governadores
A ação de inconstitucionalidade que procura substituir o índice de reajuste do piso nacional do magistério por outro de menor impacto nas finanças públicas gerou atrito entre o Ministério da Educação (MEC) e o governo gaúcho. A divulgação de notas oficiais antagônicas do MEC e do Piratini tornou público esse mal-estar e ilustrou uma disputa política travada nos últimos meses entre governadores e o ministério sobre a fórmula de cálculo do salário dos professores.Conta de luz vai diminuir 16,2%, diz Dilma
Conta de luz vai diminuir 16,2%, diz Dilma
Presidente afirma que consumidor residencial pagará menos a partir do próximo ano, e redução da tarifa para indústrias chegará a 28%
Os próximos passos, confirmou a presidente, vão contemplar portos e aeroportos. Segundo Dilma, os detalhes sobre a medida sobre a redução na conta de luz serão anunciados na próxima terça-feira, em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília.
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Brasil é o 2º maior mercado consumidor de cocaína
Brasil é o 2º maior mercado consumidor de cocaína
Realizado pela Unifesp, levantamento sobre uso da droga e de seus derivados no país mostrou que um em cada cem adultos consumiu crack no último ano
Australian Federal Police/AFP
Cocaína: polícia australiana apreendeu 200 quilos da droga
São Paulo - De acordo com o Segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), 4% da população brasileira adulta (seis milhões de pessoas) e 3% dos adolescentes (420.000 indivíduos), experimentaram cocaína ou algum de seus derivados — crack, merla ou oxi — na vida. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e divulgada nesta quarta-feira. Foram entrevistadas 4.607 pessoas maiores do que 14 anos de idade, moradoras de 149 municípios do país.
Somente no último ano, o levantamento apontou, a incidência de usuários da droga foi de 2% entre os adultos (2,5 milhões de pessoas) e 2% entre jovens (244.000 pessoas). A via intranasal, segundo o levantamento, é a forma de administração mais comum da cocaína — quase 90% das pessoas que já experimentaram a droga a consumiram desta forma. Ainda segundo os dados, 14% dos consumidores de cocaína já injetaram a substância.
Cocaína fumada - O estudou também mostrou que dois milhões de brasileiros experimentaram cocaína fumada - ou seja, crack, merla ou oxi - ao menos uma vez na vida. No último ano, cerca de um em cada cem adultos (um milhão de indivíduos) usou crack. Entre os adolescentes, essa incidência foi menor: 0,2% dos jovens (150.00 pessoas) fizeram uso da droga nos últimos 12 meses.
Características do usuário - Quase metade (48%) dos usuários de cocaína e derivados é dependente química e cerca de um em cada quatro consumidores usaram a droga ao menos duas vezes por semana no último ano. No entanto, apenas 30% dos entrevistados pelo estudo disseram que pretendem abandonar o hábito e apenas 1% dos entrevistados buscaram algum tipo de tratamento para o consumo da droga. O levantamento ainda indicou que uma em cada cinco pessoas conhece alguém que enfrenta problemas decorrentes do abuso de cocaína.
Segundo os dados, quase metade dos usuários de cocaína (45%) experimentou a droga antes dos 18 anos de idade. Além disso, os pesquisadores concluíram que existe uma relação entre a idade em que há o primeiro contato com a cocaína e seus derivados e um maior risco de dependência química e outras doenças psiquiátricas - quantos antes, pior. A pesquisa concluiu que, entre todos os usuários de cocaína e derivados do país, 78% consideram que é fácil largar a droga.
Regiões - A pesquisa ainda mostrou que não há diferenças significativas na porcentagem do uso de cocaína e derivados entre as regiões brasileiras (as taxas variam de 1,9% a 2,6%) - com exceção da região Sul, que apresenta o menor índice (0,7%). No entanto, em números absolutos, a região Sudeste é responsável por quase metade de todos os usuários da droga no país. O levantamento mostrou que o consumo em áreas urbanas é três vezes maior do que em rurais.
Somente no último ano, o levantamento apontou, a incidência de usuários da droga foi de 2% entre os adultos (2,5 milhões de pessoas) e 2% entre jovens (244.000 pessoas). A via intranasal, segundo o levantamento, é a forma de administração mais comum da cocaína — quase 90% das pessoas que já experimentaram a droga a consumiram desta forma. Ainda segundo os dados, 14% dos consumidores de cocaína já injetaram a substância.
Cocaína fumada - O estudou também mostrou que dois milhões de brasileiros experimentaram cocaína fumada - ou seja, crack, merla ou oxi - ao menos uma vez na vida. No último ano, cerca de um em cada cem adultos (um milhão de indivíduos) usou crack. Entre os adolescentes, essa incidência foi menor: 0,2% dos jovens (150.00 pessoas) fizeram uso da droga nos últimos 12 meses.
Características do usuário - Quase metade (48%) dos usuários de cocaína e derivados é dependente química e cerca de um em cada quatro consumidores usaram a droga ao menos duas vezes por semana no último ano. No entanto, apenas 30% dos entrevistados pelo estudo disseram que pretendem abandonar o hábito e apenas 1% dos entrevistados buscaram algum tipo de tratamento para o consumo da droga. O levantamento ainda indicou que uma em cada cinco pessoas conhece alguém que enfrenta problemas decorrentes do abuso de cocaína.
Segundo os dados, quase metade dos usuários de cocaína (45%) experimentou a droga antes dos 18 anos de idade. Além disso, os pesquisadores concluíram que existe uma relação entre a idade em que há o primeiro contato com a cocaína e seus derivados e um maior risco de dependência química e outras doenças psiquiátricas - quantos antes, pior. A pesquisa concluiu que, entre todos os usuários de cocaína e derivados do país, 78% consideram que é fácil largar a droga.
Regiões - A pesquisa ainda mostrou que não há diferenças significativas na porcentagem do uso de cocaína e derivados entre as regiões brasileiras (as taxas variam de 1,9% a 2,6%) - com exceção da região Sul, que apresenta o menor índice (0,7%). No entanto, em números absolutos, a região Sudeste é responsável por quase metade de todos os usuários da droga no país. O levantamento mostrou que o consumo em áreas urbanas é três vezes maior do que em rurais.
BB lança fundo que abre investimento em imóveis do banco
BB lança fundo que abre investimento em imóveis do banco
Aplicação mínima é de 2 mil reais e a reserva de cotas começa em novembro
Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL
Agência do BB: Fundo Imobiliário fará investimento em 96 imóveis do banco, como em agências
São Paulo – O Fundo Imobiliário lançado pelo Banco do Brasil esta semana, que pretende captar 1, 591 bilhão de reais, fará investimentos em 94 imóveis de propriedade do banco. São 26 agências bancárias e o restante são imóveis de ocupação mista, como edifícios com agências e outras repartições do banco e imóveis residenciais, que podem ser usados como apartamentos funcionais.
Segundo informa o prospecto preliminar da operação, os ativos alvos do fundo são: “Os imóveis ou direitos reais sobre imóveis, de natureza comercial, incluindo, sem limitação, lojas comerciais, prédios comerciais, lajes corporativas, conjuntos comerciais, agências de instituições financeiras e/ou salas comerciais, todos destinados à locação, que poderão ser objeto de investimento pelo Fundo”. Estes imóveis serão transferidos ao Fundo e alugados pelo próprio BB, em um contrato com duração de 10 anos, que poderá ser renovado por tempo indeterminado.
Esta é a maior oferta pública realizada por um Fundo Imobiliário neste ano. O aporte mínimo para investir no Fundo de Investimento Imobiliário BB Progressivo II é de 2.000 reais, valor correspondente a 20 cotas.
Os investidores poderão realizar a reserva de cotas entre os dias 7 e 26 de novembro deste ano. Nesta reserva, o investidor interessado assinará um contrato informando a quantidade de cotas que pretende comprar. No dia 28 de novembro será realizado um comunicado do resultado de alocação das cotas. Isto ocorre para que, no caso de haver maior demanda do que cotas disponíveis, seja feito um rateio das cotas entre os investidores. Após este comunicado, no dia 29 de novembro, será realizada então a primeira liquidação da oferta, na qual as cotas serão repassadas aos investidores efetivamente.
A negociação das cotas do fundo será realizada exclusivamente na BM&FBovespa e a data para o início da negociação será definida depois da liberação da para negociação pela bolsa.
Especialistas em finanças orientam que antes de realizar uma aplicação em um Fundo de Investimento, o prospecto seja lido com muita atenção. No caso dos Fundos Imobiliários, a orientação feita é que se busquem informações principalmente sobre os riscos envolvidos na aplicação, os encargos, a distribuição de proventos e sobre os ativos que compõem a carteira do fundo.
Além do BB, também participarão da coordenação da distribuição de cotas o Banco Votorantim, o Bradesco BBI e o BTG Pactual.
Segundo informa o prospecto preliminar da operação, os ativos alvos do fundo são: “Os imóveis ou direitos reais sobre imóveis, de natureza comercial, incluindo, sem limitação, lojas comerciais, prédios comerciais, lajes corporativas, conjuntos comerciais, agências de instituições financeiras e/ou salas comerciais, todos destinados à locação, que poderão ser objeto de investimento pelo Fundo”. Estes imóveis serão transferidos ao Fundo e alugados pelo próprio BB, em um contrato com duração de 10 anos, que poderá ser renovado por tempo indeterminado.
Esta é a maior oferta pública realizada por um Fundo Imobiliário neste ano. O aporte mínimo para investir no Fundo de Investimento Imobiliário BB Progressivo II é de 2.000 reais, valor correspondente a 20 cotas.
Os investidores poderão realizar a reserva de cotas entre os dias 7 e 26 de novembro deste ano. Nesta reserva, o investidor interessado assinará um contrato informando a quantidade de cotas que pretende comprar. No dia 28 de novembro será realizado um comunicado do resultado de alocação das cotas. Isto ocorre para que, no caso de haver maior demanda do que cotas disponíveis, seja feito um rateio das cotas entre os investidores. Após este comunicado, no dia 29 de novembro, será realizada então a primeira liquidação da oferta, na qual as cotas serão repassadas aos investidores efetivamente.
A negociação das cotas do fundo será realizada exclusivamente na BM&FBovespa e a data para o início da negociação será definida depois da liberação da para negociação pela bolsa.
Especialistas em finanças orientam que antes de realizar uma aplicação em um Fundo de Investimento, o prospecto seja lido com muita atenção. No caso dos Fundos Imobiliários, a orientação feita é que se busquem informações principalmente sobre os riscos envolvidos na aplicação, os encargos, a distribuição de proventos e sobre os ativos que compõem a carteira do fundo.
Além do BB, também participarão da coordenação da distribuição de cotas o Banco Votorantim, o Bradesco BBI e o BTG Pactual.
Brasil capta US$1,25 bi e paga menor juro da história
Brasil capta US$1,25 bi e paga menor juro da história
O cupom do bônus Global 2023 foi de 2,625 por cento, e o título foi vendido a 99,456 por cento do valor de face
Brasília - O Brasil captou de 1,25 bilhão de dólares com a emissão de um bônus Global com vencimento em 2023, pagando o menor rendimento da história para um título de 10 anos, e abrindo caminho para empresas nacionais melhorarem suas condições de financiamento no exterior.
O cupom (juros) do bônus Global 2023 foi de 2,625 por cento, e o título foi vendido a 99,456 por cento do valor de face, informaram os bancos líderes da operação. Com isso, o bônus brasileiro ofereceu um rendimento (yield) de 2,686 por cento ao ano.
Na continuidade da operação, o papel poderá ser ofertado também no mercado asiático no montante de até 10 por cento do captado nos Estados Unidos e na Europa A demanda pelos bônus brasileiros teria chegado a 4,5 bilhões de dólares, de acordo com IFR, um serviço da Thomson Reuters.
A emissão feita nesta quarta-feira é a primeira após o lançamento em abril de bônus Global denominado em real no montante de 3,15 bilhões de reais. Na época, em contexto de valorização da moeda brasileira, governo avaliou que o investidor estrangeiro interessado em títulos do país poderia ter a opção de adquirir um papel denominado em real no exterior, sem que houvesse necessidade de internalizar os recursos.
Máquina de lavar para regiões pobres dispensa eletricidade
Máquina de lavar para regiões pobres dispensa eletricidade
Projetada com menos de 100 reais, a Giradora é acionada por um pedal e necessita apenas de um terço da água usada por aparelhos convencionais
Divulgação
O funcionamento é bem simples: basta colocar as roupas sujas no interior, sentar sobre o aparelho que tem um tampa acolchoada, e bombear com o pé o pedal localizada na base
São Paulo – Em comunidades pobres pelo mundo, sem acesso à energia elétrica nem água em abundância, lavar roupa pode ser um verdadeiro martírio. Depois de visitar regiões negligenciadas pelo poder público, a maioria favelas de países em desenvolvimento, e constatar que os moradores perdiam de 3 a 5 horas diárias no processo, uma dupla de designers bolou uma solução simples e econômica: a Giradora.
Projetada com apenas 40 dólares (cerca de 80 reais), a engenhoca é uma máquina de lavar que dispensa energia elétrica e ainda poupa água. Semelhante a um cesto de roupas, ela é acionada por um pedal, e necessita apenas de um terço da água usada por aparelhos convencionais.
O funcionamento é bem simples: basta colocar as roupas sujas no interior, sentar sobre o aparelho que tem um tampa acolchoada, e bombear com o pé o pedal localizada na base. Quanto mais se pedala, maior a velocidade de giro e melhor o resultado final da limpeza.
De acordo com seus criadores, os designers Alex Cabunoc e Ji A You, além de ser econômica e ecológica, a Giradora é também mais saudável que a prática arcaica, de passar horas inclinado sobre uma pia, esfregando roupa. Ela garante uma posição mais ergonômica, evitando assim efeitos colaterais indesejados como dores nas costas e lesões no punho.
São Paulo – Em comunidades pobres pelo mundo, sem acesso à energia elétrica nem água em abundância, lavar roupa pode ser um verdadeiro martírio. Depois de visitar regiões negligenciadas pelo poder público, a maioria favelas de países em desenvolvimento, e constatar que os moradores perdiam de 3 a 5 horas diárias no processo, uma dupla de designers bolou uma solução simples e econômica: a Giradora.
Projetada com apenas 40 dólares (cerca de 80 reais), a engenhoca é uma máquina de lavar que dispensa energia elétrica e ainda poupa água. Semelhante a um cesto de roupas, ela é acionada por um pedal, e necessita apenas de um terço da água usada por aparelhos convencionais.
O funcionamento é bem simples: basta colocar as roupas sujas no interior, sentar sobre o aparelho que tem um tampa acolchoada, e bombear com o pé o pedal localizada na base. Quanto mais se pedala, maior a velocidade de giro e melhor o resultado final da limpeza.
De acordo com seus criadores, os designers Alex Cabunoc e Ji A You, além de ser econômica e ecológica, a Giradora é também mais saudável que a prática arcaica, de passar horas inclinado sobre uma pia, esfregando roupa. Ela garante uma posição mais ergonômica, evitando assim efeitos colaterais indesejados como dores nas costas e lesões no punho.
Mensalão: banqueiros são condenados por fraude em empréstimo
Mensalão: banqueiros são condenados por fraude em empréstimo
Seis ministros que compõem a Corte entenderam que a cúpula do Banco Rural burlou órgãos de fiscalização para liberar 32 milhões de reais para o esquema
São Paulo - Na 19ª sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) para julgar o processo do mensalão, seis dos dez ministros da Corte condenaram os banqueiros Kátia Rabello e José Roberto Salgado por fraudes em empréstimos ao PT e a empresas de Marcos Valério de Souza, o operador do esquema de corrupção.
Os seis integrantes do STF entenderam que a cúpula do Banco Rural burlou órgãos de fiscalização e atuou conscientemente para liberar, sem as garantias devidas, 32 milhões de reais para o esquema criminoso. A moeda de troca seria, conforme a acusação, promessas de que Marcos Valério poderia abrir portas no governo federal para interesses da instituição financeira.
Os ministros Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luiz Fux, José Antonio Dias Toffoli e Cármen Lúcia não seguiram os sucessivos apelos das defesas dos banqueiros, que entregaram memoriais nesta terça-feira. Nesta quinta, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto devem concluir a análise da imputação do crime de gestão fraudulenta aos executivos do banco.
Ford comemora produção de 350 milhões de veículos em sua história
Ford comemora produção de 350 milhões de veículos em sua história
Esse resultado histórico na indústria automotiva foi comemorado com um Focus
Por Redação , Administradores.com
A Ford anunciou nesta segunda-feira (3) a produção total de 350 milhões de veículos em sua história. Esse resultado histórico na indústria automotiva foi comemorado com um Focus: o automóvel mais vendido do mundo nos cincos primeiros meses de 2012.
"Esse número corresponde a produzir um carro a cada 10 segundos durante toda a nossa história. Se fossem enfileirados, dariam para cobrir a distância de ida e volta à Lua – duas vezes. É uma conquista incrível e mostra por que estamos tão empolgados com o futuro", diz John Fleming, vice-presidente executivo de manufatura global da companhia.
O veículo 350.000.000º saiu da linha de montagem da nova fábrica global da Ford em Rayong, na Tailândia, localizada a cerca de 200 km ao sudeste de Bangkok. A instalação foi inaugurada em maio de 2012 com um investimento de US$450 milhões para a produção do Focus global, o veículo da marca mais vendido no mundo.
"A produção do veículo 350 milhões nesta fábrica simboliza o nosso plano de crescer com a montagem de grandes produtos globais em plantas ultraflexíveis e eficientes, não apenas na Tailândia mas em todos os países do mundo", afirma Fleming.
"Esse número corresponde a produzir um carro a cada 10 segundos durante toda a nossa história. Se fossem enfileirados, dariam para cobrir a distância de ida e volta à Lua – duas vezes. É uma conquista incrível e mostra por que estamos tão empolgados com o futuro", diz John Fleming, vice-presidente executivo de manufatura global da companhia.
O veículo 350.000.000º saiu da linha de montagem da nova fábrica global da Ford em Rayong, na Tailândia, localizada a cerca de 200 km ao sudeste de Bangkok. A instalação foi inaugurada em maio de 2012 com um investimento de US$450 milhões para a produção do Focus global, o veículo da marca mais vendido no mundo.
Imagem: divulgação |
"A produção do veículo 350 milhões nesta fábrica simboliza o nosso plano de crescer com a montagem de grandes produtos globais em plantas ultraflexíveis e eficientes, não apenas na Tailândia mas em todos os países do mundo", afirma Fleming.
Funcionária recebe indenização de R$ 8 mil
Funcionária recebe indenização de R$ 8 mil após ser chamada de "elefante" no trabalho
Nahla, que na época pesava 162 quilos, resolveu denunciar o empregador ao encontrar o desenho de um elefante no banheiro com as iniciais do seu nome
A telefonista Nahla Camila dos Santos, de 29 anos, receberá uma indenização de R$ 8 mil da empresa de mototáxi que trabalhava em Ribeirão Preto (SP) após ser alvo de piadas dos colegas.
Nahla, que na época pesava 162 quilos, afirmou que escutava piadas constantemente acerca de seu peso e que resolveu denunciar o empregador ao encontrar o desenho de um elefante no banheiro com as iniciais do seu nome.
A jovem procurou a polícia e foi orientada pelo escrivão a redigir uma carta ao patrão relatando o caso, para que ele assinasse o documento. O juiz Gustavo Triandafelides Balthazar considerou que é dever do empregador propiciar um ambiente de trabalho saudável e garantir que nenhum funcionário tenha a dignidade abalada.
A telefonista destacou que sofreu com as ofensas e humilhações, e que seu objetivo ao entrar com uma ação judicial era lutar contra o preconceito que sofreu desde criança por ser gorda.
FBI e estúdios de Hollywood monitoram computadores que realizam downloads por torrents
FBI e estúdios de Hollywood monitoram computadores que realizam downloads por torrents
A partir do rastreamento do IP, é possível identificar o usuário e processá-lo
Um estudo realizado pela Universidade de Birmingham analisou os sites de torrents mais populares do mundo, incluindo The Pirate Bay e concluiu que essas plataformas estão sendo grampeadas.
De acordo com os pesquisadores, um robô mantido pelo FBI e por organizações que incluem estúdios de Hollywood (RIAA e MPAA) é capaz de capturar os endereços dos computadores que estão fazendo o download e compartilhando os arquivos (IP).
A partir do rastreamento do IP, é possível identificar o usuário e processá-lo. Uma prática que apesar de comum nos Estados Unidos, ainda não existe no Brasil.
Acredita-se que o monitoramento existe há três anos, inclusive, desde 2009 existe um software visa detectar e barrar os "espiões", o PeerBlock. Os criadores da ferramenta afirmam que não querem proteger a pirataria, e sim a privacidade das pessoas na internet.
Imagem: Thinkstock |
Com informações da Superinteressante
Saiba o que muda com o novo cálculo do seguro-desemprego
Saiba o que muda com o novo cálculo do seguro-desemprego
A advogada Milena Sanches explica que benefício será calculado de acordo com os salários recebidos nos últimos três meses
O cálculo do seguro-desemprego mudou. Isso porque, desde a última segunda-feira (2), o cálculo será feito com base na média aritmética dos salários-de-contribuição informados no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, dos últimos três meses anteriores à dispensa do empregado. A alteração foi feita de acordo com as novas regras da Resolução nº 699, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – Codefat.
A advogada trabalhista e previdenciária da IOB Folhamatic, Milena Sanches, explica que o salário-de-contribuição, tanto para o empregado, quanto para o trabalhador avulso, é o total da remuneração auferida em uma ou mais empresas. "Ou seja: esse salário é a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer título, durante o mês, destinados a retribuir o trabalho. As gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial também são considerados salário-de-contribuição", informa a especialista.
Segundo Milena, o seguro-desemprego será calculado com base no mês completo de trabalho, mesmo que o empregado não tenha trabalhado integralmente em qualquer dos últimos três meses. Quando o salário-de-contribuição não constar no CNIS, deverá ser obtido na Carteira de Trabalho e Previdência Social, atualizados no contra-cheque ou, ainda, nos documentos decorrentes de determinação judicial. "Nesse caso, as cópias dos documentos devem ser arquivadas junto ao requerimento do benefício", ressalta a advogada.
Não são considerados salário-de-contribuição os benefícios da previdência social; a ajuda de custo e o adicional mensal recebidos pelo aeronauta, as parcelas do vale-refeição e alimentação; as importâncias recebidas a título de férias indenizadas e o respectivo adicional constitucional.
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Plano que prevê mais verba para educação vai ao Senado
Plano que prevê mais verba para educação vai ao Senado
Recurso que buscava levar projeto para o plenário da Câmara foi arquivado
Professores da UFSM decidem pela manutenção da greve
Professores da UFSM decidem pela manutenção da greve
Assembleia contou com 350 docentes que lotaram anfiteatro. Paralisação segue pelo menos até o dia 17
Assembleia contou com 350 professores Foto: Ronald Mendes / Agência RBS
Pouco depois das 18h30min, chegou ao fim a assembleia dos professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que decidiu pela manutenção da greve, pelo menos até o dia 17.
Após quase quatro horas de muita discussão e de embate entre grevistas e não grevistas foi colocada em votação as duas propostas à categoria. A primeira delas tratava da saída imediata da greve. Já a segunda situação previa o fim da greve de forma unificada para o próximo dia 17.
Ao longo da semana, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) irá colocar em votação a manutenção ou não da greve nas instituições de Ensino Superior.
Conforme o movimento local de greve da Federal, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), uma nova assembleia está prevista para ocorrer na próxima semana quando será colocado em votação novamente a continuidade ou não da greve.
O placar pela manutenção da greve foi apertado. A discussão foi acirrada e por 165 votos, os professores decidiram pelo adiamento da greve até o dia 17. Já o retorno imediato da greve contou com a adesão de 147 educadores.
Conforme a assessoria de imprensa da Sedufsm dos 250 professores presentes na assembleia 312 votaram.
Ainda segundo a Sedufsm, o escore pela continuidade da greve só foi possível com os votos dos docentes do Centro de Educação Superior Norte-RS (Cesnors), que abrange os campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
O que pode resultar da compra da CCE pela Lenovo
O que pode resultar da compra da CCE pela Lenovo
A Lenovo, segunda maior fabricante de PCs no mundo, está comprando a brasileira CCE. Veja o que pode resultar disso
Divulgação/Lenovo
Computador da Lenovo: a empresa é a segunda maior fabricante de PCs no mundo, atrás apenas da HP
São Paulo — A Lenovo, segunda maior fabricante de PCs no mundo e uma das que mais crescem, deve anunciar a compra da brasileira CCE nesta quarta-feira, como o jornalista Tiago Lethbridge, da revista EXAME, revelou com exclusividade no blog Primeiro Lugar On-Line. As duas empresas vinham negociando desde o fim do ano passado. O anúncio será feito pelo presidente global da Lenovo, Yang Yuanquing.
O fato é que as duas empresas se complementam e a compra da CCE se encaixa no histórico recente da Lenovo, que registra uma série de aquisições. Um relatório divulgado em julho pelo Gartner Group usa abundantemente a palavra “agressiva” ao descrever os movimentos da Lenovo no mercado. Vejamos um trecho:
“A Lenovo tem sido muito agressiva ao expandir-se por meio de uma série de aquisições, assim como por meio de preços agressivos. A expansão agressiva da Lenovo abalou o desempenho de suas concorrentes, especialmente a HP e a Dell, roubando participação no mercado delas.”
A Lenovo ganhou seu perfil atual em 2005, quando a chinesa Legend Holdings comprou a divisão de computação pessoal da IBM. A empresa usa, até hoje, em alguns de seus tablets e notebooks, a marca ThinkPad, criada pela IBM 20 anos atrás. Segundo o Gartner, a companhia chinesa teve participação de 14,7% no mercado mundial de PCs no segundo trimestre deste ano. Isso é 15% mais do que ela tinha um ano antes.
Com o crescimento, a Lenovo encostou na HP, a primeira colocada no ranking, com 14,9% do mercado. Considerando a trajetória das duas, não vai ser surpresa se a Lenovo emergir como líder mundial no terceiro trimestre. No Brasil, seu foco tem sido, até agora, os clientes corporativos. Embora estejam presentes nas redes de varejo, os laptops e PCs de mesa da marca são mais atraentes para empresas.
A CCE, ao contrário, está voltada para o consumidor, especialmente o da nova classe média. Sua linha de produtos inclui televisores, equipamentos de som e vídeo, celulares e fornos de micro-ondas. A divisão CCE Info produz PCs de mesa, laptops e o tablet Wintouch. A empresa pertence ao grupo Digibras, que tem uma fábrica em São Paulo e outra em Manaus. Seu site na web descreve esta última como o maior parque fabril da região de Manaus, com mais de 180 mil m² de área construída.
Os detalhes da aquisição devem ser revelados nesta quarta-feira. Não se sabe, por exemplo, se a Lenovo está comprando o grupo Digibras inteiro ou apenas parte dele. Se a aquisição incluir todas as divisões, é provável que a marca CCE seja mantida num primeiro momento. Ao mesmo tempo, a marca Lenovo deve se voltar mais para o consumidor. E, naturalmente, com as fábricas adquiridas, a companhia chinesa deve expandir sua produção no Brasil. Ela vai continuar, como diria o Garner Group, agressiva.
O fato é que as duas empresas se complementam e a compra da CCE se encaixa no histórico recente da Lenovo, que registra uma série de aquisições. Um relatório divulgado em julho pelo Gartner Group usa abundantemente a palavra “agressiva” ao descrever os movimentos da Lenovo no mercado. Vejamos um trecho:
“A Lenovo tem sido muito agressiva ao expandir-se por meio de uma série de aquisições, assim como por meio de preços agressivos. A expansão agressiva da Lenovo abalou o desempenho de suas concorrentes, especialmente a HP e a Dell, roubando participação no mercado delas.”
A Lenovo ganhou seu perfil atual em 2005, quando a chinesa Legend Holdings comprou a divisão de computação pessoal da IBM. A empresa usa, até hoje, em alguns de seus tablets e notebooks, a marca ThinkPad, criada pela IBM 20 anos atrás. Segundo o Gartner, a companhia chinesa teve participação de 14,7% no mercado mundial de PCs no segundo trimestre deste ano. Isso é 15% mais do que ela tinha um ano antes.
Com o crescimento, a Lenovo encostou na HP, a primeira colocada no ranking, com 14,9% do mercado. Considerando a trajetória das duas, não vai ser surpresa se a Lenovo emergir como líder mundial no terceiro trimestre. No Brasil, seu foco tem sido, até agora, os clientes corporativos. Embora estejam presentes nas redes de varejo, os laptops e PCs de mesa da marca são mais atraentes para empresas.
A CCE, ao contrário, está voltada para o consumidor, especialmente o da nova classe média. Sua linha de produtos inclui televisores, equipamentos de som e vídeo, celulares e fornos de micro-ondas. A divisão CCE Info produz PCs de mesa, laptops e o tablet Wintouch. A empresa pertence ao grupo Digibras, que tem uma fábrica em São Paulo e outra em Manaus. Seu site na web descreve esta última como o maior parque fabril da região de Manaus, com mais de 180 mil m² de área construída.
Os detalhes da aquisição devem ser revelados nesta quarta-feira. Não se sabe, por exemplo, se a Lenovo está comprando o grupo Digibras inteiro ou apenas parte dele. Se a aquisição incluir todas as divisões, é provável que a marca CCE seja mantida num primeiro momento. Ao mesmo tempo, a marca Lenovo deve se voltar mais para o consumidor. E, naturalmente, com as fábricas adquiridas, a companhia chinesa deve expandir sua produção no Brasil. Ela vai continuar, como diria o Garner Group, agressiva.
Volkswagen divulga fotos do novo Golf
Volkswagen divulga fotos do novo Golf
Imagens oficiais mostram detalhes da sétima geração do carro
Divulgação
VW Golf 2013: O novo Golf será exibido ao público pela primeira vez durante o Salão de Paris
São Paulo - A espera por imagens oficiais do novo Golf terminou. A Volkswagen divulgou nesta terça-feira (4) as fotos do modelo 2013 do hatch médio, que chega à sua sétima geração e passa a utilizar a plataforma MQB, mesma aplicada Audi A3 2013 e o Seat Leon.
O design do hatch se mostra uma evolução do visual já conhecido, com algumas novidades. Uma delas é a pequena área envidraçada entre o vidro dianteiro e o espelho retrovisor. O desenho dos faróis dianteiros está mais agressivo, enquanto as lanternas traseiras ganharão LEDs em algumas versões.
Observando o interior do novo Golf, é marcante a inclinação do console central do carro na direção do motorista, algo visto em veículos da BMW. Embora não especifique quais os motores estarão disponíveis para o modelo, a VW informa que as versões a gasolina da novidade produzirão entre 60 cv a 140 cavalos de potência, enquanto as vertentes diesel gerarão entre 90 cv e 190 cv.
O novo Golf será exibido ao público pela primeira vez durante o Salão de Paris, cuja abertura está marcada 29 de setembro.
São Paulo - A espera por imagens oficiais do novo Golf terminou. A Volkswagen divulgou nesta terça-feira (4) as fotos do modelo 2013 do hatch médio, que chega à sua sétima geração e passa a utilizar a plataforma MQB, mesma aplicada Audi A3 2013 e o Seat Leon.
O design do hatch se mostra uma evolução do visual já conhecido, com algumas novidades. Uma delas é a pequena área envidraçada entre o vidro dianteiro e o espelho retrovisor. O desenho dos faróis dianteiros está mais agressivo, enquanto as lanternas traseiras ganharão LEDs em algumas versões.
Observando o interior do novo Golf, é marcante a inclinação do console central do carro na direção do motorista, algo visto em veículos da BMW. Embora não especifique quais os motores estarão disponíveis para o modelo, a VW informa que as versões a gasolina da novidade produzirão entre 60 cv a 140 cavalos de potência, enquanto as vertentes diesel gerarão entre 90 cv e 190 cv.
O novo Golf será exibido ao público pela primeira vez durante o Salão de Paris, cuja abertura está marcada 29 de setembro.
Camex sobe Imposto de Importação de 100 produtos
Camex sobe Imposto de Importação de 100 produtos
Segundo Ministro do Desenvolvimento, o aumento da alíquota não chegará ao máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio, que é 35%
Joern Pollex/Getty Images
Navio com importados: Camex não divulgou quais produtos terão maior alíquota de importação
Brasília - O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, informou que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta terça-feira a elevação do Imposto de Importação para 100 produtos, embora o Mercosul tenha permitido uma lista de até 200 itens.
Segundo ele, a intenção do governo brasileiro é usar somente a metade nesse momento.
Ao sair da reunião da Camex, realizada nesta tarde, o ministro informou ainda que nenhuma das alíquotas do Imposto de Importação vai ao máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que é 35%. Pepe Vargas disse que a maior alíquota ficou em 25%.
Segundo ele, a intenção do governo brasileiro é usar somente a metade nesse momento.
Ao sair da reunião da Camex, realizada nesta tarde, o ministro informou ainda que nenhuma das alíquotas do Imposto de Importação vai ao máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que é 35%. Pepe Vargas disse que a maior alíquota ficou em 25%.
PanAmericano: Justiça acata denúncia do MPF
PanAmericano: Justiça acata denúncia do MPF
A partir de agora, todos são oficialmente réus no processo que apura as responsabilidades pelas fraudes que deixaram um rombo de R$ 4,3 bilhões na instituição
São Paulo - O juiz federal Marcelo Costenaro Cavali, da 6.ª Vara Federal Criminal em São Paulo, acatou a denúncia contra 14 ex-diretores e 3 ex-funcionários do Banco PanAmericano. A partir de agora, todos são oficialmente réus no processo que apura as responsabilidades pelas fraudes que deixaram um rombo de R$ 4,3 bilhões na instituição que tinha como sócio o empresário e apresentador de TV Silvio Santos. Todos os acusados vão responder por suposta prática de crimes contra o sistema financeiro nacional, conforme a lei 7.492.
Entre os réus, estão o ex-presidente do Grupo Silvio Santos Luiz Sebastião Sandoval, o ex-presidente do PanAmericano Rafael Palladino e o ex-diretor financeiro Wilson Roberto de Aro. O Ministério Público Federal (MPF) protocolou a denúncia há duas semanas, no dia 23 de agosto. A Justiça informou que os 17 réus serão agora citados para apresentar defesa.
Além de Sandoval, Palladino e Aro os demais nomes são Adalberto Savioli, Luiz Augusto Teixeira de Carvalho Bruno, Eduardo de Ávila Pinto Coelho, Claudio Baracat Sauda, Marco Antonio Pereira da Silva, Marcos Augusto Monteiro, Mauricio Bonafonte dos Santos, Antonio Carlos Quintas Carletto, Carlos Roberto Vilani, Elinton Bobrik, Mario Tadami Seo, Vilmar Bernardes da Costa, Jose Maria Corsi, João Pedro Fassina.
Entre os réus, estão o ex-presidente do Grupo Silvio Santos Luiz Sebastião Sandoval, o ex-presidente do PanAmericano Rafael Palladino e o ex-diretor financeiro Wilson Roberto de Aro. O Ministério Público Federal (MPF) protocolou a denúncia há duas semanas, no dia 23 de agosto. A Justiça informou que os 17 réus serão agora citados para apresentar defesa.
Além de Sandoval, Palladino e Aro os demais nomes são Adalberto Savioli, Luiz Augusto Teixeira de Carvalho Bruno, Eduardo de Ávila Pinto Coelho, Claudio Baracat Sauda, Marco Antonio Pereira da Silva, Marcos Augusto Monteiro, Mauricio Bonafonte dos Santos, Antonio Carlos Quintas Carletto, Carlos Roberto Vilani, Elinton Bobrik, Mario Tadami Seo, Vilmar Bernardes da Costa, Jose Maria Corsi, João Pedro Fassina.
Campanha da Coca-Cola supera 500 mil latas virtuais personalizadas
Campanha da Coca-Cola supera 500 mil latas virtuais personalizadas
A embalagem de número 500 mil foi batizada de Márcia Maria
Por Redação , Administradores.com
A promoção "Descubra a Sua Coca-Cola Zero" alcançou mais de meio milhão de latas criadas na página da marca. A embalagem de número 500 mil foi batizada de Márcia Maria.
Além desse, outros nomes marcaram esta ação de identificação com o refrigerante. O número 50 mil, por exemplo, homenageou o astro do pop rock Michael Jackson.
A campanha lançada há um mês, elaborou uma edição limitada de rótulos customizados com os 150 nomes mais comuns entre jovens adultos brasileiros. Os nomes foram distribuídos em três das embalagens (lata, 600 ml e 2L), presentes em milhares de pontos de venda por todo o Brasil.
Quem não encontrou a sua Coca-Cola Zero pode participar de uma votação na fan page da marca, que escolherá os próximos 50 nomes a serem estampados.
Além desse, outros nomes marcaram esta ação de identificação com o refrigerante. O número 50 mil, por exemplo, homenageou o astro do pop rock Michael Jackson.
A campanha lançada há um mês, elaborou uma edição limitada de rótulos customizados com os 150 nomes mais comuns entre jovens adultos brasileiros. Os nomes foram distribuídos em três das embalagens (lata, 600 ml e 2L), presentes em milhares de pontos de venda por todo o Brasil.
Imagem: divulgação |
Quem não encontrou a sua Coca-Cola Zero pode participar de uma votação na fan page da marca, que escolherá os próximos 50 nomes a serem estampados.
Gestão de pessoas nas micro e pequenas empresas
Gestão de pessoas nas micro e pequenas empresas: há diferenças?
Gerenciar pessoas é sempre um desafio, ainda mais quando se está à frente do próprio negócio
Por Wesley Garcia Gomes, www.administradores.com
Dados recentes do IBGE confirmam que as micro e pequenas empresas já representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Essas empresas são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país e constituem 99% dos seis milhões de estabelecimentos formais existentes no Brasil. Os dados evidenciam que as pessoas estão cada vez mais buscando o sonho do próprio negócio, no entanto, alguns ainda se esquecem que a abertura de um empreendimento confere também novas responsabilidades.
Gerenciar pessoas é sempre um desafio, ainda mais quando se está à frente do próprio negócio. Há muitas dúvidas com relação a questões financeiras e administrativas, o que acaba deixando a gestão de pessoas, geralmente, na última posição das prioridades. As pequenas empresas também não costumam ter um departamento de Recursos Humanos estruturado, como o das grandes corporações. Isso, no entanto, não é motivo para negligenciar as questões de gestão. O importante é manter um modelo que se adapte à empresa e que seja construído com base na confiança mútua e profissionalismo.
Para isso, porém, é primordial ficar atento na hora da contratação, e selecionar profissionais que compartilham das mesmas visões da empresa e que acreditam na importância de sua contribuição para o crescimento da instituição. Esse, aliás, é um dos grandes desafios dos gestores na atualidade: envolver os colaboradores na causa da empresa e reter os talentos. A alta competitividade do mercado, atrelada às novas perspectivas de crescimento profissional, tem contribuído para impulsionar a rotatividade de funcionários.
Como forma de valorizar os profissionais e, também, evitar que haja uma grande taxa de turnover, é preciso investir na construção de um ambiente de trabalho agradável, no qual os colaboradores possam ter voz e oportunidade de se desenvolverem profissionalmente. Acredito que erros sempre vão acontecer, mas eles são importantes para conseguirmos acertos no futuro e encontrarmos o equilíbrio na gestão de pessoas.
Para mim, mais importante do que ter um bom profissional na empresa, é ter colaboradores de caráter e confiáveis. Aprendi que, além de competência, ter índole é também muito importante, já que o funcionário é a "cara" da empresa. É por isso que aqui, na Wesco, investimos no diálogo aberto e na construção de um ambiente agradável para todos.
Wesley Garcia Gomes é diretor comercial da Wesco, empresa que oferece ao mercado soluções em higiene, que priorizam o bem-estar e a praticidade, e permitem agradar, cultivar e fidelizar clientes e colaboradores.
Gerenciar pessoas é sempre um desafio, ainda mais quando se está à frente do próprio negócio. Há muitas dúvidas com relação a questões financeiras e administrativas, o que acaba deixando a gestão de pessoas, geralmente, na última posição das prioridades. As pequenas empresas também não costumam ter um departamento de Recursos Humanos estruturado, como o das grandes corporações. Isso, no entanto, não é motivo para negligenciar as questões de gestão. O importante é manter um modelo que se adapte à empresa e que seja construído com base na confiança mútua e profissionalismo.
Para isso, porém, é primordial ficar atento na hora da contratação, e selecionar profissionais que compartilham das mesmas visões da empresa e que acreditam na importância de sua contribuição para o crescimento da instituição. Esse, aliás, é um dos grandes desafios dos gestores na atualidade: envolver os colaboradores na causa da empresa e reter os talentos. A alta competitividade do mercado, atrelada às novas perspectivas de crescimento profissional, tem contribuído para impulsionar a rotatividade de funcionários.
Como forma de valorizar os profissionais e, também, evitar que haja uma grande taxa de turnover, é preciso investir na construção de um ambiente de trabalho agradável, no qual os colaboradores possam ter voz e oportunidade de se desenvolverem profissionalmente. Acredito que erros sempre vão acontecer, mas eles são importantes para conseguirmos acertos no futuro e encontrarmos o equilíbrio na gestão de pessoas.
Para mim, mais importante do que ter um bom profissional na empresa, é ter colaboradores de caráter e confiáveis. Aprendi que, além de competência, ter índole é também muito importante, já que o funcionário é a "cara" da empresa. É por isso que aqui, na Wesco, investimos no diálogo aberto e na construção de um ambiente agradável para todos.
Wesley Garcia Gomes é diretor comercial da Wesco, empresa que oferece ao mercado soluções em higiene, que priorizam o bem-estar e a praticidade, e permitem agradar, cultivar e fidelizar clientes e colaboradores.
Especialista tira principais dúvidas sobre 13º salário
Especialista tira principais dúvidas sobre 13º salário
A partir de 15 dias de serviço, o trabalhador já está qualificado a receber o décimo terceiro salário, proporcional ao tempo trabalhado durante o ano
Infomoney
O pagamento do 13º salário é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros, afinal sempre é bom ter um dinheiro a mais na conta bancária. Muitas vezes, a gratificação gera dúvidas aos trabalhadores. Pensando nisso, o Portal InfoMoney conversou com consultora técnica da Contmatic Phoenix, Renata Dias, para esclarecer as principais questões. Confira abaixo:
No afastamento por maternidade, no caso de empregada contratada pela CLT, o pagamento é efetuado pela empresa. Dessa forma, o empregador efetuará o pagamento integral e/ou proporcional (quando admitida no decorrer do ano) do 13º salário da empregada afastada.
Quem tem direito a receber 13º salário?
R.D: Tem direito todo trabalhador com carteira assinada, sejam trabalhadores domésticos, rurais, urbanos ou avulsos. A partir de quinze dias trabalhados, o trabalhador já passa a ter direito a receber 1/12 da remuneração a título de décimo terceiro salário. Também recebem a gratificação os aposentados e pensionistas do INSS.Até quando as empresas devem pagar o benefíco?
R.D: A gratificação deve ser paga pelo empregador em duas parcelas. A Lei n° 4.749 determina que a primeira seja paga entre o dia 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro.Por que o valor da 2ª parcela é menor?
R.D: O 13° salário é pago em duas parcelas iguais, porém, na segunda parcela desconta-se a contribuição previdenciária, por isso, na segunda o trabalhador recebe menos do que na primeira parcela.O profissional pode pedir que a empresa antecipe o pagamento? Ele deve justificar o motivo?
R.D: Sim. O adiantamento do 13° salário pode ser pago de forma antecipada ao ensejo das férias do empregado, sempre que este o requerer no mês de janeiro do correspondente ano. Basta apenas o pedido de pagamento ser justificado o motivo.A empresa pode antecipar as parcelas por vontade própria? Pagar o 13º no meio do ano, por exemplo?
RD: Sim. Considerando que a primeira parcela do 13° salário deve ser paga entre o dia 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro, pode sim o empregador efetuar o pagamento em qualquer um destes meses.Em casos de férias no mês de dezembro? O profissional recebe antecipadamente?
R.D: Somente a primeira parcela do 13° salário deve ser paga ao ensejo das férias. Desta forma, ainda que o empregado se encontre em gozo de férias no mês de dezembro, a segunda parcela será paga por meio da folha de pagamento de 13° salário.No caso dos aposentados, como é feito o cálculo do valor do 13º salário?
R.D: O valor pago pela Previdência Social é calculado, da mesma forma que o 13° salário dos trabalhadores, tendo por base o valor da renda mensal do benefício.Em caso de faltas e afastamento, o valor do recebimento do benefício é menor? Como funciona nos dois casos?
R.D: As faltas não justificadas pelo empregado, ocorridas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de cada ano serão consideradas para efeito de verificação do direito ao 13º salário. Assim para o empregado ter direito a 1/12 do 13º salário precisa ter trabalhado pelo menos 15 dias no mês.Em relação as faltas justificadas, estas não influenciarão no pagamento do 13º salário.E em caso de afastamento?
R.D: Já o período de afastamento por motivo de auxílio-doença, o empregado recebe o 13º salário proporcional ao período trabalhado, computando inclusive os primeiros 15 dias de afastamento pago pela empresa. A partir do 16º dia, a responsabilidade do pagamento fica a cargo do INSS. Apenas nos casos de auxílio-doença por acidente de trabalho, a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho determina que o pagamento do 13º deve ser feito integralmente – nesse caso, o empregador complementa a parte paga pela Previdência Social.No afastamento por maternidade, no caso de empregada contratada pela CLT, o pagamento é efetuado pela empresa. Dessa forma, o empregador efetuará o pagamento integral e/ou proporcional (quando admitida no decorrer do ano) do 13º salário da empregada afastada.
Qual é o valor da multa caso a empresa atrase o pagamento?
R.D: A legislação trabalhista não prevê multa ou correção monetária em favor do empregado em caso de descumprimento pelo empregador dos prazos legais para pagamento do 13º salário. A multa de 160 UFIRs (R$ 170,25) por empregado (dobrado na reincidência), prevista na Portaria MTE nº 290/97 e Lei 7.855/89, trata-se de multa administrativa em favor do Ministério do Trabalho. É importante verificar a Convenção Coletiva da categoria, pois nela pode existir cláusula expressa retratando a correção do valor pago em atraso ao empregado.domingo, 2 de setembro de 2012
Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos no ano
Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos no ano, diz ACSP
Marca foi atingida 15 dias mais cedo do que em 2011.
Valor é suficiente para construir cerca de 28 milhões de casas populares.
Impostômetro atingiu nesta quinta-feira a marca de
R$ 1 trilhão (Foto: Reprodução)
Os impostos pagos pelos brasileiros em 2012 alcançaram R$ 1 trilhão por volta das 16h30 desta quarta-feira (29), segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No valor, estão incluídos impostos federais, estaduais e municipais. A marca foi atingida 15 dias mais cedo do que em 2011.
Segundo a ACSP, o montante de impostos pagos até agora seria suficiente para construir cerca de 28 milhões de casas populares ou mais de 72 milhões de salas de aula equipadas.
Inaugurado em abril de 2005 pela ACSP, em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o painel eletrônico que calcula a arrecadação em tempo real está instalado na sede da associação, na Rua Boa Vista, região central da capital paulista. O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet na página do "Impostômetro".
Ao longo de 2011, os brasileiros pagaram um total de R$ 1,51 trilhão, segundo o "Impostômetro". De acordo com a projeção do Portal do Impostômetro, ao longo de 2012 os brasileiros vão pagar mais de R$ 1,6 trilhão em impostos
Máquinas puxam vendas e fazem negócios na Expointer passar dos R$ 2 bi
Máquinas puxam vendas e fazem negócios na Expointer passar dos R$ 2 bi
Comercialização de animais totalizou R$ 13,6
milhões Foto: Emílio Pedroso / Agencia
RBS
Nestor Tipa Júnior
O volume de negócios na Expointer deste ano chegou a R$ 2,036 bilhões em
vendas. Os resultados foram divulgados nesta tarde no final da feira, no Parque
de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O grande desempenho veio do setor de máquinas que, sozinho, somou R$ 2,020 bilhões, aumento de 142% em relação aos R$ 834,7 milhões do evento do ano passado e valor recorde para a feira. Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier, o anúncio do governo de redução do juros do Programa de Sustentação de Investimento (PSI) para 2,5%, na última quinta-feira, impulsionou as vendas na reta final da feira.
— Ficamos sabendo de casos de produtores que já tinham fechado negócio e depois voltaram para a Expointer para comprar mais máquinas — salienta Bier.
Para o secretário da Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi, os recordes na Expointer demonstram o entendimento entre o setor público e o setor produtivo. Para ele o resultado da feira reflete o clima de otimismo para a próxima safra gaúcha de grãos.
— Estes números mostram a confiança que o produtor tem para fazermos a maior safra do Rio Grande do Sul — ressalta.
A comercialização de animais totalizou R$ 13,6 milhões, com aumento de 15,8% em relação à feira de 2011. A agricultura familiar fechou com R$ 1, 032 milhão as vendas de produtos no pavilhão durante os nove dias de evento.
O grande desempenho veio do setor de máquinas que, sozinho, somou R$ 2,020 bilhões, aumento de 142% em relação aos R$ 834,7 milhões do evento do ano passado e valor recorde para a feira. Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier, o anúncio do governo de redução do juros do Programa de Sustentação de Investimento (PSI) para 2,5%, na última quinta-feira, impulsionou as vendas na reta final da feira.
— Ficamos sabendo de casos de produtores que já tinham fechado negócio e depois voltaram para a Expointer para comprar mais máquinas — salienta Bier.
Para o secretário da Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi, os recordes na Expointer demonstram o entendimento entre o setor público e o setor produtivo. Para ele o resultado da feira reflete o clima de otimismo para a próxima safra gaúcha de grãos.
— Estes números mostram a confiança que o produtor tem para fazermos a maior safra do Rio Grande do Sul — ressalta.
A comercialização de animais totalizou R$ 13,6 milhões, com aumento de 15,8% em relação à feira de 2011. A agricultura familiar fechou com R$ 1, 032 milhão as vendas de produtos no pavilhão durante os nove dias de evento.
Nasa divulga imagens feitas pela sonda espacial Voyager 1
Nasa divulga imagens feitas pela sonda espacial Voyager 1
Fotos mostram Terra como ponto no Sistema Solar e pluma vulcânica em lua de Júpiter
A Nasa (agência espacial americana) divulgou neste sábado imagens feitas pela sonda espacial Voyager 1, lançada em 1977 e que explora o Sistema Solar.
Uma das imagens mostra uma imagem do Sistema Solar na qual a Terra aparece como um pequeno ponto. A outra mostra pluma vulcânica (cinza emitida durante erupção explosiva) na lua de Júpiter Io.
Veja as imagens:
Internautas batizam bola da Copa de 2014 de Brazuca
Internautas batizam bola da Copa de 2014 de Brazuca
"Brazuca" venceu as opções "Bossa Nova" e "Carnavalesca" em eleições online
Getty Images
São Paulo - A bola da Copa do Mundo de 2014 foi batizada pelos internautas de 'Brazuca', após uma votação que contou com a participação de mais de um milhão de torcedores brasileiros, confirmou a Fifa.
Os eleitores tinham três opções, 'Bossa Nova', 'Carnavalesca' e 'Brazuca'.
O ex-capitão da seleção brasileira Cafu, que levantou a taça do pentacampeonato mundial na Copa de 2002, fez o anúncio no programa Esporte Espetacular, da TV Globo.
O que realmente é preciso para ser um empreendedor
O que realmente é preciso para ser um empreendedor
Em novo livro, trio de empreendedores de sucesso conta quais são as características necessárias para que sua empresa dê certo
Divulgação
São Paulo – Paixão, inteligência, coragem e sorte são as características necessárias e comuns de empreendedores de sucesso. Os autores Anthony K. Tjan, Richard J. Harrington e Tsun-Yan Hsieh entrevistaram e pesquisaram centenas de empreendedores de vários países para chegara essa conclusão e o resultado pode ser conferido na obra Heart, Smarts, Guts and Luck: What It Takes to Be an Entrepreneur and Build a Great Business, lançada no começo do mês.
De acordo com a obra, construir um negócio de sucesso é resultado de um coquetel de inteligência, coragem, sorte e paixão. O chef Ferran Adrià, do renomado restaurante catalão El Bulli, é um exemplo de ter o coração dominante, o que significa que ele é movido por propósito, sacrifício e paixão.
Já Jeff Bezos, fundador da Amazon, é citado como um profissional que tem a inteligência dominante. Nelson Mandela, por outro lado, é uma personalidade considerada corajosa, característica necessária para aqueles que largam tudo para correr atrás de seu sonho. Jay Chiat, designer norte-americano e fundador da agência TBWA/Chiat/Day, representa a turma dos que tem sorte.
A obra é indicada para aqueles que estão de olho no empreendedorismo como opção de carreira, empresários maduros ou simplesmente para profissionais que queiram avaliar o que tem feito de certo ou errado em relação no mundo dos negócio. As recomendações são dadas por meio de histórias e exemplos práticos da pesquisa dos autores.
Eles são líderes empresariais, empreendedores, e também conselheiros sênior de CEOs. Tjan é CEO e sócio da Cue Ball, uma empresa de capital de risco localizada em Boston. Ex-CEO da agência de notícias The Thomson Reuters Corporation, Harrington é presidente e sócio da empresa de Tjan. Já Hsieh trabalhou por quase 30 anos na Mckinsey & Co e chegou a ocupar o cargo de diretor sênior, e depois fundou a empresa LinHart Group, da qual é presidente.
Eles afirmam que qualquer empreendedor possui uma das quatro características que eles consideram essenciais. Uma pesquisa desenvolvida por eles, disponível no site da obra, ajuda o leitor a descobrir qual o é o seu perfil e o que lhe falta para obter o que deseja. De acordo com as estatísticas do levantamento, que faz parte da produção do livro, 61% dos entrevistados são movidos pelo coração, 25% são sortudos, 70% começaram o negócio sem ter um plano de negócios formal e 65% tiveram uma experiência empreendedora na infância.
O livro conta quais são as características necessárias para se tornar um empreendedor.
Autor: Anthony K. Tjan, Richard J. Harrington e Tsun-Yan Hsieh
Editora: Harvard Business Review Press
Já Jeff Bezos, fundador da Amazon, é citado como um profissional que tem a inteligência dominante. Nelson Mandela, por outro lado, é uma personalidade considerada corajosa, característica necessária para aqueles que largam tudo para correr atrás de seu sonho. Jay Chiat, designer norte-americano e fundador da agência TBWA/Chiat/Day, representa a turma dos que tem sorte.
A obra é indicada para aqueles que estão de olho no empreendedorismo como opção de carreira, empresários maduros ou simplesmente para profissionais que queiram avaliar o que tem feito de certo ou errado em relação no mundo dos negócio. As recomendações são dadas por meio de histórias e exemplos práticos da pesquisa dos autores.
Eles são líderes empresariais, empreendedores, e também conselheiros sênior de CEOs. Tjan é CEO e sócio da Cue Ball, uma empresa de capital de risco localizada em Boston. Ex-CEO da agência de notícias The Thomson Reuters Corporation, Harrington é presidente e sócio da empresa de Tjan. Já Hsieh trabalhou por quase 30 anos na Mckinsey & Co e chegou a ocupar o cargo de diretor sênior, e depois fundou a empresa LinHart Group, da qual é presidente.
Eles afirmam que qualquer empreendedor possui uma das quatro características que eles consideram essenciais. Uma pesquisa desenvolvida por eles, disponível no site da obra, ajuda o leitor a descobrir qual o é o seu perfil e o que lhe falta para obter o que deseja. De acordo com as estatísticas do levantamento, que faz parte da produção do livro, 61% dos entrevistados são movidos pelo coração, 25% são sortudos, 70% começaram o negócio sem ter um plano de negócios formal e 65% tiveram uma experiência empreendedora na infância.
Heart, Smarts, Guts and Luck: What It Takes to Be an Entrepreneur and Build a Great Business
O livro conta quais são as características necessárias para se tornar um empreendedor.
Autor: Anthony K. Tjan, Richard J. Harrington e Tsun-Yan Hsieh
Editora: Harvard Business Review Press
Assinar:
Postagens (Atom)
Vai sair de linha em 2019
Vai sair de linha! Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...
-
Hacker invade site pornô e ameaça divulgar usuários Adolescente do Marrocos afirma ter dados de mais de 350.000 usuários do site de porno...
-
MWM inaugura linha de produção de motores a diesel para picapes S10 Empresa prevê a entrega de 300 mil motores à GM até 2018 ...
-
Porta dos Fundos lança loja de camisetas online Na semana passada, o Porta dos Fundos lançou um livro homônimo no Rio de Janeiro Dep...