Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganhar uma geração inteiramente nova ao longo deste ano
Você está planejando comprar um carro novo nos próximos meses? Então fique ligado para não adquirir um modelo que vai sair de linha ao longo de 2019. O AutoPapo listou 7 deles: alguns já tiveram até o fim da produção confirmado. Outros vão permanecer no mercado, em novas gerações, que todavia serão bem diferentes das atuais. Confira:
1. Ford Focus
Eis uma má notícia para quem aprecia carros com bom comportamento dinâmico: referência nesse assunto, o Focus vai sair de linha em 2019. A Ford já comunicou oficialmente na Argentina, onde o modelo é fabricado, que as linhas de produção serão desativadas em maio. A gama não terá nenhum substituto direto no Brasil.
A decisão da Ford tem cunho comercial, pois os segmentos de sedãs e hatches médios têm sofrido sucessivas retrações. Desse modo, a empresa priorizará os segmentos de SUVs, que estão em alta. Por aqui, o Focus está na terceira geração. A quarta safra ficará restrita aos mercados europeu e asiático, onde já é comercializada.
2. Volkswagen SpaceFox
A rigor, nem está certo dizer que a SpaceFox vai sair de linha: ela já saiu, como foi noticiado pelo AutoPapo. Porém, o modelo segue à venda no Brasil, pois ainda existem veículos nas concessionárias. A perua, inclusive, consta normalmente no site comercial da Volkswagen. Porém, a comercialização será encerrada assim que os estoques chegarem ao fim.
Por enquanto, o Fox segue em produção. Isso porque, ao contrário de sua “irmã” perua, que era feita na Argentina, o hatch é fabricado o Brasil. Desse modo, o fim de uma das linhas de montagem não interfere no trabalho da outra. Mas o modelo nacional também não deve durar muito: a Volkswagen deverá retirá-lo de linha em 2020.
3. Fiat Grand Siena
Ainda não dá para afirmar, com toda a certeza, que o Grand Siena vai sair de linha em 2019. Mas as chances são grandes: segundo nossos parceiros do Autos Segredos, um cronograma da Fiat assegura sua produção apenas até o segundo semestre. A partir de então, sua sobrevivência dependerá dos números de vendas. Ocorre que o modelo teve um desempenho comercial bastante fraco em 2018, quando somente 17.471 foram emplacadas. Esse total faz dele apenas o 45º automóvel mais comercializado do país.
Ademais, após a chegada do Cronos, a gama do Grand Siena foi bastante reduzida. Segue em produção apenas a versão Attractive, com motorizações 1.0 ou 1.4, ambas da antiquada linha Fire. Não será surpresa se a Fiat criar versões de entrada de seu novo sedã para substituí-las.
4. Mitsubishi Lancer
O sedã médio da Mitsubishi já está fazendo hora extra no mercado. Muita gente achava que ele não sobreviveria ao ano passado. A marca japonesa, porém, não só manteve sua produção como até lhe deu uma linha 2019. Portanto, se o Lancer vai sair de linha em 2019 ou não, ainda é cedo para dizer. Mas é fato que sua situação no mercado está cada vez mais difícil: em 2018, ele teve míseras 1.633 unidades vendidas. Isso corresponde a uma média de apenas 136 veículos por mês.
A baixa aceitação se deve ao fato de o Lancer ser o mais antigo de seu segmento no país. O projeto já acumula 12 anos, uma vez que a atual geração foi lançada mundialmente em 2007. Assim como outras marcas, a Mitsubishi tem priorizado o desenvolvimento de produtos de outras categorias, como SUVs e picapes. O modelo, porém, ganhou uma atualização na China: ainda não se sabe se ela será nacionalizada.
5. Peugeot 308 e 408
Muita gente acha que o 308 e o 408 já até saíram do mercado. Mas os dois seguem à venda e constam normalmente no site da marca. Isso, contudo, não significa que eles estejam conseguindo atrair compradores: em 2018, o hatch teve apenas 434 unidades emplacadas, e o sedã, 739. É muito pouco. Se a dupla vai sair de linha em 2019 ou não, ainda não dá para afirmar. Mas, ao menos do ponto de vista comercial, não parece haver motivo para o fabricante insistir neles.
O mal que acomete o 308 e o 408 é o mesmo do Lancer: eles sofrem tanto com o encolhimento de seus segmentos quanto com a ação de concorrentes mais jovens. Ultrapassados, eles já foram substituídos há bastante tempo na Europa e na Ásia. Em vez de atualizá-los por aqui, a Peugeot preferiu investir nos SUVs 3008 e 5008. Mais uma marca que tem seguido as tendências do mercado.
6. Toyota Corolla
Não, o Toyota Corolla não vai sair de linha. Porém, a atual geração será substituída por outra inteiramente nova. Portanto, quem está interessado no sedã deve esperar um pouco para adquirí-lo. Ou então barganhar um desconto generoso antes da chegada do novo modelo, que já foi, inclusive, apresentado no exterior.
A nova geração do Toyota Corolla foi totalmente reprojetada. Porém, a maior novidade será a oferta, pela primeira vez no Brasil, de uma versão híbrida. Mais que isso, ela será capaz de consumir tanto gasolina quanto etanol. Será o primeiro veículo flex com tecnologia híbrida lançado no mundo.
7. Hyundai HB20
A situação do HB20 é semelhante à do Corolla: ele não vai sair de linha, mas será substituído por uma nova geração. No caso de modelos populares, é comum que o modelo mais antigo siga em produção, comercializado em um patamar inferior ao do sucessor. Isso vai acontecer, por exemplo, com o Onix e o Prisma. Porém, não deverá ser o caso do compacto da Hyundai, por questões industriais. Embora a estratégia comercial da empresa seja desconhecida, sua fábrica em Piracicaba (SP) já trabalha no limite, o que pode inviabilizar a manufatura de tantos produtos.
O novo HB20 vai manter a plataforma do modelo atual, mas com carroceria redesenhada. A mecânica sofrerá menos alterações: somente as versões turbo deverão ganhar injeção direta e câmbio automático.
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