terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PepsiCo deve desistir de comprar a Marilan

PepsiCo deve desistir de comprar a Marilan

Negociações teriam emperrado no processo de auditoria. Em novembro de 2011, multinacional pagou R$ 700 milhões pela Mabel

Claudia Facchini, iG São Paulo


Foto: Getty Images Ampliar
PepsiCo: multinacional é dona das marcas Quaker, Doritos, Toddy, Ruffles, entre outras

As chances de que a PepsiCo compre a fabricante brasileira de biscoitos Marilan, com sede em Marília (SP), estão cada vez mais remotas. Essa seria a segunda aquisição da multinacional americana no mercado brasileiro de biscoitos, mas as negociações não deslancharam, segundo apurou o iG.

Em novembro de 2011, a PepsiCo comprou a Mabel por cerca de R$ 700 milhões e anunciou, na época, ter planos agressivos para crescer nesse segmento no País, com pretensões de disputar a liderança.

Procurada, a PepsiCo informou que não comentaria a informação. "A PepsiCo, a segunda maior empresa de bebidas e alimentos do mundo, esclarece que está sempre avaliando o mercado, em busca de oportunidades, mas tem como política não comentar rumores, incluindo planos de aquisição de outras companhias", declarou por e-mail.

As negociações para compra da Marilan teriam emperrado no processo de “due diligence”, auditoria que é feita pelos compradores na contabilidade das empresas antes de adquirí-las, afirmaram fontes ouvidas pelo iG.

Dona da Quaker, do Toddy e da Elma Chips, a PepsiCo possui várias marcas no setor de alimentos, entre elas os salgadinhos Ruffles, Cheetos, Sensações, Fandangos, Doritos, Opa, Pingo D'Ouro, Banconzitos e Eqlibri. A empresa passou nos últimos anos a investir em produtos mais saudáveis, estratégia que levou à aquisição, por exemplo, da marca de água de coco Kero Coco no Brasil.

Quando comprou a Mabel, Olivier Weber, presidente da PepsiCo Alimentos para América do Sul, Central e Caribe, afirmou que a empresa pretendia "crescer de forma significativa no segmento de biscoitos no Brasil”.

A Marilan é quarta maior fabricante de biscoitos, segmento liderado no País pelo grupo brasileiro M. Dias Branco (dono das marcas Adria, Isabela e Zabet), e pelas multinacionais Nestlé e Kraft, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...