domingo, 29 de janeiro de 2012

Fepam recomenda que veranistas evitem o mar em Tramandaí

Fepam recomenda que veranistas evitem o mar em Tramandaí


Muitas pessoas já voltaram à água, mas a fundação aguarda informações da Transpetro


Veranistas não esperaram liberação da Fepam<br /><b>Crédito: </b> Tarsila Pereira
Veranistas não esperaram liberação da Fepam
Crédito: Tarsila Pereira
 
Apesar de o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) ter encerrado os trabalhos técnicos de emergência ambiental, no sábado, em Tramandaí, no Litoral Norte, por causa de um vazamento de óleo, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) mantém a orientação aos veranistas que evitem se molhar nas águas da região até que a Transpetro envie os resultados da análise do material recolhido. O relatório da balneabilidade das praias gaúchas, feito pela Fepam, está previsto para ser divulgado neste domingo.

Contudo, o químico do setor de emergência da fundação Luiz Fernando Guaragni explicou que nesse estudo há apenas a observação sobre microorganismos e não sobre a contaminação por óleo. Por isso, somente depois que a Transpetro passar as informações, será possível liberar a área para banho. Porém, os veranistas já voltaram à orla na manhã de domingo. Apesar do vento e da bandeira vermelha, muitas pessoas entraram na água, inclusive crianças.

De acordo com o superintendente-regional do Ibama, João Pessoa Moreira, foram feitos dois sobrevoos de Tramandaí e os técnicos não identificaram presença de óleo. “A equipe deixou a praia, mas o monitoramento do mar continua”, afirmou. Moreira informou que a Transpetro terá que enviar relatórios diários, a partir de hoje, sobre as condições da praia para o Ibama, para a Fepam e para a Marinha. A Transpetro encerrou o trabalho de limpeza da praia nesse fim de semana e informou que recolheu 1,2 metros cúbicos de óleo do local. Na manhã de quinta-feira, foi detectado um vazamento de na monoboia do Terminal de Osório, em Tramandaí. Na quinta-feira, a Pelotão Ambiental da Brigada Militar encontrou cerca de dez animais mortos na areia.

Segundo o comandante do Pelotão, tenente Reinaldo Araújo, pelo menos a morte de um deles, um siri, teve relação com o acidente. “Ele estava com óleo”, disse. A empresa responsável pelo vazamento disponibilizou o telefone 0800-78- 9001 para que as pessoas que se sentirem prejudicadas entrem em contado. De acordo com a Transpetro, em todos os casos será avaliada uma forma de ressarcimento.

A dona do Quiosque da Gorda, Leoni da Rosa, é uma das pessoas que tentará recuperar o prejuízo de ter ficado praticamente sem clientes na sexta-feira e no sábado. “O movimento foi reduzido em quase 90%”, estimou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...