quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Em Cuba, Dilma visita obra de infraestrutura que tem financiamento e apoio técnico do Brasil

Em Cuba, Dilma visita obra de infraestrutura que tem financiamento e apoio técnico do Brasil

Além de um porto com capacidade para receber 1 milhão de contêineres por ano, área terá indústrias e escritórios

 
Em Cuba, Dilma visita obra de infraestrutura que tem financiamento e apoio técnico do Brasil Adalberto Roque/AFP
Dilma (na foto, ao lado do presidente Raúl Castro) defendeu parceria “estratégica e duradoura” para acelerar o desenvolvimento cubano Foto: Adalberto Roque / AFP
 
A presidente Dilma Rousseff visitou, em Cuba, as obras do porto de Mariel, o mais importante projeto de infraestrutura em andamento no território cubano, e que conta com financiamento e apoio técnico do Brasil.

O Brasil aporta financiamento de US$ 640 milhões do custo total de US$ 900 milhões da primeira etapa de construção (2010-2014) em Mariel, que fica 50 quilômetros a oeste de Havana.

O complexo, que será 100% cubano, é levantado por construtoras nacionais sob a direção da brasileira Odebrecht. No local, operarão companhias militares da ilha.

Entre as obras em andamento em Mariel, estão um terminal que terá capacidade para receber de 800 mil a 1 milhão de contêineres  por ano, um cais de 700 metros para navios de até 15 metros de calado, estradas, ferrovias, diques, escritórios e armazéns.

O complexo também terá uma base logística de apoio à atividade petroleira da Zona Econômica de Cuba no Golfo do México, indústrias manufatureiras, áreas de serviços e uma plataforma de importação-produção-exportação da indústria leve.

A presidente Dilma defendeu uma parceria “estratégica e duradoura” para acelerar o desenvolvimento cubano.

Em entrevista coletiva após visita ao Memorial de José Martí, na Praça da Revolução, em Havana, a presidente citou os investimentos brasileiros no porto de Mariel e o financiamento da produção por meio do programa Mais Alimentos.

— Eu acredito que o grande compromisso, a grande contribuição que nós podemos dar aqui em Cuba é ajudar a desenvolver todo o processo econômico — disse Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...