Vamos crescer em velocidade de cruzeiro, diz presidente do Santander
Marcial Portela diz que a instituição deverá ter um aumento de 15% em seu lucro líquido e avanço de 15% a 17% no crédito em 2012
Foto: Olivia Alonso Ampliar
Crescimento de 15% em 2012 é "razoável", diz Marcial Portela, presidente do Santander Brasil
Depois de registrar uma queda em seu lucro em 2011, o banco Santander afirma que espera crescer a um ritmo mais acelerado e conseguir um aumento de 15% em seu lucro líquido em 2012. A intensidade dessa aceleração foi definida nesta terça-feira por Marcial Portela, presidente da instituição, como “velocidade de cruzeiro”.
“O banco não está ainda na velocidade de cruzeiro, mas estará no segundo semestre deste ano,” afirmou o executivo durante a apresentação de resultados do banco referentes ao ano passado.
Segundo ele, esse ritmo mais veloz deve ser observado no desempenho do banco em todas as áreas, o que deve culminar com um aumento de cerca de 15% no lucro líquido da instituição em 2012. Este número foi anunciado para o Brasil nesta terça pelo presidente global da instituição, Emílio Botin. Para Portela, os 15% de aumento são “um incremento razoável”.
Para a carteira de crédito, a estimativa do banco é de um avanço entre 15% a 17% nos próximos dois anos. A inadimplência, por sua vez, deve ter um aumento no início de 2012 – depois de a taxa ter atingido 4,5% no final de 2011 – e um recuo em seguida. “Podemos ver um pico no primeiro trimestre, mas depois teremos uma queda, pois estamos num patamar superior ao que estávamos em 2010,” afirmou Portela.
Segundo ele, o nível mais alto de inadimplência, principalmente para pessoas físicas, cuja taxa terminou 2011 em 6,8%, deve-se em parte à inflação. Também contribuíram as medidas macroprudenciais tomadas pelo governo brasileiro em 2010, que tornaram mais alto o custo de capital para financiamentos com prazos mais longos, segundo Portela. “Em 2012, o cenário muda, as medidas macroprudenciais já foram reduzidas,” afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário