Todos os motoristas abordados na operação Balada Segura serão submetidos ao bafômetro
Na nova etapa da operação, blitze serão realizadas de quartas-feiras a domingos
Reunidas em um bar no Bairro Cidade Baixa, autoridades do trânsito gaúcho lançaram, na noite desta terça-feira, a segunda etapa da operação Balada Segura em Porto Alegre. Nesta nova fase, todos os motoristas abordados serão submetidos ao bafômetro e, quem não aceitar passar pelo teste, será multado.
— Todos os condutores que forem parados serão convidados a fazer o teste. Quem se recusar, será autuado e terá a carteira de habilitação apreendida. Será aberto ainda um processo de suspensão do direito de dirigir — reforçou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
O lançamento oficial ocorreu na Rua da República, e contou com a presença do vice-governador Beto Grill e do prefeito José Fortunati.
— A semente que foi plantada no primeiro semestre, mostrou um novo ambiente. Existe receptividade da sociedade civil. Esse debate (sobre a violência no trânsito) está presente em todas as rodas de conversa, no bar, nas entidades.
Além do aumento no número de abordagens, será ampliado também o efetivo. A operação Balada Segura é uma parceria entre Detran, Brigada Militar e EPTC.
Confira algumas das principais mudanças e o que continua igual no cerco das autoridades gaúchas à embriaguez ao volante:
COMO ERA
1. Abordagem
2. Frequência
3. Recusa do condutor
4. Visualização
1. Apenas os motoristas com suspeita de embriaguez eram submetidos ao bafômetro. Em uma blitz acompanhada por ZH em março, por exemplo, 295 veículos foram fiscalizados, mas apenas 13 exames de álcool foram requisitados
2. A operação era realizada apenas às sextas-feiras e aos sábados
3. Desde 17 de março, uma resolução do Conselho Estadual de Trânsito determina que quem se recusa ao bafômetro responde administrativamente como se tivesse sido flagrado em embriaguez, isto é, paga multa de R$ 957, fica com a carteira recolhida por 24 horas, e o carro retido até apresentação de um condutor habilitado
4. As barreiras da Balada Segura não tinham uma identidade visual própria, assemelhando-se a uma blitz comum da Brigada Militar, por exemplo
COMO FICA
1. Todo condutor parado na blitz deverá ser submetido ao exame do bafômetro, segundo o Detran gaúcho
2. As barreiras serão montadas das quartas-feiras até os sábados
3. Não muda. A recusa em soprar o bafômetro segue sendo punida com a multa, recolhimento da carteira e retenção do veículo até apresentação de condutor em condições legais de guiá-lo
4. As blitze terão estrutura específica, como uma tenda para a aplicação do bafômetro, e sinalização própria trazendo o nome "Balada Segura"
ZERO HORA E RÁDIO GAÚCHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário