quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Impulsionado por empréstimos públicos, crédito volta a crescer em agosto

As operações de crédito voltaram a bater recorde em relação ao que o país produz

Por Wellton Máximo, Agência Brasil
 
Depois de reduzir, em julho, o ritmo de crescimento, o volume de crédito do sistema financeiro voltou a crescer em agosto. Segundo dados divulgados há pouco pelo Banco Central, as operações de crédito aumentaram 1,7% no mês passado, o que elevou o crescimento acumulado em 2011. Nos oito primeiros meses do ano, a expansão foi 10,7%. Até julho, o crescimento acumulado estava em 8,7%.

As operações de crédito voltaram a bater recorde em relação ao que o país produz. Em agosto, o volume de crédito correspondeu a 47,8% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 47,3% em julho. Em valores absolutos, o volume de crédito fechou o mês passado em R$ 1,889 trilhão.

De acordo com o Banco Central, a expansão do crédito permaneceu sustentada, principalmente, pelo crescimento das carteiras com recursos direcionados, como crédito habitacional, financiamentos rurais e empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O crédito direcionado aumentou 3,2% em agosto para pessoas físicas e 1,8% para as empresas. Já o crédito com recursos livres (não direcionados) expandiu-se em ritmo menor: 1,3% para pessoas físicas e 1,4% para pessoas jurídicas.

Os bancos públicos concentraram 42,2% do crédito do sistema financeiro. Os bancos privados nacionais responderam por 40,6%. Já as instituições estrangeiras foram responsáveis por 17,2% do crédito total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...