Fortes emoções - Queda do avião do Governador Brizola
Fotos: Carlos Contursi/ Arquivo Pessoal Hamilton Chaves
Muito se falou, recentemente, nos momentos de tensão que envolveram o Rio Grande do Sul, seu governador, Leonel Brizola, e o país 50 anos atrás, durante a chamada Campanha da Legalidade. Mas vale a pena lembrar um outro fato que também completa meio século exatamente no dia de hoje.
Às 18h40min do dia 27 de setembro de 1961, um mês e três dias após o ato de renúncia de Jânio Quadros, que desencadeou a crise nacional, o avião Caravelle PP-VJD aproximava-se da cabeceira da pista 10 do aeroporto de Brasília, levando a bordo 63 passageiros e oito tripulantes, quando bateu violentamente contra o solo e incendiou-se. Além do governador Brizola e sua comitiva, três ministros do governo Jango – que havia tomado posse contrariando a vontade de alguns militares golpistas no dia 7 do mesmo mês – estavam entre os passageiros.
Ninguém morreu, mas a suspeita de que a aeronave teria sido alvo de sabotagem imediatamente assombrou a mente de muita gente. Os ministros Gabriel Passos, das Minas e Energia, Oliveira Brito, da Educação e Cultura, e Estácio Sotomayor, da Saúde, mais Leonel Brizola e diversos gaúchos que o acompanhavam nesta primeira visita ao Distrito Federal levaram um grande susto.
Depois de uma forte pancada e um estrondo, o aparelho perdeu o trem de pouso e deslizou de barriga para fora da pista. Quando parou, já estava transformado numa imensa fogueira. Com a cabine às escuras e as poltronas soltas, alguns passageiros em pânico esmurravam e chutavam, inutilmente, as janelas. Com gritos que pediam calma, os mais controlados ajudaram os tripulantes a evacuar a aeronave pelas portas dianteiras e de emergência.
A aeromoça Terezinha Xavier, com queimaduras nas mãos, foi quem se feriu mais gravemente. Do jato, avaliado na época em US$ 2,6 milhões, não sobrou quase nada. Perderam-se também 329kg de bagagens, 128kg de carga e 18kg de malas postais.
O fotógrafo gaúcho Carlos Contursi (1920 – 1998), que acompanhava o governador, assim que saiu do inferno e colocou os pés no chão, fez as primeiras fotos. Por limitações da época, elas só foram publicadas aqui dois dias depois. Na manhã do dia seguinte, ileso e incrédulo, ele fez outras tantas.
O relatório da comissão de investigação atribuiu o acidente a “erro de julgamento de aproximação do piloto em treinamento que não foi corrigido oportunamente pelo instrutor”. A notícia repercutiu na imprensa da época.
O Correio Braziliense inclusive voltou ao assunto neste final de semana, com reportagem lembrando os 50 anos do que teria sido o primeiro drama aéreo da Capital Federal.
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