terça-feira, 27 de setembro de 2011

Nissan populariza marca com March

Anelisa Lopes, de San Diego (Califórnia) / Fonte: iCarros

Reza a lenda que todo japonês é bom de matemática. Para a Nissan, no entanto, é preciso um presidente francês e um carro mexicano para colocar as contas em ordem e alavancar o sucesso da marca no País. Com o popular March, Christian Meunier, presidente da subsidiária brasileira, espera participar com 5% do mercado nacional até 2014, com o posto de montadora japonesa que mais vende veículos no País. 


O March, que estará nas concessionárias a partir de outubro, vem equipado com motor 1.0 ou 1.6 bicombustível e câmbio manual de cinco velocidades. Os preços partem de R$ 27.790 para a versão básica e de R$ 35.890 para a 1.6. A configuração com visual esportivo, denominada SR, custa R$ 39.990. A garantia é de três anos e as revisões possuem valores fechados (aos 10 mil quilômetros sai por R$ 149 e aos 20 mil km por R$ 299).


Na configuração mais barata, o March vem equipado com ar quente, airbag duplo, computador de bordo, preparação para som e regulagem de altura do banco do motorista. Ainda com motor 1.0, o modelo pode receber opcionalmente ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos. Freios ABS só deverão ser oferecidos como opcional a partir do ano que vem. 

Na mira do Volkswagen Gol e do Fiat Mille, o March será o primeiro popular de uma montadora japonesa vendido no Brasil. A expectativa é que sejam comercializadas entre 4.000 e 5.000 unidades por mês do modelo, que deverá ser a principal base para a expansão da marca no mercado. 


Mecânica 1.0 vem da Renault

O motor 1.0 do March vem da parceria da japonesa com a Renault. São 74 cv de potência e 10 mkgf de torque com os dois combustíveis. O bloco, entretanto, sofreu algumas adaptações para equipar o compacto mexicano. O torque, por exemplo, ficou mais forte em baixas rotações para melhorar o desempenho nas saídas e retomadas de velocidade. 


A primeira impressão, durante o teste drive, foi a sintonia entre motor e câmbio. O 1.0 não mostrou dificuldade para arrancar nem para retomar velocidade após reduções em trecho rodoviário. O engate das marchas é macio; as duas primeiras marchas têm relações mais curtas.  


Segundo a Nissan, de acordo com medições do Instituto Mauá, o consumo urbano do 1.0 é de 10,5 km/l com álcool e 15,1 km/l com gasolina. Na estrada, os números são 13,7 km/l e 21,2 km/l, respectivamente. O motor 1.6 desenvolve 111 cv e 15,1 mkgf com álcool e gasolina, mas não estava disponível para avaliação. 


Interior é funcional e exagera no plástico

Não há como negar que a cabine do March o classifica no segmento popular. Muito plástico e um painel bem simples desapontam quem conhece o nível de acabamento da Nissan. O interior é mais funcional que agradável aos olhos e ao toque: os botões estão bem localizados e há dois porta-copos abaixo do console central. 


O March mede 3,78 metros de comprimento por 1,66 metro de largura. A distância entre-eixos é de 2,45 metros, o que garante um espaço para quatro ocupantes. O porta-malas carrega 265 litros de bagagem.

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