Lula recebe honoris causa da Sciences Po
SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira o título de doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris, o Instituto Sciences Po.
Lula recebeu o diploma de Jean-Claude Casanova, representante do Instituto da França e presidente da Fundação Nacional das Ciências Políticas. Casanova citou o crescimento da classe média e a redução da desigualdade social durante o governo do petista.
Compareceram à cerimônia os ex-ministros do governo Lula José Dirceu e Márcio Thomaz Bastos, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), os diretores do Instituto Lula Luiz Dulci e Clara Ant, o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e o ex-primeiro ministro de Portugal, José Sócrates.
O ex-presidente ressaltou a criação de 14 universidades federais durante o seu governo. “Embora eu tenha sido o único governante do Brasil que não tinha diploma universitário, já sou o presidente que mais fez universidades na história do Brasil, e isso possivelmente porque eu quisesse que parte dos filhos dos brasileiros tivesse a oportunidade que eu não tive”, disse Lula em seu discurso.
Este é o sétimo título de doutor honoris causa recebido por Lula. O ex-presidente foi a 16ª personalidade e a primeira latino-americana que recebeu o título pelo instituto. A Sciences Po tem entre seus ex-alunos os ex-presidentes da França Jacques Chirac e François Mitterrand.
(Valor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário