quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Terremoto de magnitude 5,5 atinge região central do Chile

Após 14 minutos, o sismo foi seguido por outro tremor, este de 4,1 de magnitude e com epicentro a poucos quilômetros do primeiro

SANTIAGO DO CHILE - Um sismo de 5,5 graus na escala Richter foi sentido nesta quarta-feira, 14, com uma elevada intensidade na região central do Chile, incluindo a capital Santiago, informaram fontes oficiais chilenas. Ainda não há informação sobre vítimas ou danos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos atribuiu ao sismo uma magnitude de 5,9 graus na escala Richter.
Segundo o Serviço Sismológico da Universidade do Chile, o tremor aconteceu às 4h03 locais, a 51 quilômetros de profundidade sob o mar e 48 quilômetros ao norte do litoral de Valparaíso, situada por sua vez a 125 quilômetros da capital.

Após 14 minutos, o sismo foi seguido por outro tremor, este de 4,1 graus e com epicentro a poucos quilômetros do primeiro.

O movimento telúrico desta quarta-feira foi sentido com força nas regiões de Coquimbo, Valparaíso e Santiago, e com menos intensidade nas de O'Higgins e Maule, assinalou o Escritório Nacional de Emergência do governo chileno.

O sismo alcançou uma intensidade de 6 graus na escala de Mercalli, que vai de 1 a 12, nas cidades de Valparaíso e Viña del Mar, e de 4 graus nas localidades de Quillota e San Felipe, situadas nessa mesma região.

Também foi sentido com intensidade de 6 graus nas cidades de La Serena e Coquimbo, situadas em frente à mesma baía, cerca de 470 quilômetros ao norte de Santiago, enquanto na capital chegou a 4 graus Mercalli.
A onda telúrica se expandiu em direção ao sul, até as regiões de O'Higgins, cerca de 100 quilômetros de Santiago, com uma intensidade de 3 graus, e Maule, cerca de 200 quilômetros da capital, com 2 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...