A maioria das obras para a Copa do Mundo de 2014 ainda não começou. Segundo balanço apresentado ontem pelo governo federal, de um total de 51 projetos, 42 ainda não estão sendo executados. Em apenas oito dos 13 aeroportos localizados em cidades-sede as obras estão em andamento. Somente em cinco cidades-sede, entre as quais Porto Alegre, já começaram obras de mobilidade urbana, essenciais para o sucesso do evento e também para atender à população.
Em todos os estádios escolhidos para os jogos as obras já começaram, mas só nove ficarão prontos para a Copa das Confederações em 2013. E das sete obras de infraestrutura turística programadas em portos nenhuma se iniciou até o momento. Ontem cinco ministros envolvidos nas obras ou ações relacionadas à Copa apresentaram um balanço do que já foi realizado e das ações futuras, marcando os mil dias que faltam para o evento.
Esses atrasos têm deixado o governo em "estado de alerta", disse o ministro do Esporte, Orlando Silva. "Mobilidade é um assunto de relevância pelos legados que serão deixados. É um assunto que nos deixa em estado de alerta, no qual é muito importante o papel das cidades", afirmou.
Porto Alegre é a cidade que apresenta o maior número de projetos na área de transportes. Dos dez, estão em andamento apenas as obras da avenida Severo Dullius. A nova via vai agilizar o trânsito na zona Norte, sendo também um anel viário para acesso ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. O trecho inicial, com extensão prevista de 1,1 km, refere-se à duplicação e à extensão da rua Dona Alzira, que ligará a avenida Sertório à futura extensão da Severo Dullius. Também será construída mais uma pista até a rua Sergio Jungblut Dieterich. Essa primeira etapa está sendo realizada em parceria com o Walmart como contrapartida a empreendimentos realizada pela empresa na Capital. A previsão de finalização é maio de 2012.
A segunda etapa, com extensão de 2,1 km, será construída com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF), dentro da Matriz de Responsabilidades. Com financiamento de R$ 24,6 milhões com mais R$ 2,4 milhões para desapropriações (recursos da prefeitura). O trecho que contempla a ampliação da Severo Dullius será feito da avenida Dique até a rua Dona Alzira, abrindo acesso às avenidas Sertório, Assis Brasil e Baltazar de Oliveira Garcia e deve ficar pronto em 2013.
São Paulo, apesar de ter a maior previsão de orçamento para a área de mobilidade urbana (R$ 2,86 bilhões), ainda não iniciou suas obras. Segundo o documento, a única obra prevista é a Linha 17 do monotrilho. A obra já está contratada e a licença de instalação deverá ser obtida em outubro de 2011, para que seja iniciada em janeiro de 2012 e concluída em maio de 2014. Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal e Salvador também não iniciaram suas obras. Em Recife, Cuiabá, Belo Horizonte e Rio de Janeiro os projetos estão em execução. Ao todo, serão investidos R$ 12,1 bilhões nas cidades-sede.
Em todos os estádios escolhidos para os jogos as obras já começaram, mas só nove ficarão prontos para a Copa das Confederações em 2013. E das sete obras de infraestrutura turística programadas em portos nenhuma se iniciou até o momento. Ontem cinco ministros envolvidos nas obras ou ações relacionadas à Copa apresentaram um balanço do que já foi realizado e das ações futuras, marcando os mil dias que faltam para o evento.
Esses atrasos têm deixado o governo em "estado de alerta", disse o ministro do Esporte, Orlando Silva. "Mobilidade é um assunto de relevância pelos legados que serão deixados. É um assunto que nos deixa em estado de alerta, no qual é muito importante o papel das cidades", afirmou.
Porto Alegre é a cidade que apresenta o maior número de projetos na área de transportes. Dos dez, estão em andamento apenas as obras da avenida Severo Dullius. A nova via vai agilizar o trânsito na zona Norte, sendo também um anel viário para acesso ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. O trecho inicial, com extensão prevista de 1,1 km, refere-se à duplicação e à extensão da rua Dona Alzira, que ligará a avenida Sertório à futura extensão da Severo Dullius. Também será construída mais uma pista até a rua Sergio Jungblut Dieterich. Essa primeira etapa está sendo realizada em parceria com o Walmart como contrapartida a empreendimentos realizada pela empresa na Capital. A previsão de finalização é maio de 2012.
A segunda etapa, com extensão de 2,1 km, será construída com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF), dentro da Matriz de Responsabilidades. Com financiamento de R$ 24,6 milhões com mais R$ 2,4 milhões para desapropriações (recursos da prefeitura). O trecho que contempla a ampliação da Severo Dullius será feito da avenida Dique até a rua Dona Alzira, abrindo acesso às avenidas Sertório, Assis Brasil e Baltazar de Oliveira Garcia e deve ficar pronto em 2013.
São Paulo, apesar de ter a maior previsão de orçamento para a área de mobilidade urbana (R$ 2,86 bilhões), ainda não iniciou suas obras. Segundo o documento, a única obra prevista é a Linha 17 do monotrilho. A obra já está contratada e a licença de instalação deverá ser obtida em outubro de 2011, para que seja iniciada em janeiro de 2012 e concluída em maio de 2014. Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal e Salvador também não iniciaram suas obras. Em Recife, Cuiabá, Belo Horizonte e Rio de Janeiro os projetos estão em execução. Ao todo, serão investidos R$ 12,1 bilhões nas cidades-sede.
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