sábado, 21 de julho de 2012

Quem sai ganhando com a decisão da Anatel?

Quem sai ganhando com a decisão da Anatel?

A medida já havia sido adotada contra a Telefônica no passado, mas esta é a primeira vez que a agência suspende as vendas de três operadoras de uma só vez

 
Dia histórico para nós consumidores. A Anatel tomou a decisão de suspender, a partir de segunda-feira (23 de julho), as vendas de de novas linhas de três das maiores operadoras de telefonia móvel do país: TIM, Oi e Claro (que, somadas, detêm 70% do mercado). A Anatel tomou a decisão após avaliar dados das três empresas pelos últimos meses e um dos mais recorrentes problemas é que as chamadas são interrompidas no meio da ligação. Logicamente, a medida da Anatel fez as ações das empresas despencarem na bolsa.
A medida já havia sido adotada contra a Telefônica no passado, mas esta é a primeira vez que a agência suspende as vendas de três operadoras de uma só vez. A nossa torcida é que essa medida da Anatel sirva não somente para que as operadoras suem a camisa em entregar um serviço à altura do que pagamos, mas também que seja um momento de reflexão. Todos nós (sem exceção) iremos passar por algum tipo de aborrecimento na condição de consumidor no dia de hoje, seja no banco, na cafeteria, na padaria, no aeroporto, no cartório, na lavanderia, etc. Legalmente falando, o consumidor pode ter inúmeros direitos e munições para se proteger. No entanto, no frigir dos ovos do dia-a-dia, o consumidor sempre pendia para o lado mais fraco da corda. Mas hoje nós vencemos. O momento é histórico, é de celebração.

O editor da aclamada revista americana Wired, Chris Anderson, criador do brilhante conceito da cauda longa, escreveu anos atrás o livro intitulado "Free", que trata da evolução nos modelos de negócios e geração de receita na era digital, e fala que em um futuro próximo tudo tende a um custo zero para o consumidor. E é bem isso que estamos observando acontecer. Em inúmeros locais que estamos hoje em dia já encontramos sinal de internet wi-fi, ou seja, precisamos cada vez menos dos caríssimos e lentos pacotes de dados das operadoras para navegar. Hoje eu tenho, por exemplo, aplicativos no meu iPhone com o Viber, o Skype ou o Whatssup, todos eles permitem que eu fale com meus amigos simplesmente de graça, tudo por meio da internet. As operadoras que não bobas, e eu já perceberam que tudo realmente tende a custo zero para o consumidor, já estão investindo em telefonia fixa e até canais de TV por assinatura. Quer conhecer mais esse conceito do custo zero? Logicamente, o livro "Free" do lúcido Chris Anderson está disponível gratuitamente na web. Baixe e leia!

 

A Vivo, que não teve suas vendas suspensas, deve não somente celebrar a decisão, mas também poderia aproveitar para fazer um chamado anúncio de oportunidade. Eu sugiro aqui a chamada da campanha: "Ei consumidor, venha pra Vivo! Ou você prefere ir para as outras que a Anatel suspendeu vendas pela má qualidade de serviço." Fica a dica para os gerentes de marketing da Vivo que, certamente, não deixarão passar desapercebido essa decisão histórica da Anatel.

A promessa é que na Copa das Confederações no ano que vem já tenhamos a internet 4G disponível nas cidades que receberão jogos. Ora, eles precisam primeiro fazer a lição de casa, fazer funcionar muito bem o 3G para depois pensar em avanços tecnológicos. Que essa pertinente e merecida decisão da Anatel sirva de alerta para empresas de outros segmentos como bancos, TVs por assinatura, planos de saúde, etc. pensem duas vezes antes de não entregarem o que prometem.

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