Companhia aérea Spanair anuncia fim das operações
Segunda maior empresa aérea espanhola anuncia que não voa mais a partir deste sábadoPor Marcos Todeschini
Spanair: fim de operação a partir de amanhã
A empresa aérea Spanair, membro da Star Alliance, acaba de anunciar que deixará de operar todos os seus voos a partir das 2 horas da manhã deste sábado.
Com um faturamento de 600 milhões de euros e 22% da cota de mercado, a companhia é a segunda maior empresa aérea da Espanha (a primeira é a Iberia).
A Spanair ocupava um nicho de mercado especialmente prejudicado com a crise: as rotas com demanda menor. A empresa, que no ano passado registrou um prejuízo de 115,5 milhões de euros, não conseguiu fazer frente à subida de preços dos combustíveis, à falta de liquidez, e à queda da demanda. Com em 45 aeronaves, ela empregava mais de 4000 pessoas, direta e indiretamente.
Apesar de estar com uma vida financeira pouco saudável, o anúncio pegou a todos de surpresa. Mais de 20.000 passageiros têm passagens compradas para viajar este fim de semana. A Aena (Aeropuertos Españoles y Navegación Aérea), estatal que controla a maioria dos aeroportos espanhóis, anunciou que os aeroportos estão preparados para encaminhar e esclarecer dúvidas dos direitos dos passageiros afetados que chegarem ao aeroporto em busca de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário