sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Agricultores apostam em práticas sustentáveis em lavouras de fumo

Agricultores apostam em práticas sustentáveis em lavouras de fumo

O resultado é a melhora na qualidade de vida da família e uma maior rentabilidade

 
Agricultores apostam em práticas sustentáveis em lavouras de fumo Mauro Vieira/Agencia RBS
João Carlos Medeiros com o biodiesel Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS
 
Na busca de equilíbrio entre a diminuição dos custos de produção e a consciência ecológica, os produtores de fumo gaúchos aprendem a diversificar a propriedade e reaproveitar recursos.

Ações simples, como a utilização de esterco para adubo e a preservação da mata ciliar em áreas próximas a córregos, nascentes e rios, ou mais elaboradas, como a produção de biodiesel a partir de semente de girassol, moldam um cenário que aos poucos se torna mais comum na zona rural.

O agricultor não só tira da terra o que precisa como aprende a usar o que sobra, sem desperdício.

O resultado dessa equação é a melhora na qualidade de vida da família e uma rentabilidade que cresce, a partir do melhor aproveitamento dos recursos.

Administrados pela família Medeiros desde 1982, os 29 hectares de terra no interior de Rio Pardo produzem tabaco, leite, ovinos, hortaliças, legumes e girassol — que serve tanto para a fabricação de biodiesel quanto para a alimentação dos animais.

Com o apoio da força de trabalho da mulher, Mercedes Medeiros, 69 anos, e das duas filhas mais novas, Angelita Medeiros, 35 anos, e Albertina Medeiros, 36 anos, João Carlos Medeiros, 63 anos, começa cedo a rotina na chácara.

Pouco depois das 6h, todos já estão na lida. Enquanto Angelita trata os animais, Mercedes e Albertina já estão ajudando o agricultor a cuidar das lavouras de fumo e girassol. Tudo sem esquecer do almoço, dos afazeres domésticos e das hortas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...